segunda-feira, 14 de junho de 2010

Bélgica: Europa dos povos?

Pin It
Enquanto 50 mil catalães saíam às ruas para protestar e exigir o seu direito à autodeterminação e o parlamento da Catalunya inicia um processo de consulta para um referendo pela independência do país, Flandres dava o primeiro passo pela independência do povo Flamengo.

Infelizmente pela direita, através do partido N-VA (Nova Aliança Flamenga), mas ainda assim uma vitória para Flandres e também para todos os movimentos nacionalistas europeus que aspiram a independência de suas regiões. Foi nas urnas que o N-VA superou todos os adversários e conquistou o maior número de cadeiras no parlamento belga, saindo na frente dos Socialistas franceses

Ainda é cedo para saber quem irá formar o governo (caberá ao Rei facilitar os acordos para formação do governo), mas a certeza é a de que o norte da Bélgica parece realmente caminhar para a separação final.

Interessante nesta história é notar a mudança radical de posição de Valões e Flamengos. No séx XIX e começo do XX era o sul francês, valão, quem possuía aspirações separatistas. A região era rica e poderosa e olhava com desdém para os bárbaros do norte, de fala estranha e gutural. Hoje, Flandres é a região rica e industrializada e é o povo desta região agora quem não deseja mais a união com seus vizinhos.

Isto chama-se democracia. Mas os países com minorias relevantes começam já a tremer. Talvez tenham motivos. Poucos países emulam a Bélgica e respeitam a decisão de suas minorias, ou sequer permitem que estas se manifestem. Bascos são ilegalizados, presos e torturados diariamente enquanto tentam fazer sua voz ser ouvida. Estamos diante, acima de tudo, de uma aula de civilidade, democracia e respeito.

McShuibhne é certeiro:
"Si el Benelux fue considerado como el germen de la actual Unión Europea, hoy los pasos dados por Flandes pueden suponer el germen de la futura Europa de los pueblos."
Se o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) foi considerado o gérmen da atual União Européia, hoje os passos dados por Flandres podem supor o gérmen da futura Europa dos povos."
Resta saber se, chegando ao poder, o partido nacionalista se tornará um PNV e se acomodará numa aliança que lhe garanta o poder mas que pouco mude o status quo. É possível que a separação gradual pedida pelo partido se transforme um apenas um acréscimo de autonomia e uma solução para o conturbado entorno de Bruxelas. É pouco e sem dúvida os Flamengos não votaram por isto, mas a história tem o terrível costume de se repetir mundo afora.


Resta esperar para ver.

------
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

robb disse...

Não entendo os detalhes dessas minorias todas da Europa, mas me pergunto que viabilidade econômica tem essas regiões que querem independência total?

Continuar assim e daqui a pouco terá "país" na Europa menor do que a Vila Inhocuné.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Em boa parte dos casos as regiões separatistas calham de ser as mais ricas: Flandres, País Basco, Catalunya... E outras costumam ter condições de caminhar sozinhas, ainda que o fator financeiro não seja o mais relevante e sim a vontade e o componente nacional.

robb disse...

Me parece muitas vezes que é por orgulho.

Se eu não me engano a Espanha permite o uso da língua local e seu ensino, dá autonomia quase plena para assuntos do dia a dia. Parlamentos locais são eleitos, enfim é uma situação muito diferente dos tempos de Franco quando só o castelhano era permitido.

Ou da Irlanda do Norte em que havia perseguição religiosa, muito menos da Palestina onde há uma política clara de genocídio.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Orgulho é um dos componentes da identidade nacional. Um brasileiro sente orgulho de sê-lo, um Basco também, e com o diferencial de que estes ainda mantiveram sua identidade mesmo com a pressão homogeneizadora dos colonizadores.!=)

Na Espanha o Galego e o Basco sofrem pesadas pressões, os Bascos não conseguem aprovar a obrigatoriedade do uso da língua no serviço público e os Galegos encontram dificuldade até para ensinar nas escolas. No País Basco o partido nacionalista que representa mais de 20% da população é ilegalizado e centenas de bascos são presos e torturados todos os anos..

Muita coisa melhorou desde Franco, fato, mas continua ruim. Veja um resuminho do que é a Espanha de hoje em relação aos Bascos:

Parte 1 http://tsavkko.blogspot.com/2009/08/dossie-pais-basco-breve-historia-da.html

Parte 2 http://tsavkko.blogspot.com/2009/08/dossie-pais-basco-breve-historia-da_05.html

Postar um comentário