E, infelizmente, a blogosfera às vezes repete o mesmo método de fugir do debate e esconder notícias relevantes para evitar que seus patrocinadores sejam afetados.Mas fabricar matérias, omitindo o que estava escrito eu nunca pensei que fosse ver. Não só por ser algo simplesmente estúpido e facilmente verificável, mas porque também denota uma cara de pau tremenda de uma pessoa que acha que poderá enganar impunemente seus leitores.
Encarem "patrocinadores" como bem entenderem.
Depois de amplas denúncias contra a Ficha Falsa da Dilma, de que foi fabricada e etc, de manipulações inúmeras agora a blogosfera também irá entrar no jogo?
Reparem bem no primeiro parágrafo do recorte de artigo da Eliane Catanhêde na Folha do dia 10 de maio, em especial o trecho "na visita que ele faria hoje e cancelou de última hora", destacado em vermelho.
A versão impressa do jornal contém este trecho, assim como a versão online (só para assinantes), mas qual foi minha surpresa ao ler, no Blog do Nassif, a mesma coluna SEM o tal trecho, que faz toda a diferença.
Eis o print do post no Blog do Nassif, para o caso de apagarem depois:
Reparem que o primeiro parágrafo acaba no "discretamente", mudando completamente o sentido de todo o texto e implicando que a colunista inventou um almoço, ou seja, cometeu uma enorme barriga. Chamada costumeiramente de Eliane Tucanhêde pelo pessoal da Falha de são Paulo, acredito que a jornalista não precise de nenhuma "ajudinha" para ser repudiada.
O texto original:
Pela praxe, com algumas exceções, presidentes oferecem almoço a chefes de Estado no Itamaraty, com registro da imprensa. Dilma, porém, preferia receber Hugo Chávez no Alvorada, discretamente, na visita que ele faria hoje e cancelou de última hora.E o texto manipulado:
Pela praxe, com algumas exceções, presidentes oferecem almoço a chefes de Estado no Itamaraty, com registro da imprensa. Dilma, porém, preferiu receber o venezuelano Hugo Chávez no Alvorada, hoje, discretamente. (?)Pois bem, se o post do Nassif foi ao ar às 14:47 do dia dez de maio e o jornal foi impresso durante a madrugada (logo, o texto estava escrito desde o dia 9), só posso assumir que ou o Nassif ou alguém de sua equipe - normalmente artigos de colaboradores são identificados com o nome destes, mas no caso em tela não há qualquer menção, fazendo crer se tratar de postagem do próprio Nassif - modificou o texto, manipulou o texto para conseguir atacar a uma jornalista (que, convenhamos, nos dá munição suficiente sem que seja preciso inventar ou mentir).
Isto é jornalismo ou é jornalixo?
O mesmo praticado pela grande mídia?
Manipulação, fabricação de notícias, invenção pura e descarada com clara intenção de constranger uma jornalista (que não precisa de nenhum ajuda para fazê-lo, diga-se de passagem) e fabricar uma manchete.
O que pode ter levado o jornalista Luis Nassif - mesmo depois de tudo pelo que passou com o caso das Feminazis - a fabricar algo assim?
---
Agradeço ao @vtrsanti por ter escaneado o jornal e me passado.