domingo, 26 de setembro de 2010

Ato Público Contra o Golpismo Midiático no Diário Liberdade

Pin It
Diário Liberdade - [Raphael Tsavkko] Entre 500 e 700 pessoas se reuniram nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, para realizar um ato que ficará na história.

O Ato Público Contra o Golpe Midiático lotou o auditório Vladimir Herzog, nome que representa como poucos a luta pela democracia e pela liberdade de expressão no Brasil, para denunciar os ataques da “grande imprensa” à Liberdade de Expressão e à Democracia.

Idealizado pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, o ato contou com a participação do MST, CUT, CTB, Força sindical, Nova Central Sindical, CGTB, ALTERCOM, PDT, PSB, PCdoB, PPL e LBI. O representante do PT não chegou a tempo e, infelizmente, PSOL, PCB e PSTU não compareceram.

A ideia do Ato é denunciar a proposital confusão promovida pelos principais impérios midiáticos brasileiros entre Liberdade de Imprensa e Liberdade de Empresa e, também, exigir uma profunda democratização dos meios de comunicação, garantindo o acesso à informação de qualidade por todos os brasileiros.

O auditório foi tomado por centenas de pessoas que não paravam de chegar. Pessoas se espalhavam pelos corredores e mesmo pela calçada e rua em frente ao Sindicato, enquanto os que conseguiram entrar suavam no calor sufocante, mas se mantinham firmes, conscientes do papel que todos os presentes ali representavam.

O simbolismo do ato supera mesmo seu tamanho. Demonstra a intenção de blogueiros, jornalistas e ativistas em denunciar o monopólio da mídia e o perigo que esta concentração representa. O perigo da informação única, viciada, tendenciosa, em oposição aos interesses dos trabalhadores e do país.

Um dia antes deste ato, a direita ligada aos meios de comunicação tradicionais lançaram seu manifesto, em um ato no Largo de São Francisco, a Faculdade de Direito da USP, e reuniram pouco mais de 200 pessoas. Lançaram um manifesto, "Em Defesa da Democracia", mas que democracia?

Artigo completo no Diário Liberdade.
------