quarta-feira, 16 de junho de 2010

O controle da internet é a arma dos poderosos

Pin It
O medo que os governos tem da internet chega a ser cômico... Mas na verdade é assustador! Que a rede tem poder, todos sabemos, o que falta descobrir é seu alcance.

E, também sabemos, os governos fazem o possível para controlar ou, ao menos, amenizar seus efeitos e seu alcance. Foi assim como o Irã, na revolta depois da fraude das eleições de 12 de junho de 2009, foi assim no Xinjiang durante os conflitos étnicos entre Chineses e a minoria Uigur no mesmo ano... Países democráticos ou não estão sempre em busca de ferramentas de controle, seja através da obrigatoriedade de cadastros diversos de websites, passando pelo controle rígido de cyber-cafés ou pela tentativa de aprovação de leis restringindo o acesso livre, a liberdade de expressão e feroz controle dos dados em rede como na Lei Azeredo, felizmente barrada pela maciça manifestação de repúdio dos brasileiros.

A pior de todas as ameaças, sem dúvida, é a ACTA, que vai além até do mero controle da rede, tratando também de assuntos relacionados, de propriedade intelectual e etc, um verdadeiro AI5Digital em escala global.

Agora, me chega a notícia de que os EUA, o Império, está aprontando mais uma das suas, mais uma ação inconsequente: Os americanos querem ter o poder de desligar a internet. Segundo a notícia, a ação se restringiria ao país, o que não torna menos perigosa a iniciativa, mas conhecendo o histórico democrático do país, não surpreenderia se expandissem este "direito" à todo o planeta.

As situações em que este "desligamento" seria possível são os básicos, ameaças terroristas, segurança nacional e outras baboseiras típicos do vocabulário terrorista local.

Por mais que o Irã e a China tenham reduzido drasticamente a velocidade de conexão dos usuários locais para tentar evitar que qualquer tipo de informação saísse, ou tenham bloqueado - e assim os mantenham - diversos sites e redes sociais e também por mais que estes e outros usem diversas ferramentas de controle, censura e espionagem, nunca ninguém chegou ao ponto de pregar o desligamento da internet em si, o apagão completo e o fim da troca de dados contra algum perigo potencial.

Estamos diante de uma grave agressão não só contra a liberdade de expressão, mas contra a própria humanidade que tem hoje na internet um direito básico (vide Finlândia), como uma extensão de nós mesmos.

O desligamento da internet é o mesmo que a negação de direitos humanos básicos, é a punição coletiva pela paranóia estatal e pela paranóia da segurança contra inimigos invisíveis e eternamente potenciais. Não surpreende, porém, que a iniciativa tenha vindo exatamente do país que representa o maior perigo à humanidade e que, exatamente por isto, se torna o principal alvo - ainda que, acredito, 99% das vezes apenas acredite ser um alvo ou estar a perigo, pura invenção de um serviço secreto paranóico e de uma população com síndrome de Deus na barriga.

A questão, aliás, também respinga no que, para os EUA, é um direito sagrado, o das empresas fazerem o que bem entendem - especialmente no terceiro mundo. Empresas de internet como Google, Yahoo, Microsoft e afins estariam sujeitas ao controle do Estado e seus negócios iriam ser enquadrados pelo governo sempre que este sentisse a necessidade de declarar que alguma emergência estivesse acontecendo, por mais fantasiosa que esta fosse - e normalmente é.

Este projeto ainda traria o fantasma do monitoramento perpétuo. Que os EUA possuem as ferramentas para nos monitorar não é novidade, mas estamos falando de um outro nível de monitoramento, totalmente legal, totalmente invasivo e simplesmente capaz de tudo, com poderes irrestritos para garantir a "segurança" do Império. Não resta dúvida de que, falando de internet, o monitoramento não se restringiria às fronteiras de um país, algo não só impossível como ridículo de se pensar quando falamos da web.

Um Big Brother global que, à diferença do que existe, teria poderes jamais vistos, e tudo dentro da mais estrita lei. A deles, dos EUA, mas ainda assim a lei. E o Império costuma ser muito zeloso destas, ao menos quando se trata de enfrentar um inimigo externo, basicamente tudo que se mova e olhe torto.

Vamos acompanhar e protestar. Pressionar no que der e impedir que nossa liberdade seja novamente posta em risco. O controle da internet é a arma dos poderosos, é a demonstração do desespero de quem está acostumado a mandar e ser obedecido, a dizer algo e ter a confiança e não ser questionado e com a internet tudo isto se perde, tudo isto vira fumaça e o controle se torna algo frágil quando enfrenta o conhecimento, a contra-prova, a mídia cidadã e a revolta.
------
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Régis André disse...

A internet sem dúvida tem potencial de mexer nas estruturas sociais de hoje.

E pelo que tenho visto nos programas americanos recentemente, o cyber-terrorismo é a bola da vez, graças a ataques de hackers chineses, e alguns domésticos, perceberam que há uma ameaça possível.

Obviamente, para os EUA, basta um inimigo vago para que comece a paranóia, com o que se ganha muito dinheiro e poder de controle social.

Fabricio disse...

Aproveitei as vindas seguidas pra discutir o outro post e acabei lendo os novos, hehe. E aqui, concordamos quase totalmente.

Assunto que me faz pensar, aliás, na importância da expansão da Banda Larga e do acesso à internet no Brasil e em outros países ditos "em desenvolvimento". Não sei se vai longe o programa que Lula e Dilma pré-anunciaram, mas que uma proposta no sentido da popularização da internet de alta velocidade é um modo democrático de lidar com a velha imprensa, isso é!

Não se deve fechar emissoras ou jornais: criar concorrentes é o melhor caminho. E quer lugar melhor para criar concorrência do que a internet? Não é à toa que alguns países da Europa começaram a declarar o acesso de alta velocidade um direito básico do cidadão, tal como acesso à energia por exemplo.

robb disse...

Bom, isto que eles fazem para consumo externo - ou seja, o que é noticiado não deve ser nada perto do que eles JÁ fazem por baixo dos panos.

Ou alguém duvida de que em cada chip de processador não tenha um código único que identifique e quiçá transmita secretamente informações completas para alguma agência de malucos paranóicos lá na terra do tio sam?

Dizendo o que escrevemos, com quem nos relacionamos, sites que acessamos, etc e a partir daí forme nosso perfil de interesses, orientação sexual, ideologia, etc.

Dizem até que os programas da microsoft - word, excel, etc - têm mecanismos de espionagem que podem remeter tudo que é criado nesses programas para certos locais.

Eu não duvido nada que se tiver algum doido desocupado pensando em teorias de conspiração e ataques contra o tio sam e vc por acaso for pego em qualquer varredura por palavras, ele com um simples comando deve ser capaz de ver até o site pornô que vc estiver acessando. rsrsrrs

Murilo Rodrigues Guimarães disse...

Vim aqui para responder ao seu comentário em meu blog,já que não sei como responder por lá mesmo:-)

Eu creio, caro Tsavvko, que são movimentos como o CALA BOCA GALVAO que têm politizado nossa população. Sentir o poder nas mãos é a melhor pedagogia política, não acha?

Abraços.

Grilo D disse...

A internet precisa urgentemente sair das mãos dos EUA. Não há dúvidas das intenções deles e da necessidade mundial da rede.
Abraços

Postar um comentário