quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo: Sentimentos diversos

Pin It
Nos 457 anos da cidade de São Paulo, comemorados em 25 de janeiro, os sentimentos dos paulistanos se dividem entre aqueles que apenas sentem-se felizes em ter nascido ou em viver na cidade, parabenizando-a por seu aniversário, e aqueles que preferem apontar para as desigualdades e problemas da cidade que, a cada ano, parecem piorar ou, ao menos, continuar sem solução.

A cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, foi fundada em 1554 com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres no alto de uma colina. No dia 25 de janeiro, data da fundação do colégio e consequentemente da cidade, se celebra a conversão de Paulo de Tarso ao cristianismo.
Sobre a fundação, Hugo Albuquerque, no Descurvo, acrescenta:
São Paulo é uma das raras cidades da História cuja fundação se deveu à edificação de uma escola - que servia, por sua vez, ao projeto jesuíta, isto é: À expansão do império católico pelos confins do planeta.
Paula Elias (@Paulacracia) se declara apaixonada pela cidade e tuita:
@Paulacracia: feliz aniversário, São Paulo! sou completamente apaixonada por você! muito orgulho de ser paulistana!
Rogerio Oliveira (@Rogerio_ativ) sente orgulho por sua família ter uma longa ligação com a cidade:
@Rogerio_ativ: Parabéns #sp457anos ,minha cidade, meu orgulho, num mundo tão grande tenho muita sorte de minha família ter nascido aqui à 5 gerações
Amanda (@mandyfurlan) acredita que São Paulo é um orgulho para o Brasil:
@mandyfurlan: Parabéns, Sampa! Terra da garoa, amo muito! #sp457anos de muito orgulho para o Brasil!
"Sampa" é a forma carinhosa pela qual os paulistanos chamam a cidade.
Mesmo aqueles que não nasceram na cidade e moram ha apenas pouco tempo nela a parabenizaram, como @gutolobato, que nasceu em Belém do Pará, que tuíta:
@gutolobato: Parabéns, cidade louca de todos os brasileiros #sp457anos
Outros, porém, preferiram aproveitar o aniversário da cidade para trabalhar e fazer algo em prol da cidade, como Miguel Nicolelis (@MiguelNicolelis):
@MiguelNicolelis: Em homenagem a Sampa, estou trabalhando a toda! Hoje nao devia ser feriando em SP! Hoje todos deviam fazer algo em prol de Sampa
Marco Ferreira (@Marcopsol) reclama dos problemas da cidade, mas prefere tirar o dia para festejar:
@Marcopsol: Hoje é niver de SP, a cidade tá maus? É injusta? O kassab é 1 "#$%*@"? Então, tem + 364 dias pra brigar por melhorias. Hoje é festa!!!
Leonardo Sakamoto (@blogdosakamoto), no Twitter e em seu blog, comenta sobre as injustiças da cidade que, apesar de tudo, ele ama:
Amo São Paulo e, por isso mesmo, sinto um aperto no peito. Como posso gostar de um lugar onde o povo não aprendeu a ser cidadão, onde os eleitos se furtam a cuidar da pólis, que pensa que só porque é maior e mais rico é melhor do que o resto do país, que insiste em se afirmar como reserva moral e guia econômico dos outros estados, que acredita piamente ter sido incumbido de uma missão divina de guiar o Brasil para o seu futuro, que tem colo lema que ostenta a sua bandeira “Non Ducor Duco” (Não sou conduzido, conduzo)? Uma cidade que joga para longe os pobres, traz para perto os endinheirados, bate na sua população de rua, espanca homossexuais e ainda reclama da selvageria que ocorre além de Queluz?
[...]
Se houve melhora na maneira como a administração municipal trata os mais humildes, isso se deve à sua própria mobilização, pressão e luta e não a bondades de supostos iluminados ou da esmola das classes mais abastadas.
E ele finaliza, com esperança:
Baseado nisso, eu que não sou pessimista, mas realista, neste 25 de janeiro me encho de forças não sei de onde e peço para acreditarmos em São Paulo, uma vez que a semente da mudança que vai conduzi-la para um lugar melhor, mais justo, está dentro dela mesma.
Novamente, Hugo Albuquerque, fala de sua São Paulo:
São Paulo foi a estandarte de tempos outros, quando se apresentava como modelo para a modernização nacional - numa época em que o moderno ainda era tão sedutor e a nação ainda estava adormecida -, enquanto hoje, procura seu lugar no novo Brasil. A minha São Paulo é aquela que apesar de tudo isso, ainda carrega as sementes de um cosmopolitismo verdadeiro, cujo cultivo pode ser delicado e difícil, mas caso vingue, valerá a pena.
José Chrispiniano escreve em seu blog sobre "10 temas para sonhar/construir uma São Paulo melhor", enquanto Lino Bocchini, da Falha de São Paulo, diz que "São Paulo não é firma" e pede maior responsabilidade e comprometimento do poder público com a cidade.
Avelina Martinez (@LaPasionaria) tuíta o vídeo da música de um dos mais famosos compositores de São Paulo, Adoniram Barbosa, samba conhecido e cantado por todo o país:
@LaPasionaria: No aniversário de SP o melhor é ver as Mariposas dando volta em volta da lampida, : http://www.youtube.com/watch?v=MVLvjp1r3Aw
Cynara Menezes (cynaramenezes) faz uma brincadeira com lugares famosos de São Paulo:
@cynaramenezes: o casamento é igual à avenida paulista: começa no paraíso e termina na consolação. #sampa457
E, finalmente, Carlos Emilio (@carlosemilio) homenageia a cidade com uma poesia:
@carlosemilio: Sāo Paulo, em cada um dos teus cruzamentos miscigenam-se sangues, dores, temores - e, no eixo de todos, os nossos amores.
A hashtag #sp457anos foi usada durante todo o dia para recolher as milhares de mensagens sobre e para São Paulo.
------