quarta-feira, 11 de maio de 2011

A barrigada (?) do Blog do Nassif ou a manipulação da notícia

Pin It
Há alguns dias comentei sobre os blogueiros que se pareciam cada vez mais com o PIG, copiando seus piores métodos, escondendo notícias, fingindo que nada acontecia:
E, infelizmente, a blogosfera às vezes repete o mesmo método de fugir do debate e esconder notícias relevantes para evitar que seus patrocinadores sejam afetados.

Encarem "patrocinadores" como bem entenderem.
Mas fabricar matérias, omitindo o que estava escrito eu nunca pensei que fosse ver. Não só por ser algo simplesmente estúpido e facilmente verificável, mas porque também denota uma cara de pau tremenda de uma pessoa que acha que poderá enganar impunemente seus leitores.

Depois de amplas denúncias contra a Ficha Falsa da Dilma, de que foi fabricada e etc, de manipulações inúmeras agora a blogosfera também irá entrar no jogo?

Reparem bem no primeiro parágrafo do recorte de artigo da Eliane Catanhêde na Folha do dia 10 de maio, em especial o trecho "na visita que ele faria hoje e cancelou de última hora", destacado em vermelho.

A versão impressa do jornal contém este trecho, assim como a versão online (só para assinantes), mas qual foi minha surpresa ao ler, no Blog do Nassif, a mesma coluna SEM o tal trecho, que faz toda a diferença.

Eis o print do post no Blog do Nassif, para o caso de apagarem depois:
Reparem que o primeiro parágrafo acaba no "discretamente", mudando completamente o sentido de todo o texto e implicando que a colunista inventou um almoço, ou seja, cometeu uma enorme barriga. Chamada costumeiramente de Eliane Tucanhêde pelo pessoal da Falha de são Paulo, acredito que a jornalista não precise de nenhuma "ajudinha" para ser repudiada.

O texto original:
Pela praxe, com algumas exceções, presidentes oferecem almoço a chefes de Estado no Itamaraty, com registro da imprensa. Dilma, porém, preferia receber Hugo Chávez no Alvorada, discretamente, na visita que ele faria hoje e cancelou de última hora. 
E o texto manipulado:
Pela praxe, com algumas exceções, presidentes oferecem almoço a chefes de Estado no Itamaraty, com registro da imprensa. Dilma, porém, preferiu receber o venezuelano Hugo Chávez no Alvorada, hoje, discretamente. (?)
Pois bem, se o post do Nassif foi ao ar às 14:47 do dia dez de maio e o jornal foi impresso durante a madrugada (logo, o texto estava escrito desde o dia 9), só posso assumir que ou o Nassif ou alguém de sua equipe - normalmente artigos de colaboradores são identificados com o nome destes, mas no caso em tela não há qualquer menção, fazendo crer se tratar de postagem do próprio Nassif - modificou o texto, manipulou o texto para conseguir atacar a uma jornalista (que, convenhamos, nos dá munição suficiente sem que seja preciso inventar ou mentir).

Isto é jornalismo ou é jornalixo?

O mesmo praticado pela grande mídia?

Manipulação, fabricação de notícias, invenção pura e descarada com clara intenção de constranger uma jornalista (que não precisa de nenhum ajuda para fazê-lo, diga-se de passagem) e fabricar uma manchete.

O que pode ter levado o jornalista Luis Nassif - mesmo depois de tudo pelo que passou com o caso das Feminazis - a fabricar algo assim?

---
Agradeço ao @vtrsanti por ter escaneado o jornal e me passado.
------