domingo, 9 de junho de 2013

Amanhã será maior! Uma breve análise dos protestos contra o aumento das tarifas em São Paulo

Pin It
 

Depois de duas grandes manifestações contra o aumento das tarifas (de ônibus, metrô e trem) podemos tirar algumas lições.

Em primeiro lugar, a manifestação cresceu, mesmo ou até por causa, da repressão policial. O apoio popular também cresceu. Era visível o apoio de pessoas que passavam pela marcha, nos ônibus, carros e motos. Em segundo lugar, os protestos serviram para desmascarar de vez o PT e comprovar sem sombra de dúvidas que são a mesma coisa, o mesmo lixo que o PSDB.

Em terceiro lugar, uma linha foi traçada. De um lado quem se manifesta por um transporte de qualidade e acessível à TODA a população e de outro fanáticos à serviço do PT que em 2011 criticavam o Kassab pela repressão (da PM) e agora criticam os manifestantes, como se fôssemos vândalos, porque quem mandou descer o cacete foi o querido Haddad.

Que cada um escolha seu lado e aguente as consequências. Nós, nas ruas, enfrentamos e enfrentaremos as balas, o gás e a violência da PM, e enfrentaremos os governos do PT e do PSDB com afinco. Não nos interessa o bandido do momento no poder, nos interessa os nossos direitos, os direitos do povo.
Depois de termos ocupado a 23 de maio, a 9 de julho e a Paulista, ocupamos a Faria Lima, a Rebouças e a Marginal Pinheiros. E iremos ocupar novamente a Paulista na terça, dia 11 de junho. Não importa quanta polícia Haddad e Alckmin mandem para nos reprimir, iremos avançar.

É interessante, lembrando do último protesto, a canalhice da PM que nos emboscou, nos arrebanhou até a Marginal para, por trás e sem aviso, começar a nos atacar.

Eu estava no fim da marcha, vi de perto o gás sendo lançado e o olhar incrédulo de quem estava à minha volta com a injustificada violência da PM. Éramos milhares marchando e cantando. Só. E fomos atacados com violência extrema, novamente.
 
Tive a sorte de me refugiar em um motel, onde funcionários gritavam e  nos chamavam para nos esconder. Nem quero imaginar o que aconteceria se não tivéssemos conseguido escapar. Éramos alvos fáceis para o gás e para os cacetetes do Choque.

Só muito tempo depois e muitos quilômetros andando é que os que se refugiaram no motel e nas ruas que desenbocavam na Marginal conseguiram se re-encontrar com o que restou da marcha, no Largo da Batata, nosso ponto inicial.

Por todos os lados o imenso esquema policial. Carros, motos, Choque, Bope, todos prontos para nos trucidar caso Haddad ou Alckmin quisessem - e caso fosse possível esconder do mundo.

Fomos arrebanhados para uma armadilha. Me recordo de ler em um jornalão qualquer que "surpreendemos" a polícia indo até a Marginal, oras, realmente deve ter sido incrível ver um grupo de milhares caminhando em direção a esta avenida e pensar que poderiam seguir para outro lugar!

Mais interessante ainda é tal afirmação quando até a PM já tinha parado o trânsito da Marginal esperando nossa chegada. E nós descemos por um acesso à marginal que funciona como uma subida para carros, logo, na contramão. Não havia nenhum carro subindo, mesmo na marginal nenhum carro à nossa frente.

Será que foi REALMENTE uma surpresa a nossa escolha de caminho? Não.

A polícia esperou que andássemos um pouco e, afastados dos carros atrás, fomos emboscados e alvejados.

A isto a petistada chama de democracia. Somos baderneiros que paramos o trânsito, playboys e filhinhos de papai que atrapalham o tráfego, tucanos brancos querendo derrubar Haddad que, coitado, aumentou pouco a passagem.

Deveríamos agradecer ao querido prefeito! E também à Dilma pela bênção da "pequena" redução.

Ou poderíamos fazer melhor:

Vamos continuar a atrapalhar o trânsito, vamos continuar a tomar as ruas, vamos continuar a lutar por nossos direitos e não importa o que covers de Reinaldo Azevedo digam ou pensem (sic), não importa quanto tentem falsear a história e transformar nossos protestos em uma luta contra o PT e não uma luta da cidadania contra a barbárie e o desrespeito.

O PT está no poder e aumenta as passagens? Somos contra. O PSDB está no poder e aumenta as passagens? Também somos contra.

Amanhã será maior. Durmam com isso, petistas e tucanos.
----
Fotos do protesto do dia 6 de junho - Flickr
Fotos do protesto do dia 7 de junho - Flickr
Vídeos do protesto do dia 6 - O Começo / 23 de maio invadida / Repressão e violência policial
Vídeo do protesto do dia 7 - Resumo
------