domingo, 17 de outubro de 2010

Como a mídia trata o caso dos panfletos anti-Dilma

Pin It
Dando uma passada por várias homes de jornais e portais hoje ontem, sábado, atrás de notícias sobre a denúncia de que a CNBB teria pago uma fábula de dinheiro para a impressão de panfletos anti-Dilma, me deparei com um apagão (orquestrado?) de informações. Poucos eram os sites que continham, na página inicial, link para a notícia.
Uma gráfica no bairro do Cambuci, região sudeste da capital paulista, estava imprimindo, na manhã deste sábado, panfletos com um texto de um braço da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contra o PT e a presidenciável Dilma Rousseff.

Segundo o contador da gráfica, Paulo Ogawa, a encomenda foi feita pela Diocese de Guarulhos (SP). Em julho, o bispo da cidade, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, foi pivô de uma polêmica mobilização contra a petista.

Os papéis são idênticos aos distribuídos em Aparecida (SP) e Contagem (MG) no feriado do último dia 12, durante missas em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. Eles fazem um “apelo” para que os eleitores não votem em quem é a favor da descriminalização do aborto.

E, os que tinham (Uol e Folha apenas e o Terra na página específica de eleições) a colocavam sem destaque algum, como se não fosse nada. A Folha foi quem, surpreendentemente, deu o tratamento mais digno. O Estado faz jus ao seu apóio acrítico ao Serra e não só esconde a notícia, como coloca em sua home amais um suposto escândalo ligado ao governo.

Estado, Globo e IG sequer citaram o episódio. Apagão total.

Eu fico me perguntando, será que se fosse o contrário, se a CNBB (que historicamente se aliou ao PT) estivesse imprimindo panfletos anti-Serra, o que a mídia faria? Será que iria fingir que não viu - como fazem com Paulo Preto, assessor de Serra acusado de roubar dinheiro - ou iria cair matando?
Imagino uma imagem chamativa, em tamanho desproporcional, piscante, com uma chamada sensacionalista com algo como "Dilma usa igreja para atacar Serra" ou mesmo "Dilma, mulher que mata criancinhas, se alia a pedófilos, diz Mônica serra".

É daí pra baixo.
A primeira entrega do material ocorreu no dia 15 de setembro, ainda antes do primeiro turno da eleição, ocorrido no dia 3 de outubro. Naquela leva, 1,1 milhão de folhetos deixou a gráfica. No dia 13 deste mês, outro pedido foi feito: de mais 1 milhão de exemplares.
Eu duvido que este assunto se torne relevante para a mídia que, mesmo que até noticie ou dê alguma importância, será passageiro e logo descartado, como TODAS as denúncias feitas contra a oposição ao PT nestas eleições.

É a velha hipocrisia da mídia.

Mas, na verdade, passa da hipocrisia, pois chega a ser crime eleitoral, crime contra o Brasil, por esconder os escândalos Serristas (assim como esconde o apoio da TFP, de neonazistas e etc) e apenas divulgar os escândalos do lado petista.
A questão não é não que a mídia não deva mostrar escândalos, mas ser honesta e mostrar com o mesmo destaque a dos DOIS LADOS. Existe uma aura fortemente disseminada de que o PT é um partido corrupto e ponto. Não digo que não tenha corrupção, mas o outro lado não é honesto para se comparar e chegar até esta afirmação.

Existe um ódio - inflamado pela mídia e, convenhamos, alimentado por muitos fanáticos dentro do próprio PT - contra o PT, contra o Petismo que não condiz com a realidade objetiva. Compreendo em parte que a classe média, que não se viu privilegiada pelo governo Lula, e é de certa forma naturalmente conservadora, tenha objeções ao governo, ao PT e etc, mas me surpreende por vezes a virulência do ódio, dos ataques.

Mas o que mais surpreende é a generalização, o alcance deste ódio, fruto, em grande parte, da falta de um processo real de democratização da mídia, da aplicação de um controle social da mídia e, principalmente, pela falta de peito do governo em enquadrar o golpismo midiático e deixar que factóides corressem solto.

Uma coisa é censurar, outra é exigir e impor responsabilidade e ética ao jornalismo, à mídia. Espero que no domingo a mídia ao menos pare de fingir que não aconteceu nada ou ao menos noticie como se deve.

Vejam alguns prints de portais e jornais:






------