domingo, 17 de julho de 2011

Solidão e Nação

Pin It
Trigésia-sétima coluna para o portal anticapitalista Diário Liberdade, "Defenderei a casa do meu pai".


País Basco: Solidão e Nação

------

Alguns de meus leitores devem saber que no começo de junho fui fazer uma visita ao País Basco. Fui coletar material para começar a escrever minha dissertação de mestrado, que trata também de nacionalismo basco e especialmente de questões identitárias. Fui esperando comprovar algumas teorias e aprender, e não imaginei que aprenderia tanto.

Por esta razão a coluna ficou suspensa por tanto tempo. Hoje a retomo, pretendendo torná-la quinzenal.

De início, me deparei com a cidade mais bela que já tinha visto, Bilbao. Primeira impressão talvez contaminada pela minha paixão pela cidade, algo que nunca consegui explicar, um sentimento que me persegue desde o fim da infância.

Caminhar por todo o centro, por Deusto, por toda a Ría que corta a cidade. Tomar uma Estrella Galicia ao lado do Guggenheim com a maravilhosa vista da Universidade de Deusto e caminhar pelas pequenas ruas do Casco Viejo, parando em cada bar para comer um pintxo e saborear um txacoli.
Um povo simpático, sempre tentando ajudar um turista perdido e perdendo alguns minutos para conversar sobre sua terra, sempre com um prazer imenso na voz e a clara satisfação de apresentar uma cidade que adoram.

Fui a Donostia, uma bela cidade, Bermeo, acolhedora e Gernika, uma emoção indescritível: Uma pequena cidade marcada pela guerra que se reergueu e hoje serve de lição para o mundo.
Fui ao País Basco e aprendi muito.

Conheci pessoalmente o professor Pedro Oiarzabal que, espero, venha a ser meu orientador de doutorado futuramente. Trocamos muitas idéias, conversamos sobre projetos...

Devo agradecer - e muito - ao meu amigo Paul Rios, da organização Lokarri, com quem passei um dia inteiro, com quem fiz uma proveitosa viagem a Donostia de carro e com quem pude (e a convite dele) participar de um ato político do Bildu, o partido nacionalista basco por qual eu nutro imensa simpatia.

-------
Artigo COMPLETO no Diário Liberdade.

"Nire aitaren etxea
defendituko dut"
...
"Defenderei
a casa de meu pai"

---
------