quarta-feira, 25 de maio de 2011

Do Quilombo à Gaza, por @ReginnaSampaio

Pin It
Cada um de nós tem sua história pessoal. A minha começa na primeira década  do Sec.XX  quando meu avô saiu de um Quilombo na Bahia e veio para o Rio de Janeiro . Aqui o jovem negro se apaixonou ,casou teve filho e netos com uma  portuguesa de olhos azuis. Foi um casamento bonito e feliz , dos que duram até a morte . Apesar de todo o preconceito racial sofrido que deixou marcas nos filhos e netos.
Um amor que venceu as barreiras de um covarde  preconceito gerou filhos dispostos a lutar pelas injustiças e foi assim , na luta pela liberdade e contra as atrocidades do Regime Militar instaurado pelo golpe de 1964, que meu tio Paulo Vieira Sampaio entrou para a luta armada. E foi por essa luta que ele passou a ser tido como  um "perigoso bandido" segundo a imprensa da época.
Perdi minha mãe muito cedo e graças a isso passei a ser criada por meu tio o “perigoso bandido “ , vivi  parte da infância em diferentes aparelhos , até o dia em fui tirada dos braços do meu tio por agentes da repressão . Lembro do último olhar do meu tio quando o levavam . Depois disso nunca mais o vi . Ele foi um dos mortos pelo Regime Militar. E foi com o estigma do preconceito de ser a sobrinha/filha de um “bandido” que eu cresci.
Nunca esqueci as palavras de meu “onde houver uma injustiça temos que estar lá combatendo". Assim me tornei ativista da causa pró-Palestina.  Minha principal atividade é divulgar  a dor, o sofrimento e a luta por liberdade e justiça do povo palestino. E foi exatamente pro isso que procurei o Raphael Tsavkko para denunciar uma possível perseguição ideológica contra o ex-jogador do Fluminense e atual  jogador  do Real Madrid Marcelo Vieira.
Marcelo foi o jogador que teve sua página no Facebook cancelada após  postar seu aopio à causa Palestina  durante a celebração do Nakba  . Dois dias depois  veio a convocação para a Seleção Brasileira e o mesmo jogador até então tido como certo entre os convocados ficou de fora da seleção de Mano Menezes. O que gerou grande perplexidade junto a maioria dos jornalistas especializados. Alguns exemplos, do Globoesporte.com e Yahoo Esportes.
Por  tudo isso fiz a denuncia quer gerou o brilhante artigo do Raphael Tsavkko e fiz eu mesma umartigo sobre isso. Ambos artigos tiveram muita repercussão . Meu artigo foi parar em comunidades do Orkut , no facebook  e reproduzido em vários Blogs do país. O artigo do Tsavkko foi amplamente reproduzido ,  tendo recebido uma enorme quantidade de re-tuítes na rede social Twitter um inclusive da Rainha Noor da Jordânia e tendo sofrido plágio de órgão da grande mídia.
Com toda essa repercussão recebemos o apoio de muitos internautas, que comentaram , re-tuitaram e divulgaram essa denuncia . Porém temos recebidos muitos comentários caluniosos, agressivos e o que é pior : falsas acusações de anti-semitismo . E é exatamente para esclarecer esses fatos que esse artigo está sendo publicado.
Primeiro: Em momento algum os artigos meu e do Tsavkko foram baseados em boatos. Os artigos foram feitos calcados em fatos de conhecimento público e na surpresa e indignação da maioria da imprensa esportiva pela não convocação de Marcelo Vieira. Segundo: Não houve qualquer conotação racial em ambos os artigos .
Talvez o desconhecimento da diferença entre anti-semitismo e antissionismo tenha gerado comentários tão caluniosos . Cabe aqui então fazer essa diferenciação :
1 – Anti-semitismo : “A palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história “ Enciclopédia do Holocausto
 
2 – Antissionismo  : “Antissionismo é a oposição política, moral ou religiosa às várias correntes ideológicas incluídas no sionismo  inclusive ao estado judeu, criado com base nesse conceito. Eventualmente, o termo também é muitas vezes aplicado à oposição política ao governo de Israel sobretudo se motivada por denúncias de violações sistemáticas de direitos humanos dos palestinos incluindo crimes de guerra “ 
O movimento de apoio à causa Palestina visa exatamente isso : fazer oposição política ao Governo de Israel no tocante ao tratamento dispensado ao povo palestino . Romper o cruel boicote , ajudar aos refugiados , lutar pacificamente pelo reconhecimento e  independência do Estado Palestino (o Brasil já reconheceu o Estado Palestino) e denunciar as violações aos direitos humanos cometidas contra os palestinos.
Em momento algum prestar ao apoio e solidariedade ao povo palestino assim como aos ativistas da causa palestina , como no caso Marcelo Vieira , é “ propagar rumores anti-semitas” .  Se assim fosse não haveriam tantos israelenses e judeus em toda parte do mundo que são ativistas pró-palestina.
Por último gostaria de deixar meu agradecimento  aos ativistas pró-Palestina em várias partes do mundo ,ao cartunista Carlos Latuff , ao RioBlogProg (Movimento dos  Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro ) , a comunidade Islâmica do Rio de Janeiro , aos amigos do facebook , aos seguidores do Twitter , aos “ blogs sujos “ ( como são chamados os blogs progressistas pela reacionária Direita pátria ) em particular  ao Maria da Penha Neles pelo carinho e apoio . E o meu agradecimento especial ao Raphael Tsavkko  sempre disposto a divulgar a causa Palestina e ao Herval Junior  por sempre nos ceder esse espaço de tanta importância e valia para a divulgação da nossa causa.
Reginna Sampaio
Links pertinentes :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u489594.shtml ( Historiador de origem judaica faz críticas ao sionismo )
http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&n=483938&p=2&Tipo=  ( Lula recebe críticas por evitar homenagem ao criador do sionismo )
----

------