sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Rede de Proteção/Solidariedade à Blogosfera

Pin It
O Renato Rovai, da Revista Forum, e o Luis Nassif, do Blog do Nassif,  lançaram ainda uma Rede de Solidariedade à Blogosfera, como pode ser visto no vídeo abaixo (via Tudo em cima), diretamente do Forum de Mídia Livre:



Falando no Forum, um dos GT's propôs a discussão sobre os ataques que os blogs e blogueiros vem sofrendo:
Uma Nova Esperança: o Fórum de Mídia Livre e a Resistência
Em um GT proposto no FML para discutir exatamente esses ataques foruitos a blogs desprotegidos, as idéias começaram a se organizar. Princípio um: é uma estratégia do poder para diminuir a voz dos blogs tendo em vista a eleição que se aproxima. Não se trata de teoria da conspiração. A coisa é mais complicada que isso (valeria uma dissertação de mestrado se meu projeto não tivesse sido reprovado pela UFRJ), mas o ponto é absolutamente válido. Não vou contar pra ninguém o que se está planejando, pois temo a chegada de Darth Vader por essas terras para levar nossos planos direto ao Imperador da Folha (ps: Darth Vader tem nome). Mas adianto: a galera está se articulando para não haver blogs silenciados durante as eleições. Lá estava presente uma tropa de peso: Túlio Viana, Caribé, Alcilene Cavalcanti, Renato Rovai, Luis Nassif, Pedro Markun, Júlio Valentim, Emily Ops!, Henrique Antoun, Altamiro Borges, Tatiana e Brunella França. Aguardem, pois o som da marcha imperial está para cessar.
Mas ainda é pouco. Carlinhos Medeiros, do excelente Bodega Cultural, em comentário no Blog do Nassif, dá a dica:
"Parabéns pela brilhante ideia e vou mais longe: falta criar um sindicato ou uma associação nacional para dar suporte jurídico aos blogueiros, contra qualquer tipo de cerceamento à liberdade de expressão. Eu serei o primeiro a me associar."
É nisto que precisamos nos concentrar. Senão um sindicato - admito desconhecer a legislação específica e a viabilidade técnica - uma associação nacional de suporte aos blogueiros. apoio jurídico e mais. Uma maneira de definitivamente integrar a blogosfera militante que, hoje, se vê vítima de ataques, processos e censura por parte da grande mídia sem, porém, ter meios efetivos de responder.

Processar um blogueiro é fácil, especialmente se ele não for um Azenha, um PHA, mas processar TODA a blogosfera é algo MUITO diferente.

É nisto que precisamos pensar e nos concentrar. O primeiro passo, porém, foi dado.

Mas, atenção, nem tudo são flores, assim como o @diegocasaes comentou no twitter, faço coro, falta alguma concretude. Tudo bem, foi só um passo, a idéia lançada, mas realmente o que temos está longe de ser maduro.

Aliás, para terminar, vale a leitura do artigo do Maurício Caleiro para o Observatório da Imprensa que basicamente complementa este.
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Geraldo Pascoal disse...

Já postei um comentário no Blog do Nassif e estou disposto a colaborar no que for possível, seja assinando ou contribuindo para a formação de um sindicado dos blogueiros. Podem contar comigo. http://polnewsno.blogspot.com e http://pascoalonline.blogspot.com

Murilo Rodrigues Guimarães disse...

Também me disponibilizo, inclusive para ajudar a criar uma forma jurídica inovadora, que possa somar características de fundação com finalidade pública às ações de advocacia (manifestações públicas e representação judicial).

Conte comigo!!

Postar um comentário