segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Basta apertar o botão e selecionar sua "opção sexual"

Pin It
Em julho, postei uma carta da leitora da Folha Ana Prudente questionando se o "crime" de "heterofobia" iria ter o mesmo tratamento da homofobia. Junto a esta pérola, postei minha resposta ao mesmo jornal.
Ante as declarações do ministro Ayres Britto, para quem o homofóbico "chafurda no lamaçal do ódio", pergunto: o crime de "heterofobia" terá o mesmo tratamento que a homofobia, já que todos somos iguais perante a lei?
ANA PRUDENTE (São Paulo, SP)
Homofobia
A leitora Ana Prudente ("Painel do Leitor", ontem) questionou se o crime de "heterofobia" teria o mesmo tratamento do de homofobia. Pergunto: algum heterossexual, por acaso, já foi vítima de qualquer tipo de ofensa ou sofre agressões por ser heterossexual? Quantos heterossexuais foram agredidos na avenida Paulista por estarem acompanhados de seus parceiros? Quantos foram forçados a sair de um recinto após demonstrações de afeto? Quantos foram impedidos de se hospedar em hotéis devido à sua orientação sexual?
É vítima de preconceito aquele estigmatizado por sua orientação, vítima de chacota, de violência e repúdio devido ao medo e à ignorância dos demais. Héteros não estão nesta categoria.
RAPHAEL TSAVKKO GARCIA (São Paulo, SP)
Eis que alguns meses depois a figura encontrou meu blog e resolveu me responder... reproduzindo e ampliando seus preconceitos:

Demorou mas o encontrei, Infelizmente apenas muitos dias depois de sua resposta, alguém comentou comigo que ela existiu pois saí em viagem no dia seguinte da edição do meu comentário na FSP. Minha defesa será apenas com algumas perguntas básicas, logo após pequeno comentário. Tenho amigos gays que amo de paixão, com os quais convivo e defendo com unhas e dentes sua opção sexual. A questão que estamos discordando é outra, que exporei a seguir:
1) Vocês estão misturando direitos com libertinagem.
2) A opção sexual de cada um é privada, não se precisa esfregar na cara de ninguém.
3) Na semana passada, mais uma vez tive que me ausentar de um restaurante, onde na mesa ao lado em que eu estava jantando com um dos meus filhos e sua namorada , dois moços só faltaram chegar aos finalmentes.
4) Na condição de heterosexual, eu jamais avancei todos os sinais só pra provar que eu sou hetero. Respeito é bom e eu gosto, em tudo na minha vida!
5) Talvez para afrontar, vocês avançam todos os sinais, Não são todos, mas prefiro viver num mundo onde todos respeitam os demais em lugares públicos.
6) Os gays, há alguns anos atrás, assim como os heteros, no mundo que vivo, se respeitavam. Éramos respeitados como pessoas, como amigos, como profissionais etc....mas a questão sexual era privada e fim de papo.
7) Não é se lambendo e se esfregando uns nos outros que serão respeitados, impondo um comportamento social inverso à moral e aos bons costumes.
8) Por acaso vc como gay, já foi impedido de entrar em um cinema, em um banheiro, em um restaurante, em um Fórum ou cartório? Não, com certeza não.
9) Pois se vocês olharem para os deficientes físicos, dependentes de cadeiras de rodas às quais estão destinados e não por "opção" seja lá qual for, e se prestarem atenção que eles, mais do que ninguém sofrem discriminação, então saberão que suas "opções sexuais" são muito menores do que querem impôr ao mundo.
10) Pelo exposto, pela forçada de barra. é que continuarei questionando se as leis para os homossexuais valerão também para os heteros. Se vivemos em uma democracia, se teremos o dia do homoxessual, porque não termos o dia do heterossexual?
11) Pois é, Kassab vetou né! Porque será? Somos diferentes como cidadãos. eleitores, pessoas, profissionais e por aí afora?
12) Tenha a certeza que estou representando uma minoria no mundo em que vivemos e como tal, eu também quero os meus direitos.
13) Com o número do PT, me despeço desejando um bom final de semana. Não precisamos ser inimigos, apenas receber tratamentos iguais.
FIM  
Como tod@s podem ver, um primor de preconceito, homofobia e descaramento. A cidadã teve a capacidade de reproduzir boa parte dos estereótipos mais estúpidos atribuídos à comunidade LGBT - só faltou reclamar que eles são pedófilos e que espalham AIDS pelo mundo pra completar - sem nenhuma vergonha de parecer tosca.

Como não pdoeria deixar de ser, acabei respondendo à figura. Inicialmente de forma cordial, mas claramente perdendo a paciência frente à tanta boçalidade Bolsonariana.

O interessante de toda a discussão, porém, foi a certeza por parte da ana Prudente de que se eu falo a favor da comunidade LGBT eu, automaticamente, devo ser gay. Não deve ser possível entrar numa cabeça tão estreita noções de solidariedade, direitos humanos... quiçá de mera humanidade:
Ana, posso te contar um segredinho? Ter amigos gays não te torna menos homofóbica.

E o fato de você chamar de "opção" sexual deixa isso claro. Não é opção. Ninguém escolhe ser vítima de preconceito e ser ameaçado de morto por andar na rua e demonstrar afeto. Ser gay é, assim como hétero, uma orientação.

E, seu preconceito fica ainda mais claro quando, para tentar rebater meus comentários, acredita logo de inicio que eu seja gay. Não sou. Sou hétero, e muito bem resolvido com minha sexualidade. Tanto que milito junto ao movimento LGBT esperando que todos possamos ter os mesmos direitos..

1) O que é libertinagem pra você? Casar? Adotar? Viver feliz e em paz com um(a) parceiro(a) igual fazemos nós, os héteros? Ou é libertinagem exigir proteção para não serem vítimas de xingamentos e preconceito na rua. Você também acha que é libertinagem criminalizar o racismo? Porque isso é crime e o racismo está na bíblia, mas nenhum padre ou pastor, hoje, exigem ter a "liberdade" de dizer que negros são inferiores. Porque você (ou qualquer um) quer ter o direito de dizer isso dos gays?

2) Orientação sexual. E esfregar? Você diz andar abraçado, de mãos dadas, se beijar igual fazem os.... heteros? Só eles (nós) podem(os)? Alguém já espancou um hetero por beixar o(a) parceiro(a)? Nunca sofri preconceito ou fui ameaçado por beijar ou abraça minha noiva em público, mas tenho amigos que quase apanharam por fazer o mesmo com o namorado. Você concorda com isso?

3) E? Se fossem héteros estava ok? Exageiros estão errados de ambas as partes. Já presenciei um casal hétero transando no meio de um parque infantil.

4) E alguém precisa "provar" algo sobre usa sexualidade? De respeito TOD@S gostamos.

5) Vocês...? E acho que vocÊ anda frequentando os lugares errados, honestamente.... E nem quero imaginar qual deve ser seu padrão "moral"

6) E quando deixou de ser? O que se discute não é sexo, mas DIREITOS. Sabe, direito de não ser morto por ser gay? E eu suspeito desconhecer esse seu mundo....

7) "moral e bons costumes", hahahha! Desculpa, mas quem dita isso? A igreja católica? A Universal? A Globo? Você? Mas engraçado, você não aceita que gays "se lambam e se esfreguem", mas aceita que héteros fazem isso? Porque eles (nós, ainda que eu não faça isso) também fazem!

Você demonstra o máximo que um ser humano poderia ter de preconceito. Finge racionalidade, mas usa desculpinhas pseudo-racionais e totalmente subjetivas, religiosas e fascistas para tentar provar que gays tem um comportamento diferente dos héteros. Desculpe, mas falha miseravelmente. 

8) eu, como hétero, nunca fui proibido de nada, mas tenho amigos que foram constrangidos em lugares públicos. Existem gays - casos famosos! - expulsos de bares, docerias e até de shoppings por beijar o parceiro! E falo em BEIJAR e não nas suas ilusões de libertinagem exclusivista. Se você não conehce os casos, urge que aprenda a procurar! Mas se você só ler a Veja, ai ferrou!

9) Então, não existem direitos "menores", querida. E, novamente, deixe de preconceito com esse papo de opção. O fato de um gruo A sofrer preconceito não significa que um grupo B deva achar lindo sofrar também mas abrir mão de sua luta pelo outro. Devem lutar por direitos para TODOS os explorados. E é isso que o movimento lgbt faz, assim como as feministas, negros e etc...

E... quem quer impor "opção sexual"? Sério, você tem problemas mentais? Algum gay ou lébica já disse pra você que você é inferior por ser lésbica? Te ameaçou bater? Te ameaçou cortar direitos, como o de casar adotar e etc? Acho que não. Então que imposição é essa?

10) Ou seja, você continuará a ser uma homofóbica criminosa. E se não há dia do heterossexual é porque TODO dia é dia deles (nosso). Nenhum hetero é vítima de violência por ser hétero. Aliás, tem hétero morrendo por defender gays!

Vá estudar, minha querida, você é ignorante DEMAIS!

11) Vetou por pressão de gays e heteros que não são homofóbicos e criminosos.

12) Me aponte UM único direito seu caçado por qualquer gay ou qualquer direito seu que um gay queira retirar. Você não é só homofóbicca como também tem ilusões! Posso te recomendar um bom psiquiatra pra essa sua mania de perseguição.

13) Dispenso o "número do PT" (ah, você achou que eu sou petista? Errou de novo.Não precisamos ser inimigos, mas homofóbicos são meus inimigos. 
Vale à pena ir ao post e ler alguns dos comentários, mas vale reproduzir este:

Andre Villela:
Opção sexual?

Toda vida que eu arcordo meu Sistema pergunta: Opção sexual de hoje senhor Andre Villela?

- Homem
- gay
- lésbica
- Travesti
- Pansexual

Basta eu apertar o botão, selecionar, dá login no sistema e pronto, tá feita minha opção sexual do dia!

________________________________________________________________________________
Santa ignorância... tsc tsc
------