quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sexta é #DiaSEMGlobo

Pin It

Sexta-Feira, convocado na esteira do CALA BOCA GALVAO e do CALA BOCA TADEU SCHMIDT, é o Dia Sem Globo. 24h em que tod@s estão convidados e convocados a não assistirem a Rede Globo.

Assistam ao jogo do Brasil pela Band! Vamos boicotar a rede manipuladora!

A iniciativa tem tudo para dar certo. Não apenas porque tem grande visibilidade no Twitter, mas porque, se o CALA BOCA GALVAO era apenas uma brincadeira, as manifestações do CALA BOCA TADEU SCHMIDT e o grande apoio que Dunga vem recebendo demonstram que algo mais existe na história.
Acompanhei o nascimento de ambas as campanhas e pude ver centenas, talvez milhares de tuítes que, durante a segunda, demonstravam franco repúdio à Globo, não só pela perseguição ao treinador, mas também contra a risível declaração de seus jornalistas de que a rede seria séria e comprometida com a verdade.
Faço minhas as palavras do Murilo Rodrigues:
Dunga se tornou meu ídolo, no exato momento em que eu ouvi, pela internet, após a exibição do Fantástico na Globo, o 'pronunciamento' desta emissora, cujo porta-voz foi o seu palhaço da vez, o mauricinho encapuzado, Tadeu Schmidt. Oh, coitado! Todavia, eu não esperava ver confirmada tão rapidamente a minha tese do post anterior, escrito no último dia 17, pela qual eu argumentei que o Brasil já luta contra a Globo, mas o que foi que me surpreendeu hoje pela manhã, nos trending topics do twitter? O sonoro CALA BOCA TADEU SCHMIDT, que dominou o mundo.
Desta vez, não queríamos somente fazer piada. Fomos mais diretos em nossa mensagem. CALA BOCA REDE GLOBO foi o subtexto. Estarmos imbuídos disso dá-me vontade de chorar! Num dia só, ganhei um general e um exército ou, para ser engraçadinho, num só dia ganhei uma seleção brasileira para eu torcer (cosa que nunca fiz na vida, juro) e um circo inteiro do qual eu rirei cada vez mais, junto com meus contemporâneos.
Raras vezes acompanhei um repúdio tão óbvio contra esta rede de TV que cheira a podre. E não falo apenas dos meus seguidores ou de quem sigo, mas de muita gente bem longe do meu... "cícrculo", e algo bem amplo.

Esta amplitude, aliás, é o mais importante, pois de nada adianta se apenas um pequeno grupo aderir e, falando daqueles que conheço, estes já não assistem a Globo de qualquer forma. Seria chover no molhado.

Diz muito bem o Rovai em seu blog:
E agora Dunga não joga mais sozinho. Nesta sexta-feira a blogosfera e os tuiteiros têm um encontro com a Globo. Iniciou-se um movimento para derrubar a audiência da emissora na hora do jogo Brasil e Portugal. É o #diasemglobo.
Derrubar a audiência da Globo na sexta pode criar um novo patamar nas relações entre o seu tão propalado poderio e a força da rede.
Aliás, a Globo já vem tomando uma goleada da internet nesta Copa. Além de o CALA BOCA GALVAO ter assumido a liderança mundial do twitter nos primeiros dias de jogos, depois da briga da emissora com o técnico Dunga, a liderança passou a ser do Cala a Boca Tadeu Schimidt, que foi o porta voz do editorial da emissora contra o técnico da seleção.
Espero que um grande número de pessoas apoie a idéia e que o IBOPE da globo tenha uma bela queda! Um ponto que for já é uma vitória, são mais de 55 mil pessoas se unindo ao boicote!

Sexta, dia 25 de junho, façamos um dia histórico, um dia sem Globo!

Já aparecem acusações de que a Globo está manipulando os TT para que o #DiaSEMGlobo não apareça entre os mais tuitados!



Vejam algumas reações no Twitter:










------
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

Raphael, estou dando o maior apoio ao CALA BOCA REDE GLOBO. Postei meu manifesto no Twitter:

http://twitter.com/okylocyclo

Programei para amanhã um texto no meu blog:

http://okylocyclo.blogspot.com

E ainda mencionei a campanha num site que faço sobre ônibus e paisagens urbanas:

http://classicalbuses.fotopages.com/?entry=2047212

Já pedi para meus pais sintonizarem a TV Band no jogo Brasil X Portugal.

Tudo contra a prepotência arrogante da Rede Globo/Sportv e seu império megalomaníaco do entretenimento.

Aline (@myialine) disse...

Eu acho, do fundo do coração, que se for só UM DIA sem Globo não adianta. Se quer que a emissora sinta o baque de verdade, tem que fazer pelo menos UMA SEMANA INTEIRA de boicote. E torcer pra Seleção chegar à final, daí GERAL boicota a final na Globo e isso vai doer PACA.
E não pode ficar só nisso. Não adianta NADA ficar só cutucando e criticando. Que tal dar um BOOST nas outras emissoras com ideias para melhorar a qualidade das notícias? As pesquisas em comunicação não param, e têm a dinâmica da notícia como principal foco (eu, como estudante de jornalismo ADORARIA ver isso acontecendo).

Marcelo Delfino disse...

Eu apoiei a campanha. Mas parece que não deu muito certo. Em http://twitter.com/TheoCampos, encotrei as audiências de São Paulo e do Rio:

São Paulo: 11h27 Globo 44.2; Band 13.3; SBT 1.2; Cultura 1.1; Record 0.4; RTV! RecNews MTV Gaz e TVBRASIL 0.2

IBOPE RIO DE JANEIRO Globo 45.0; Band 8.2; SBT 3.0; Record 0.4; CNT 0.2.

Dia sem Globo?

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Em Sampa o ibope da Band cresceu bastante em relação ao último jogo. É esperar pelos números consolidados e, no fim das contas, só desafiar a Globo e fazê-la censurar o TT já foi uma vitória!=) Estamos brigando contra o maior poder no país, não é fácil!

Mas a quantidade de tuítes de gente completamente alheia aos grupos que costumeiramente boicotam a Globo foi um alento!

Anônimo disse...

nossa manipuladora meu avo nao conseque ´parar de ver novelo @diasemglobo otima ideia

Postar um comentário