domingo, 30 de maio de 2010

Urgente! Frota de navios com ajuda humanitária tenta chegar em Gaza! [Update]

Pin It
Neste momento, uma frota de oito (algumas fontes falam em 9) navios (flotilla)com 750 pessoas de sessenta nacionalidades diferentes está tentando furar o bloqueio criminoso israelense e chegar à Gaza com ajuda humanitária para a população que vive em um verdadeiro campo de concentração Nazi-Sionista.

Várias fragatas e helicópteros israelenses cercam a frota que, por enquanto, está em águas internacionais ((cerca de 68 milhas da costa), águas que Israel reclama como zona militar, mesmo que indo contra o Direito Internacional - o que nunca importou para o país.
 Todos os passageiros começaram a vestir coletes salva-vidas frente ao perigo de bombardeio israelense contra os navios cheios de civis, políticos palestinos, israelenses e ativistas de direitos humanos.



Os ativistas nos navios estão preparados para uma possível abordagem durante a noite, o que poderia causar a morte de dezenas de civis e ativistas, o que nunca importou para Israel. Uma equipe da Al Jazeera está em um dos navios fazendo uma transmissão ao vivo do que acontece em árabe e em inglês.
En esta web puede seguirse en directo desde la cubierta del ferry de bandera turca Mavi Marmara la travesía que la “flotilla de la libertad” ha emprendido con la intención de romper el bloqueo a Gaza. La señal no durará mucho, porque Israel acaba de anunciar que cortará las transmisiones conforme se acerquen a tierra.
Nueve barcos de Turquía, Grecia, Suecia Irlanda, Malasia y Argelia navegan cargados con 10.000 toneladas de ayuda humanitaria y casi 800 activistas de 60 nacionalidades en el mayor intento de burlar el cierre al que Israel somete a esa estrecha franja de territorio. Miembros del Parlamento europeo, del irlandés, del sueco, del argelino o la diputada de la Knesset israelí Haneen Zoubi viajan junto a escritores como el Hening Mankell o la premio nobel de la paz Mairead Mcguire viajan en la novena travesía del movimiento Free Gaza.





Watch live streaming video from insaniyardim at livestream.com
O exército e governo de Israel vem fazendo uma campanha de relações públicas para tentar tachar os ativistas de radicais e ligados ao Hamas.



Acompanhem o mapa interativo com o percurso da frota até Gaza: Link.

Também postam sobre a frota, McShuibhne, La Rueda del Tiempo, El Picapiedra e Periodismo Humano.

No Twitter acompanhem @FreeGaza, @Hisham_G, @ismpalestine, @justicentric, @Jew4Palestine e #Flotilla
------
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho importante que a mídia ressalte três questões importantes: 1) por que ainda não temos a lista de passageiros, de feridos e de mortos, inclusive com idade, profissão e nacionalidade? 2)quando o mundo irá impor sanções a Israel? 3)Gaza não pertence a Israel. Não há qualquer bloqueio internacional a Gaza. Pelas leis internacionais, nada impediria um navio qualquer chegar a gaza pelo mar. Não há qualquer invasão ao território ou mar territorial de Israel.Por que a impressa não fala deste abuso? Quando diz que os navios estavam em águas internacionais, parece que se chegassem a gaza estariam cometendo alguma ilegalidade, o que não estariam:GAZA NÃO PERTECE A ISRAEL E ISRAEL NÃO TEM QUALQUER DIREITO SOBRE AQUELE TERRITÓRIO.

Postar um comentário