sexta-feira, 3 de abril de 2009

Momento piada...

Pin It

"Violência em Guiné-Bissau preocupa comunidade internacional"


Sem querer desmerecer a importância do país (?) mas, convenhamos, ao ler essa notícia só penso em chefes de Estado procurando em seus mapas onde raios fica Guiné-Bissau!

É o típico país-propaganda, é irrelevante regionalmente e você pode soltar bravatas à vontade, dizer que vai reconstruir, vai ajudar e etc e ficar parecendo bonzinho na foto.

O Brasil vai "colaborar financeiramente" com o país. Louvável! Seria bom se o Brasil também colaborasse - e nem precisava investir nada - com o fim do conflito em Darfur, não votando contra o envio de observador independente, ou poderia votar contra a Coréia do Norte ou contra o Congo, como eu já expliquei aqui no blog antes! Mas, oras, são países relevantes e centros de atenção mundial!

O Brasil já anunciou que pretende colaborar financeiramente e também enviará missão de cooperação militar para áreas de treinamento das Forças Armadas e elaboração de políticas para o setor – no dia 21 deste mês, o Brasil participará de reunião da CPLP sobre a reforma das Forças Armadas da Guiné-Bissau. Em outubro, a ONU aprovou financiamento de US$ 5,6 milhões para a reabilitação de quartéis das forças armadas, formação e criação de emprego para jovens e reabilitação de quatro estabelecimentos prisionais – ações previstas no Plano Estratégico de Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau.
------