sábado, 10 de dezembro de 2011

Dilma, o protesto da estudante contra Belo Monte e a perseguição aos que protestam

Pin It
Minha homenagem a estudante Ana Gabriela Person Ramos, que não apenas venceu o prêmio Jovem Cientista, como também deu uma lição de como se fazer um protesto e constranger a presidente cujo desejo é o de passar um trator pela Amazônia, levando matas, rios e, claro, gente.
A paulista Ana Gabriela, de 19 anos, foi uma das premiadas do evento - ficou em primeiro lugar na categoria estudante do ensino médio com a pesquisa "Embalagens ecológicas para mudas". Ao subir ao palco para receber o prêmio das mãos da presidente, apareceu com a frase "Xingu vive" escrita no braço e trocou palavras com Dilma.
"Falei com ela sobre Belo Monte rapidinho, ela não demonstrou interesse, não deu muita importância", disse Ana Gabriela. "Pedi que ela desistisse da usina e salvasse o Xingu. Não queria perder a oportunidade de estar na frente de tantas autoridades políticas e não demonstrar o meu interesse pela vida no Xingu."
Segundo a estudante, a presidente deu uma resposta monossilábica ("Tá") e continuou sorrindo à frente das câmeras. Ana Gabriela disse que não é ligada a organizações não-governamentais , mas afirmou que costuma participar de protestos contra Belo Monte.
O que mais impressiona, porém, não é nem o protesto, mas a cara de pau da mandatária que conseguiu manter um sorriso absolutamente falso para ficar bem na foto e não apssar - mais - vergonha.

Só tempo pelo futuro dessa garota. Ela talvez tenha a sorte de não ser importante (para o nível federal) e esta foto será logo esquecida, mas sabemos uqe Dilma pode ser vingativa, e sabe ser especialmente cruel e metódica quanto a Belo Monte.

Vamos recapitular:



Primeiro ela demitiu Abelardo Bayma da presidência do IBAMA pois este se recusou a acelerar permissões para a constução de Belo Monte (reza a lenda que ele "se demitiu", mas todos sabemos quais pressões ele deve ter sofrido), depois demitiu o principal líder indígena atual de seu cargo na FUNAI, o cacique Megaron Txucarramãe e, agora, a Advocacia Geral da União (AGU) continua sua inquisição, desta vez contra o Procurador Felício Pontes Jr, voz mais ativa na justiça contra Belo Monte e pedra no sapato do governo.
---
Felizmente o Procurador rebateu as críticas com maestria e permanece desafiador:
- O Ministério Público é parcial mesmo, é parte do processo. Cabe pela Constituição aos procuradores a defesa dos direitos dos povos indígenas. Se estou na aldeia, vendo a consequência de Belo Monte sobre uma etnia com mais de 700 índios, não poderia deixar de alertá-los de que as compensações oferecidas pelo governo e pelo Consórcio Norte Energia (construtor da usina) são insuficientes para manter a qualidade de vida dessa pessoas - rebateu o procurador, em entrevista ao GLOBO.
Ele acrescentou ainda:
- Não vou recuar um milímetro dessa função.
E ele acrescenta dado preocupante:
O procurador disse que com essa ação já são cinco processos do governo tendo como alvo os procuradores militantes contrários às obras. Ele disse que está pronto para responder e que esse tipo de processo é demorado, não se encerrando em menos de um ano.
O que vemos é o govenro fazendo o jogo sujo das empreiteiras de Belo Monte, que já tnetarma afastar Felício de suas funções. É o governo agindo para beneficiar empresas privadas que financiam as campanhas do PT e aliados e prejudicando os brasileiros.
---
Este é o modus operandi do govenro Dilma, se você não tem a lei ao seu lado - e a condenação na CIDH da OEA é prova disso), destrua seus inimigos, ataque-os até derrubá-los ou, se tiver o poder, demita-o.

Nem quero ver como seria um recrudescimento desta tática... Se bem que, no Mato Grosso do Sul, os Guarani Kaiowá estão simplesmente sendo mortos, em um genocídio conhecido, mas ignorado. É algo pra se pensar.
Por fim, vejam o vídeo com uma entrevista com o Procurador Felício Pontes Jr sobre Belo Monte:




E circula uma petição contra a arbitrariedade da AGU, em defesa do Procurador Felício Pontes.

Recomendo a assinatura e a divulgação ampla.
------