quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Censura na Internet: Desobediência Civil!

Pin It

Me somo a Pierre Lucena do excelente Acerto de Contas, ao Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, ao Caribé do Entropia, ao Sérgio Amadeu do Trezentos e tantos outros blogueiros e afirmo que não compactuarei com esta palhaçada proposta pelo Senador Azeredo e por Marco Maciel de controlar a internet e atentar contra sua neutralidade e liberdade.

Não passa de absurdo e de total demonstração de completo desconhecimento dos mecanismos que regem a internet a proposta de proibir que, por exemplo, se use o Youtube para campanha eleitoral. Como o digníssimo Azeredo acha que vai proibir? O povo brasileiro não merece uma nova Cicarelli!

Do Acerto de Contas, as propostas risíveis de Azeredo e Maciel:
Veja as idéias “avançadas” de Azeredo:
  1. O YouTube deve seguir as regras de TV
  2. Os blogs estarão proibidos de emitir opiniões favoráveis ou desfavoráveis sobre candidatos
  3. Debates apenas se todos forem convidados
  4. Entrevistas só com todos
  5. Em resumo….blogs e sites deverão ser tratados como jornais.
Me pergunto, como os senadores acham que vão forçar o Youtube a seguir as regras da TV? Não me surpreenderia se os digníssimos ainda propusessem horário eleitoral no portal de vídeos, igual queriam fazer com a TV a cabo, que pagamos exatamente para escapar do carnaval ridículo de cada eleição onde uns vão passar peroba e outros construir o aerotrem. Se já é uma piada na TV aberta, imaginem na fechada e na internet?

O segundo ponto é terrível, uma verdadeira censura! Estaremos nós, blogueiros, proibidos de falar, de emitir opinião! Seremos brutalmente censurados em nosso direito de nos expressar! Aí me pergunto, como ficam os blogs que fazem direta referência à um partido ou candidato? Serão fechados? E os blogs críticos a um ou outro, seus donos serão presos, multados?
Senadores e deputados que se deram mal na Internet (não preciso nem citar os nomes) buscam retirar a maior qualidade das redes distribuídas que é a possibilidade do cidadão comum falar e comentar o que quiser, como faz na porta de sua casa, na roda de amigos ou no seu bar predileto. O mundo da rua veio para a rede e certos políticos estão incomodados.
Os demais pontos nem valem comentário, imaginem um humilde blogueiro convidando um candidato de sua cidade, de 5 mil habitantes, para uma entrevista no seu blog com 10 acessos por dia sendo forçado a entrevistar todos os outros! Só rindo pra não chorar! Ou melhor, é pra chorar de rir!


E tudo isto veio da cabeça pensante (sic) do Senador Azeredo, responsável pelo mensalão mineiro que vai ter que se explicar para o ministro Joaquim Barbosa, do STF. Ou seja, vejam só a figura ilibada e decente responsável por nos censurar, ou segundo ele, "moralizar" a internet e a campanha eleitoral.
os senadores decidiram que os sites noticiosos, cujo conteúdo se assemelhe aos jornais impressos, poderão publicar propagandas pagas de candidatos. Mas, ao contrário dos jornais de papel, somente veicularão anúncios de candidatos a presidente da República. A regra é a mesma que vale para os jornais: no máximo dez anúncios, em datas diferentes, até dois dias antes da eleição, no formato de até um oitavo de página de um jornal formato standard.
Os Blogs viraram jornal.Mas este nem é o problema, imaginem, só pra começar, quem e como iriam ser verificado se um blog ou um "site noticioso" tem conteúdo que "se assemelhe aos jornais"? Ora, este meu blog é carregado de notícias, além de comentários, se assemelha a um jornal? Quem vai dizer o que é ou não é, o Senador Azeredo e seus milhões de ciberpoliciais 24h no ar prontos a ler todo e cada blog e site do país?

O pior de tudo, a regra do tamanho e local, será que o senador conhece o conceito de pixel, resolução, será que ele sabe que um anúncio "fica" no site, no servidor e não se apaga sozinho para que a regra seja cumprida?

Até mesmo a estúpida regra de que os sites dos políticos tem que sair do ar pouco antes da eleição é estapafúrdia. Os senadores Azeredo e Maciel conhecem o conceito de "Cachê"? De "PrintScreen"? Só pra ficar no básico para que os dinos compreendam.


As propostas (sic) são tão sem pé nem cabeça que só podemos chegar à conclusão de que o Senado perdeu o bonde da história, não sabem lidar com a internet e com as críticas, campanhas e movimentos contrários à si e resolveram partir para o ataque, buscando censurar, proibir e limitar. Só esbarram em um pequeno problema, o técnico.

Estes senadores são dinossauros, não compreendem o mínimo funcionamento de um site, de um servidor, de um blog. O que farão se um blog crítico à um candidato for hospedado na Eslovênia? Como irão censurar? Irão punir de qualquer forma, mesmo o site estando fora da jurisdição brasileira?

A cara de pau dos políticos é ilimitada. Não basta roubar, extorquir, corromper e se corromper, agora querem ainda censurar o que há de mais livre no mundo hoje, a internet. Não conseguirão.
O Senador está tão fora de si que quer fazer algo que nem o governo iraniano consegue, que é controlar a internet. Não sabe ele que a internet é justamente o território individual onde as pessoas se expressam. É o meio mais democrático de opiniões que já foi produzido.

A Justiça Eleitoral não consegue controlar a compra de votos através de bocas de urna, no dia da eleição. Imagine controlar o que todos têm a dizer.
Espero pelos milhões de ciberpatrulheiros da tropa de choque do mensaleiro. Ansiosamente!

Toda esta novela tem um só motivo e objetivo: Censurar a mídia mais democrática que existe. É o medo dos dinossauros do novo, do que os desafia e prejudica, tanto pela sua incapacidade de usar a ferramenta quanto pela facilidade e alcance com que seus podres são expostos.

Não surpreende que a proposta tenha nascido do ninho de cobras DemoTucanas, dinossauros criados na Ditadura Militar, acostumados à censura, a não serem questionados. A Internet lhes dará uma bela lição.

Este blog desobedecerá ostensivamente qualquer tentativa torpe de limitar e censurar a internet. Assim como o companheiro Pierre Lucena, só me calam na prisão.

À Desobediência Civil, todos e todas!
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Dalila disse...

Pois é. Mas se as regras passarem, você pode ser censurado, pois utiliza um provedor que tem representantes no Brasil - Blogspot, controlado pelo Google, com escritório no Brasil. Uma ordem judicial estapafúrdia alcança teu blog e te tira do ar. Melhor migrar para um serviço estrangeiro, tipo WordPress, pois aí a decisão brasileira, para ser cumprida, vai ter que passar pelo crivo de um tribunal americano, o que nunca aconteceria.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Tem tempo que converso com o @aarles pra migrar pro Wordpress, se esta piada passar, com certeza farei a migração! Azeredo nenhum vai me censurar!

Postar um comentário