quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bikes e ciclofaixas, uma vitória?

Pin It
Não tenho a intenção de ser um estraga-prazeres, mas me pergunto se a ciclofaixa da Av. Paulista é mesmo uma vitória.

Os ativistas que acreditam na bike como uma alternativa de transporte - por mais que eu pessoalmente não tenha a menor intenção de usar bike para nada, nem se fosse algo comum e corriqueiro - tem um ponto válido e merecem ser oubidos. Acredito que a bike é sim uma opção que muitos podem aderir e que oturos já aderiram, ainda que eu não acredite que seja uma "solução" e sim apenas mais uma modalidade de transporte.

Enfim, eu não consigo entender como estes ativistas possam considerar a ciclofaixa na Paulsita como vitória mais do que como um pequeno avanço ainda muito distante dos objetivos justos. A lógica da ciclofaixa, que funciona apenas aos domingos de 7 da manhã até as 16h é a de que bike só serve para recreação. A ciclofaixa funciona apenas num dia não-util e no mais não-util de todos, o domingo e em um horário ingrato, de manhã cedo num domingo até a metade da tarde.

Sua função é puramente recreativa. Não há intenção de msotrar a bike como meio de transporte, mas apenas como meio de se divertir aos fins-de-semana. De certa forma acaba jogando até mesmo contra os ativistas ao passar esta ideia de lúdico e não de útil (não que o lúdico não possa ser útil).

Posso estar enganado, mas é esta a ideia que me passa.

E, não sejamos tolos de achar que a ciclofaixa foi uma vitória de qualquer grupo além do grupinho que tenta garantir a eleição de Serra. Kassab, sua cria - e convidado de honra do PT que depois resolveu trair o partido - não teve a mirabolante ideia de uma ciclofaixa às vésperas da eleição de graça.

Os ativistas pelo uso de bikes como meio de transporte podem não formar um grupo gigantesco, mas é um grupo político como qualquer outro e "merece" ser contentado em troca de alguns votos. É relevante e tem o direito de ser ouvido.

Questão é, foram contentados? Se contentam com tão pouco?
------