quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gravadoras: Constatação da estupidez

Pin It
Leio hoje uma notícia de jornal e um artigo do excelente Remixtures sobre o zilhonésimo estudo que comprova: Pirataria ajuda a indústria.

Ao contrário do que muitos defendem -em especial os crápulas das gravadoras - a pirataria, por incrível que pareça (ironia mode on), acaba por ajudar a venda de CD's e afins e não o contrário.

A dita pirataria é a melhor forma de conhecer bandas, filmes, cantores e cantoras que, de outra forma, passariam longe, continuariam desconhecidos do público.

Isto porque as alternativas ilegais online são sobretudo usadas pelos fãs de música para descobrirem e experimentarem música nova.
É simplesmente óbvio. Como eu vou comprar o CD daquela banda de Punk do Nepal (pior que conheço uma excelente de lá) se eu não puder baixar o CD da banda, conhecer a bendita e, então, encomendar o material?

O grande problema - para as gravadoras - é que esta garimpagem acaba por ajudar muito mais as bandas alternativas, de selos independentes - ou mesmo sem selo - que lançam seu material na rede e ganham em cima de shows e da venda deste material direto. Claro que isto deixa os magnatas cheios de ódio, afinal eles investiram milhões para fabricar alguma boy band ou criar do nada alguma cantora que nunca cantou na vida e nada mais é que maquiagem e silicone.

Não que este tipo de lixo não venda, mas o grosso dos heavy downloaders, eu creio, esté atrás de outras coisas.
"Aqueles que compartilham arquivos são os que estão mais interessados em música. Eles usam essa troca como um mecanismo de descoberta
Quando as gravadoras compreenderão o óbvio? Ou melhor, as várias obvieddes?

NUNCA irão impedir a troca de arquivos. Se bloqueiam um programa, se derrubam um site, outros nascerão no lugar, e melhores, mais rápidos, mais confiáveis...

Vejam que tudo começou com o Napster, que era péssimo, passamos pro Audiogalaxy e hoje temos dezenas de programas e ferramentas muito superiores, para desespero dos que querem nos censurar e proibir.

Cortem uma cabeça, várias nascerão no lugar.

NUNCA irão conseguir nos censurar por completo, restringir nossa liberdade. A rede, por definição, é anárquica, um caos, não há controle.

NUNCA irão impedir que busquemos o que gostamos. Nunca irão nos impedir de ir até o Cazaquistão atrás de uma banda (também tenho música de lá, acreditem), baixar o CD e fazer o que bem entendemos com ele!

É questão de tempo, a queda de braço é constante, mas basta ver de que lado está a verdade e o tamanho da estupidez das gravadoras.

Aliás, eis o estudo.
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

danieli disse...

raphael, só pra te avisar, o blog tá dando aviso de malware aqui no google chrome. pode ser alguma das widgets na barra lateral, vc talvez queira dar uma olhada nisso

André Egg disse...

Rafael,

tem um outro aspecto da questão. A pirataria física (essa de vender o CD ou DVD na calçada) sempre foi uma espécie de caixa 2 das gravadoras. Elas mesmas pirateiam, driblando o fisco e os direitos autorais.

O problema deles é com o compartilhamento de arquivos na internet (a rigor não é pirataria, quando não se aufere dinheiro no negócio), no qual não levam percentagem.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Danieli: Já tinham me falado, mas ñ sei o q pode ser. Não acrescentei nada à barra lateral nos últimos dias!O.o

André: Elas pirateiam, por assim dizer, até o ECAD, que paga o valor que arrecada cobrando das rádios pela execução de música só aos artistas das 100 (acho que 100) músicas mais tocadas que são, obviamente, os que pagam jabá, ou melhor, cujas gravadoras pagam jabá.

As gravadoras são as maiores criminosas e querem taxar os usuários, os que compartilham de terroristas quando elas é que querem impedir que o conhecimento e a cultura se espalhem.

Postar um comentário