sábado, 24 de julho de 2010

Liberdade para Arnaldo Otegi!

Pin It
Arnaldo Otegi, líder da ilegalizado Batasuna, é um preso político. Foi colocado detrás das grades pela "justiça" espanhola ao tentar negociar uma solução pacífica para o conflito e buscar alianças entre os partidos "Abertzales" (Nacionalistas) para a formação de uma frente unificada e pela formação de um partido legal nas bases do Batasuna.

Por tentar negociar, foi preso. É o modus operandi espanhol. O conflito serve aos interesses coloniais espanholistas para manter constante a repressão sob a desculpa de lutar contra o "terrorismo".

Mas cada vez mais vozes se somam aos que exigem a liberdade de Otegi,para que este possa continuar o processo de conversas entre as diversas organizações que fazem parte do Movimento de Libertação Nacional  Basca, dentre eles a ETA.

O processo levado à frente pela Lokarri, organização que busca intermediar a paz na região, contando com o apoio de diversos prêmio Nobel e do mediador sulafricano Brian Currin, terá muito mais efeito com a presença de uma liderança sólida e reconhecida. E, sem dúvida, a simbologia da libertação do principal líder abertzale não pode ser desprezada.

Gerry Adams, líder do Sinn Feinn e ex-membro do IRA se somou ao filósofo e poeta Alfonso Sastre em sua defesa pela libertação de Otegi.

Ambos, assim como todos aqueles que defendem o fim do conflito, entendem que a manutenção de Otegi na cadeia não colabora com os esforços pela paz, muito pelo contrário,a penas perpetuam o conflito, dando mais elementos para que haja violência. A incapacidade da Espanha de negociar demonstra não ter limites.

A legalização do Batasuna é o passo mais importante no processo de diálogo e, antes deste, a libertação de Otegi e dos presos políticos mantidos na cadeia sob tortura e intimidação.

----

Aliás, é digno de nota que a página de Otegi no Facebook foi apagada DUAS VEZES pelo site. A censura espanhola recebe mais um aliado.

------