segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Esse é o desenvolvimento de vocês

Pin It
Comentário do @Gugapotter recebido no post "Zara, Belo Monte e a justificativa da escravidão por interesses" que merecia virar um post a parte. Excelente. Um apanhado sobre a visão do governo dilma e deste neo-PT sobre o real significado do desenvolvimento e o papel do trabalhador em unicamente garantir a ampliação dos lucros do andar de cima.
Primeiro, já sabemos do passado das outras hidrelétrcias. Não lembro o nome, mas uma no Pará deslocou forçadamente SEM INDENIZAÇÃO milhares de famílias.
Aqui no Piauí, para fazer a Transnordestina estão pagando indenizações de 5 reais. O juiz, pra derrubar uma bananeira, indenizou a família pelo preço de uma penca de bananas

E salvar quem cara-pálida?
Salvar a burguesia?? é isso?

Porque Belo Monte vai fornecer energia barata para as empresas, que explorarão os trabalhadores.
Para que empresas paguem merrecas a trabalhadores, quiça em condições iguais às da Zara.

Estudos do ILAESE (Instituto Latino Americano de Estudos Sócio-Econômicos) , o valor arrecadado com vendas pelas 500 maiores empresas sediadas no Brasil em 2010 foi de 1,3 TRILHÃO de DÓLARES!
Todas elas juntas empregam 2.874.961 trabalhadores.
ISSO SIGNIFICA QUE CADA TRABALHADOR PRODUZIU 452 MIL DÓLARES.
A pergunta que fica é: quanto eles receberam?

Esse é o desenvolvimento de vocês.
Lucro pro patrão, e trabalho pesado ao trabalhador??

Belo Monte salvará a quem?
Ao clã Sarney, um dos principais defensores do projeto, desde a década de 80?

Eu moro no NORDESTE e digo: Não, não trará desenvolvimento algum. Trará dinheiro às grandes empresas. Só isso.
Se quisessem tirar o trabalhador da agricultura de subsistência, que se investisse em AGRICULTURA, em COOPERATIVAS, em LINHAS DE CRÉDITO AO PEQUENO PRODUTOR.
Esse dinheiro poderia ser empregado pra melhorar a vida de trabalhadores, mas será usado pra fornecer energia a patrão...que explorará trabalhadores.

E sim, defendemos que os pobres tenham energia elétrica. Mas Belo Monte não é para isso. Repito, é para as empresas, não para as pessoas!

E não estamos colocando o abstrato acima do concreto.

Queremos que concretamente o governo invista nos trabalhadores. Que não idealize um mundo sem miséria, sendo aliado da classe dominante - isso sim é um idealismo puramente abstrato.
Que defenda a classe trabalhadora contra os patrões, que vivem querendo reduzir seus salários e reprimir suas greves!
------