quinta-feira, 11 de novembro de 2010

#eblog e a fraternidade entre os comunicadores alternativos

Pin It
Texto original: Lucas Morais
Alterações e ampliação: Raphael Tsavkko

            Durante a tarde desta terça-feira (9), Raphael @Tsavkko e eu começamos uma discussão pelo Twitter a respeito de práticas de censura no interior da própria blogosfera, como a censura de comentários que contrapõem aquilo que os blogueiros pensam e opinam. Tal prática, ao nosso ver, não condiz com a atuação de um blogueiro, jornalista ou comunicador que se pretenda progressista, quanto mais de esquerda. Isto reproduz a mesma lógica já instaurada na mídia privada, que silencia a dissidência e não promove o debate de ideias em contradição.

            Infelizmente, a prática de censurar, ironizar e agir de forma completamente sectária está enraizada na esquerda brasileira, que cada vez mais se divide, separa e fecha canais de diálogo.

            Blogueiros, por vezes, agem como mensageiros de partidos e se dividem em linhas político-partidárias, dificultando o diálogo entre as esquerdas e repassando conflitos ligados às cúpulas partidárias para a militância em geral.

            Além disso, constatamos que há alguns blogs ou portais da esquerda que detém maior visibilidade que outros, o que em si não é um problema.

            Jornalistas, em sua maioria, reconhecidos por seus trabalhos fora da rede e que recebem o devido reconhecimento quando passam a manter blogs não são o problema, e sim quando, como constatamos, se dizem identificados com políticas progressistas e/ou de esquerda, mas, entretanto, não se dão ao trabalho de fortalecer exatamente esta rede de blogueiros progressistas, seja (re)publicando ou propagando materiais elaborados por outros companheiros.

            Isto cria um problema. Os usuários que estão começando a trabalhar um blog, ou mesmo aqueles que já tem blogs a alguns meses ou anos, não desfrutam, na grande maioria das vezes, da visibilidade que os blogs/portais alternativos que já são amplamente conhecidos.

            O esforço dos pequenos blogueiros, por vezes, não é apreciado ou reconhecido pela falta de visibilidade de seus blogs e pela dificuldade em se disputar espaço com os grandes blogs. Notamos que, por vezes, bogs grandes e pequenos escrevem sobre temas semelhantes, mas apenas o texto dos grandes é reconhecido, comentado e divulgado.

            Em tom de brincadeira, o jornalista Alex Haubrich comentou que estava emergindo uma classe média dos blogueiros. Apesar de engraçado, a realidade é bem esta mesmo. Há um punhado de blogueiros que, isoladamente, não conseguem desfrutar de um bom volume de visitas, e isto não se dá somente pela qualidade de seus materiais, e sim pela falta de fraternidade de comunicadores que tem o mesmo propósito.
"Falei, então, na possibilidade de estar surgindo uma “classe média” na mídia brasileira. Outros preferiram chamar de “classe B”. Pode ser. O importante é que está se reproduzindo, dentro do espaço dos blogs, a hierarquização de conteúdo que já vamos no conjunto das mídias. Isso não é ruim, e não há porque ser condenado. Mas essa estrutura não pode ser alimentada e insuflada por quem defende verdadeiramente uma democratização do espectro midiático."
            Isoladamente estes pequenos blogueiros pouco incomodam, mas unidos tem a capacidade de formar redes, de fortalecer laços e conseguir maior visibilidade, além de, coletivamente, pleitear espaços.

            Neste sentido, falta aos comunicadores alternativos estabelecer uma unidade que agregue o conjunto de comunicadores que se identificam com a esquerda ou com as ideias progressistas, para que os materiais publicados por cada um do conjunto seja publicado de forma unificada.

            Surgiu a ideia de criarmos uma hashtag no Twitter chamada #eblog ou #blogesquerda, onde agregaríamos todas as postagens dos blogs e sites “nanicos”, ou seja, aqueles que detém pouca visibilidade. Além disso, há uma necessidade dos tuiteiros já estabelecidos em retuitar postagens de outr@s usuários, o que traria mais visibilidade aos conteúdos produzidos. Portanto, há um consenso bem estabelecido entre uma boa parte dos comunicadores alternativos de criarmos uma rede para que o conjunto saia fortalecido.


            Vale notar que não há novidades na proposta em si, apenas na execução, pois já no Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (#BlogProg) foi expressa a necessidade de um fortalecimento da blogosfera através da maior visibilidade dos pequenos blogs. Sentimos, pois, a necessidade de colocarmos em prática estas propostas e também a necessidade de nos identificarmos diretamente com a esquerda, deixando clara nossa posição e nossas idéias.

Eis nossas propostas:

            * Um primeiro passo é os blogueiros linkarem em seus blogs todos os demais blogs progressistas, desde os nanicos aos famosos, o que irá proporcionar uma visibilidade igualitária e fortalecerá o conjunto. Além disto, dentro de postagens, dar preferência aos blogs pequenos na hora de fazer referência e citar.

            * O segundo passo é a criação de uma hashtag no Twitter que seja o denominador comum dos comunicadores alternativos, com visibilidade ou não. Pelo tamanho da hashtag, acreditamos que #eblog atende à necessidade.

            * Um terceiro passo necessário é o hábito de retuitar postagens (com a hashtag) de outros comunicadores alternativos, para que sejam divulgadas as postagens de companheir@s de forma mais intensa. Isto elimina a necessidade de comunicadores que dispõem de menos visibilidade de ficar “mendigando” aos que detém mais visibilidade, rompe com uma hierarquia informalmente estabelecida.

            * Um quarto passo que colaboraria muitíssimo seria os comunicadores alternativos (blogueiros, jornalistas, tuiteiros, etc) que tem grande visibilidade ajudarem ativamente na divulgação dos menos conhecidos, dado que se dizem identificar com a mídia alternativa. Portanto, se assim o for, cabe divulgar os menos conhecidos para que o conjunto saia fortalecido.

            * Um quinto e último passo é participar dos blogs, com comentários, elaboração de materiais para blogs de outros, republicação de materiais de outros nos próprios blogs, e por aí vai.

            Bem, estes são alguns elementos que julgo de total importância para que a blogosfera, na ressaca das eleições brasileiras, estabeleça-se como um contraponto efetivo, ainda que pequeno, ao mainstream da mídia privada.
 
           Fortalecer cada um de nós é fortalecer o conjunto.

Participaram das discussões:

@maria_fro (www.mariafro.com.br)
@arnobio1969 (www.arnobiorocha.wordpress.com)
@Tsavkko (www.tsavkko.blogspot.com / http://globalvoicesonline.org)
@luckaz (www.diarioliberdade.org)
@nideoliveira71 (www.pimentacomlimao.wordpress.com)
@GuilhermeJrg (www.resistenciacarioca.blogspot.com)
@LaPasionaria (www.brasilmobilizado.blogspot.com)
@Andre_Raboni (www.acertodecontas.com.br)
@alexhaubrich (www.jornalismob.wordpress.com)
@hugoalbuquerque (www.descurvo.blogspot.com)

Leia também o post do Jornalismo B - Somos blogueiros de esquerda
E o post no Brasil Mobilizado -Blogueiros Progressistas, de onde viemos e para onde vamos?
------