quinta-feira, 30 de junho de 2011

Copa do Mundo e Adeus ao PNBL, nasce o PNMT!

Pin It
Leiam o trecho abaixo:
A construção de aeroportos e estádios está longe de ser a única preocupação do governo entre os projetos de infraestrutura ligados à Copa do Mundo. As prioridades também passam diretamente pela pasta das Comunicações, onde uma estratégia começou a ser desenhada para atender a demanda por internet e transmissão de dados em tempo real.
Por meio da Telebrás, o governo vai instalar uma rede sofisticada de internet nas 12 cidades que sediarão os jogos de 2014, um projeto que, pelo orçamento inicial, é estimado em cerca de R$ 200 milhões. O projeto é parte de um conjunto de medidas desenhadas pelo governo para disseminar o acesso à internet rápida pelo país.
Em resumo, o governo se desdobrará para ter uma internet de ótima qualidade (e estatal, não da Telecômica) APENAS nas cidades-sede da copa, ao mesmo tempo em que abandona o PNBL (transformando-o em algo do tipo PNMT, ou Plano Nacional de Mamata para as Teles), dando-o de bandeja às empresas que insistem em ter lucros gigantescos em troca de serviços medíocres com a total e eterna conivência do governo (FHC, Lula, Dilma, todos).

Basicamente não teremos um PNBL, mas sim um presente às teles e (mais uma) banana ao povo, e todos os esforços do governo serão exclusivamente para a copa, incluindo despejos forçados, corrupção, superfaturamento, criminalização de movimentos sociais, obras faraônicas muitas vezes desnecessárias, estádios desnecessários (como um quarto e gigantesco estádio em Recife, ou melhor, em cidade vizinha e longe, quando todos os 3 grandes times já tem estádios) e etc... Sem falar na caixinha de vereadores, prefeitos, governadores e deputados que irão lucrar direta ou indiretamente durante todo o processo.

PNBL que não garante universalização, que não garante velocidade digna, que não garante alcançar grandes áreas do país (agora fala-se não em banda larga, mas em conexão móvel, que todos sabemos ser uma piada).
Todas as empresas, de telefonia móvel e fixa, vão oferecer internet por R$ 35, com velocidade mínima de 1 megabit por segundo. Onde elas tiverem dificuldades para fazer isso, poderão usar tecnologia móvel. Há aproximadamente 3 mil municípios com tecnologia 3G implantada. Isso serve para fazer internet também. Disse Paulo Bernardo.
Quem usa 3G sabe do lixo que é o serviço. Não precisa dizer muito.
As empresas estão aderindo. Onde há telefone fixo de uma concessionária, a tendência é que a tele ofereça um pacote para diminuir os custos da internet ou da assinatura básica. Provavelmente, as empresas vão diminuir o valor da assinatura básica.
Adorei o "provavelmente". Leia-se "o governo não fará nada e apenas rezarão pras teles serem boazinhas, mas se não forem, o povo que se exploda".

Tudo isto casado com a catástrofe das obras da copa. Milhares de famílias forçadas a sair de casa sem qualquer garantia (algo comum em São Paulo de Kassab, diga-se, o neo-aliado do governo), obras desnecessárias e por aí vai.

Unindo a piada do PNBL Dilmista com as obras da Copa temos uma verdadeira catástrofe.

Tudo para as teles, para o povo as migalhas.

-------
Escrevi o texto abaixo durante minhas férias, e sua atualidade permanece:

De última hora fico sabendo da mais fantástica novidade! Dilma, não contente em aprovar o Código Florestal (ela diz que vai vetar algumas partes, alguém acredita?), em rifar os gays pelos Marginais da Fé e pela cabeça do Palocci, agora rifou o PNBL!
Se tudo correr de acordo com o script político, na próxima quarta-feira, 1º/6, as empresas de telefonia - que realizarão pela primeira vez em Brasília o seu encontro anual - poderão celebrar o aviso a ser dado no mesmo dia de que o Ministério das Comunicações encerrou o Plano Nacional de Banda Larga, pelo menos, nos moldes idealizado e aprovado pelo ex-presidente Lula.

Lula desejava uma Telebrás forte, com uma rede que fosse capaz, se necessário, de prover o acesso à internet banda larga aos mais pobres onde as empresas de telefonia se recusassem a prestar o serviço - e o fim desse PNBL será materializado na substituição do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, pelo atual secretário-executivo do Minicom, Cezar Alvarez.
<<No fim o Santanna caiu mesmo, e saiu atirando>>

Isso mesmo, PNBL estatal, com fortalecimento da Telebrás e universal foi pro saco. Agora tá nas mãos das teles! Mais um bom projeto do Lula que Dilma manda pro inferno (com o perdão dos marginais da fé).

Em apenas uma semana retrocedemos décadas. Juntemos a isto os retrocessos com a Ana de Hollanda e no MRE e temos uma festa! Nem vale comentar o sumiço da Comissão da Verdade da agenda, é chover no molhado.

Mas para os que entraram em desespero, um alento:
A meta do governo é construir 6 mil creches e 10 mil quadras esportivas cobertas até 2014. A presidenta Dilma Rousseff também destacou o início de um projeto inédito no país: a bicicleta como meio de transporte para que os estudantes cheguem à escola.
Não, não são as metas, de metas temos o Kassab como exemplo. Falo do incentivo ao transporte via bicicleta!
Olha, foi uma alegria poder iniciar este projeto, inédito no nosso país. É uma nova modalidade do programa ‘Caminho da Escola’, criado para garantir que toda a criança tenha um meio de transporte para chegar à escola. Doamos 30 mil bicicletas, com capacete, para estudantes de 81 municípios do Brasil. Esses estudantes precisavam andar quatro, cinco quilômetros para chegar à escola. Estamos no comecinho desse novo projeto. Até o final do ano, queremos atender 100 mil estudantes em quase 300 cidades, começando aos poucos fazendo esse teste em cidades pequenas, em locais onde não há muitos carros e, portanto, onde o tráfego não é pesado e as crianças não correm riscos. Vamos ampliando as doações na medida em que as avaliações forem positivas nestas primeiras cidades.
Resolveram todos os nossos problemas! Porque não dar opção a estes estudantes de ter um transporte de qualidade para a escola e para casa? Mais barato é dar bicicletas e fazê-los pedalar por 5, 10 kilômetros!

Um verdadeiro incentivo à educação! Em grandes cidades será um estouro! Crianças de 10 anos dividindo espaço com carros nas grandes avenidas da cidade! No interior, as crianças levarão as bicicletas por estradas enlameadas, na chuva ou mesmo atravessarão rios nas bicicletas!

---
Acredito que programas de incentivo à bicicletas sejam benéficos, que fique claro, mas este projeto me parece um paliativo absurdo pra mascarar a ineficiência do Estado, de estados e municípios em prover transporte à estudantes do ensino público. Foi ligado o "foda-se". Dão a bicicleta e ponto, arrume um jeito de ir até a escola.
---

Faz dias que os perfis do PT só sabem falar de deste projeto de incentivo ao uso de bicicletas (e nem uma palavra sobre os "recuos estratégicos"...) Entendi! Com o Código Florestal abrimos mais espaço pras bicicletas, já que teremos só terra arrasada, sem florestas e com o PNDBL eliminado, nas mãos das teles, incentivamos o povo a usar bicicletas, afinal, não terão internet em casa!

É mesmo uma JÊNIA!

Só não entendi onde rifar os gays entra nisso, a não ser que os Marginais da Fé comecem a pregar o uso de bicicleta pros fiéis em troca do "favor".

Isso sim é pensar no coletivo!

Impressionante, votei na Dilma e ganhei o Serra!
----------------------------------
------