domingo, 24 de julho de 2011

#BlogProg e a crise da falta de democracia na escolha de representantes

Pin It
Chegou ao conhecimento de muitos, via twitter, que representantes regionais do #blogprog foram eleitos para representar a região Sudeste. O problema? Ninguém foi consultado!

Blogueiros Progressistas de SP, escolhem seus representantes.

A comissão organizadora dos Blogueiros Progressistas de São Paulo, democraticamente e em consenso decidiram na escolha de seus representantes legais.

Representante da Região Sudeste no Nacional feita pelo #BlogProgSP
Tal eleição (ou eleições) foi levada a cabo apenas entre aqueles que organizaram os encontros estaduais (lembrando que estes nunca foram eleitos, apenas tinham disponibilidade) e fomos - todos os demais #BlogProg - "informados" posteriormente que tínhamos (sic) eleito os representantes.

Que tipo de democracia é essa em que um grupinho fechado não-eleito se investe no direito de decidir quem representará a todos os membros sem nenhum tipo de transparência ou consulta?

A escolha arbitrária e sem qualquer consulta causou revolta em muitos. O problema maior parece ter sido em São Paulo. Em Minas, segundo o @MichaelRosa13 houve convocação via twitter e na lista do grupo local para uma votação. Em São Paulo a comissão, que foi formada por quem tinha disponibilidade para organizar o #BlogProgSP, decidiu sem qualquer consulta os nomes, passando por cima de qualquer processo minimamente democrático.

A primeira denúncia veio dos blogueiros do alto Tietê e também comentado pelo @Imprenca:


 

E logo depois a notícia se espalhou.

Se por um lado é fato que, durante o encontro nacional foi decidido que seriam formadas comissões, não é nem um pouco democrático que estas comissões decidam os rumos do BlogProg sem consulta posterior, como se iluminados fossem.

Sobraram acusações e denúncias:

E, claro, orgulhos feridos:

Ou seja, quem não pode participar de reuniões de comissão ou não pôde participar do Encontro Nacional fica automaticamente excluído dos processos decisórios. Não houve nenhum aviso de que haveria qualquer eleição. Os "prepresentantes" foram impostos, apenas divulgados.

No Encontro Nacional ficou acertado que as comissões regionais iriam indicar representantes pra Comissão Organizadora Nacional (Comissões do Sul, sudeste, Nordeste e etc).

A crise, então, se dá porque as comissões estaduais (que não foram eleitas, mas simplesmente formadas por interessados com disponibilidade) é que decidiram, sem consult,a quem serim os membros da Comissão REgional do Sudeste (única que tmeos notícia de que foi formada até agora).

A estrutura é simples:
1. Comissão Estadual (não-eleita)
2. Comissão Regional (que deveria ser eleita pelos BlogProg e não exclusivamente pelas comissões estaduais)
3. Comissão Nacional

A crise se dá na indicação por parte das Comissões Estaduais do Sudeste (até agora a crise se centra nas comissões do Rio e de SP) de representantes para a Regional, algo que foi feito sem transparência ou democracia.

O que diz a carta nacional:

[...]- e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis também por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais.
As Comissões Regionais (que não existem, mas foram formadas de forma anti-democrática pelas comissões estaduais) iriam indicar um representante para o nacional.

Em momento algum as comissões estaduais (novamente, não-eleitas) entraram em contato, seja via lsita ou de foutra forma, para convocar eleições para a Comissão Regional do Sudeste. Apenas divulgaram o resultado de um processo sem nenhuma democracia e, depois dereclamar na lista do BlogProg nacional, recebi o e-mail:
A comissão organizadora do BlogProgSP, em um sistema de votação (conforme orientado pelo Nacional), elegeu o Sérgio Telles (RioBlogProg) para representar a Região Sudeste junto ao Nacional e Aparecido Araújo e Paula Marcondes para representar SP. Da mesma forma, as comissões do RioBlogProg e do BloguemusMG elegeram, respectivamente, Theo Rodrigues e Miguel do Rosário para representar o RJ e Beto Mafra e Michael Rosa para representar MG. Ambos estados também votaram em Sérgio Telles como representante da região Sudeste. Espírito Santo está sem comissão e por isso não entrou no processo. Fizemos isso conforme nos orientaram em Brasília, já que não havia mais gente na plenária depois das 16h naquele domingo. O Miro conversou comigo e com o Sérgio Telles no aeroporto naquele mesmo dia e nos disse que as comissões podiam decidir e passar as escolhas para o Barão. Além disso, entramos em contato com a Daniele semana passada e nos foi orientado que deveríamos entrar em contato com as comissões, decidir e passar o nome para eles. A decisão foi feita com todas as três comissões, dos três estados. A comissão de SP não é fechada. Esse mês mesmo o Geison Gunnar passou a participar. E assim será com quem tiver vontade de trabalhar. Nós, inclusive, colocamos dinheiro do nosso bolso todo mês, pra que a coisa funcione. O pessoal do Alto Tietê tem portas abertas para conversar conosco e para contar com nossa ajuda nos encontros deles, basta mandar email para o grupo. Assim como está ocorrendo com encontros que acontecerão no ABCD, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

Paula Marcondes e Cido Araújo
O e-mail, assinado por duas pessoas, chegou menos de uma hora depois de minha reclamação inicial na lista e não responde a nenhum dos questionamentos importantes. E chegou num formato feito para tentar matar qualquer crítica, parecendo já estar preparado ha tempos, na espera de reações contrárias.

Não diz qual sistema de votação foi utilizado, não esclarece porque o Espírito Santo - se não tem cmissão - foi excluído sem pestanejar (porque os blogueiros locais não foram consultados, já que não há comissão? - e está em desacordo com a carta aprovada no encontro nacional, que não dá às Comissões Estaduais o poder de eleger a Comissão Regional.

A carta informa APENAS as funções da Comissão Regional e que devem ter até dois representantes de cada estado. Em momento algum diz que esta Comissão Regional deve ser formada e votada exclusivamente pelos iluminados das Comissões Estaduais (e que estados sem comissão seriam excluídos).

Em se tratando de uma organização plural, não cabea uma ou 5 pessoas decidiremos rumos de toda a organização. E, se a decisão foi tomada ainda durante o encontro do BlogProg em Brasília, porque só foi divulgado agora?

Se agarrar às palavras do Miro e da Daniele tentando desviar o foco do que é mais importante não funciona: Ninguém foi convidado a participar se quer da escolha de quem representaria São Paulo, quiçá a região sudeste.

Os Blogueiros Progressistas são, obviamente, blogueiros. Surpreende que ferramentas virtuais - mesmo polls virtuais - não tenham sido usados para a votação. Sequer o meio virtual foi usado para informar sobre a votação, sobre candidatos...

É impensável que se espere presença física e exclusivamente física dos membros para votações e discussões.

Estamos falando de um movimento que tem por base as redes, mas estas não foram sequer pensadas para dar suporte a tal processo. "Falta de interesse" não é um argumento válido em um processo democrático ou para se garantir democracia em uma organização. Porque não criar meios de participação online? Sem esgotar TODAs as formas de convocação e participação, uma escolha sem consultas é anti-democrática.

É uma comissão decidindo entre ela quem representa o grupo. A proposta do BlogProg é exatamente a de mostrar a força da rede, a força da blogosfera e, ao mesmo tempo, alguns "representantes" não querem usar a rede para eleger e serem eleitos?

Falamos em democratização das comunicações, em democratizar as mídias, mas não temos democracia nem dentro do nosso próprio grupo? Queremos financiamento público para blogs sem sequer usar as plataformas online para resolver pequenos problemas?

Em meio a toda crise, o "eleito" Sérgio Telles parte para o ataque:

Raphael, inicialmente, vc precisa se decidir se vc é "e-blog" ou "blogprog". Pq a carta do "e-blog", espalhada por aí e assinada por vc, declarava que o grupo era dissidente e oposição clara ao "blogprog". Daí ficar falando pelo "nosso" movimento se vc é desse ou é do outro declaradamente antagônico?
Portanto, como representante de um grupo oposicionista, é natural que críticas - e elas são sempre bem-vindas, desde que AGREGADORAS - sejam feitas.
Vamos aos fatos iniciais: me diga, quem do grupo atual da comissão nacional foi escolhido por alguém? Hummm, ninguém né?
Vamos a outros fatos: quantas reuniões houveram nos estados, em cada um deles, e essas pessoas que formaram as comissões organizadoras não foram as DISPONÍVEIS apenas, mas as DEDICADAS - pessoas que abriam mão de outros compromissos, muitas com filhos, com problemas pessoais, mudando sua rotina e abrindo mão de outras atividades pra poder organizar um evento estadual, fora no meu caso, todos os procedimentos de formação do RioBlogProg que atualmente são modelo para os demais estados, inclusive de outras regiões do país.
Outra: qual outra forma podemos fazer uma eleição nesse período entre o nacional e os próximos encontros estaduais? Sabe o custo de convocar uma assembléia estadual? Qual a utilidade de marcar uma assembléia, gastar dinheiro se já sabemos que irão as MESMAS pessoas que sempre tem ido nas reuniões? (tentei isso VÁRIAS VEZES aqui no Rio e os únicos que sempre apareceram foram o Theo, o Miguel e eu). E é o mesmo caso nos demais estados. Os estados reuniram-se, decidiram por votação (em São Paulo inclusive houve disputa acirrada), apenas o meu nome que foi consensual, aliás, tenho o apoio de muita gente que também não faz parte das comissões do sudeste.
Esses representantes não serão eternos. Mas já foram indicados por alguém que fez alguma coisa CONSTRUTIVA pelo BlogProg. Isso já dá uma ótima representação temporária. Nesse momento, é melhor ter as pessoas que reconhecidamente lutaram pra que esse movimento existisse como são as 7 pessoas indicadas, do que esperar um encontro estadual e ficar sem ninguém até lá. A coisa precisa começar a funcionar desde já, temos providências a tomar.
Durante os próximos encontros estaduais, podemos muito bem referendar esses nomes, e caso os presentes em sua maioria discordarem, abrir nova eleição. Para a agilidade e o custo de momento, e precisamos constituir isso o mais rápido possível (os estados querem e cobraram de ter participação na comissão nacional), foi a forma mais democrática de se obter os nomes nesse momento, e como a Paula falou, sob orientação do Miro Borges.
Às vezes a questão prática e de limitação orçamentária nos impõe limites ao exercício da democracia, mas duvido que haveriam, nesse momento, nomes mais endossáveis que esses escolhidos, pelo histórico de luta no BlogProg de cada estado.
Estou à disposição para mais esclarecimentos.
Abraços
Sergio Telles
Ao que respondo:
Sérgio,

eu não tenho que decidir nada. eu sou #Eblog e #Blogprog. E a carta do #Eblog contém diversas das críticas ao #BlogProg que eu venho fazendo ha tempos, mas não é uma oposição, como ficou bem claro para quem efetivamente leu a carta.

Eu não sou representante de nenhum grupo oposicionista e sou blogprog ha tanto tempo quanto você e quanto muitos nesta lista. E as críticas via Twitter vieram de muita gente sem ligação alguma com o #Eblog e não podem ou serão descartadas.

O processo de escolha de representantes não foi democrático.

quanto a decidir;votar em membros, conheces a internet? Conheces processos de votação/discussão online? Temos de fazer tudo offline? não podemos nos candidatar ou discutir candidaturas pelo meio online?

Quanto à disponibilidade/Dedicação, é algo para desviar o assunto. Nem todos tem condições de fazer parte de comissões.

Não sei como um grupo de internet e a abertura de polls online possa ser custosa, o que não quer dizer que não queiram tomar parte em decisões que lhes afetam.

Não sei como um grupo de internet e a abertura de polls online possa ser custoso para nenhum organização. E "custo" não é desculpa para se sustentar um processo anti-democrático de escolha de representantes que não representam ninguém. E não cabe à um membro de comissão - e eleito por ela!-  achar que os nomes disponíveis eram os melhores ou os únicos.
O fato de membros da Comissão responderem com subterfúgios, acusando o interlocutor ao invés do mérito ou dos méritos diz tudo.

Cabe a tod@s - e não só, mas especialmente aos #BlogProg - o incentivo ao uso de ferramentas online para discussões e votações. Em pleno século XXI e em meio a uma comunidade de blogueiros, afirmar que sem o fator presencial as pessoas devem ser excluídas dos processos decisórios soa anacrônico, falso.

No fim das contas, a vrdade é que certos elementos do #BlogProg se sentiram intimidados com o nascimento do #Eblog e se agarraram ainda mais firmes em seu objetivo de transformar o BlogProg em linha auxiliar do governo, aparelhado e inútil como a UNE.

A Débora Cruz acertou em cheio:
Qualquer crítica ao governo é tida como traição. É coisa de #Eblog, dizem. E, para qualquer um que LEU de verdade o primeiro manifesto e a primeira carta do grupo à blogosfera sabe que não se propõe a ser oposição ao #BlogProg, mas a caminhar junto e atuar nas mesmas lutas, sempre que houver acordo.

O interesse do grupo que tem tentado agir da forma mais anti-democratica possível é o de garantir a transformação da organização em linha auxiliar através de ataques insensatos a este ou outro blogueir.
Clique para ampliar
Será que este grupo está apenas interessado em neutralizar a todos os críticos e garantir um palanque virtual para o governo, mesmo que muitos dos neutralizados sejam eles próprios petistas, mas com consciência?
------