sábado, 3 de setembro de 2011

Paulo Bernardo versus Globo: Há realmente interesses por trás?

Pin It
O Pierre Lucena, do ótimo blog pernambucano Acerto de Contas, comenta sobre o Paulo Bernardo:
Hoje o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu seu tiro com a bala de prata. Foi para cima das Organizações Globo, que de alguma forma começou a pegar no pé dele, através da Revista Época.
Na última semana a revista pediu esclarecimentos a respeito de um jatinho no qual o Ministro teria viajado. O Ministro não teria respondido, e a Globo começou a direcionar sua artilharia.
Para começar, é bom deixar claro que o Ministro não tem que ficar choramingando. Demorou muito para se explicar. Sua nota, reproduzida abaixo, é bem direta e responde bem aos fatos, e deveria ter sido divulgada antes.
Mas vamos aos pormenores.
Paulo Bernardo não é um Ministro qualquer. Ele é responsável pela pasta na qual a Globo tem total interesse. É o primeiro Ministro em décadas que não é subserviente aos interesses do grupo.
E como não acredito muito em coincidências, algum interesse muito nebuloso Paulo Bernardo contrariou. Tem algum boi nessa linha.
Para ler a nota do Paulo Bernardo e, claro, visitar o Acerto de Contas, basta clicar no link.

Por um lado, fato, é uma pasta que a Globo tem interesse em ter um dos seus no comando, mas por outro, o que o Paulo Bernardo fez até agora para assustar a Globo? Nada.

Congresso aprovou o PLC 116 que beneficia a Globo (que dentre outras não será mais laranja na NET), o PNBL só privilegia as Teles em detrimento de qualquer qualidade ou do povo e, finalmente, o projeto de controle social da mídia foi enterrado. É mais fácil o Brasil mandar um astronauta para a lua que isso sair do papel, ou mesmo chegar em algum papel timbrado, oficial, que faça diferença.

A Globo até poderia querer atacar o Paulo Bernardo de graça, mas seria uma perda de tempo, pois de inimigo ele não tem nada, ou ao menos não demonstra ser.

O interesse da Globo parece ser o de desestabilizar, como um todo, o governo. E, sejamos honestos, até o momento as denuncias feitas pela mídia contra ministros tem sido certeiras. Vários já caíram.

Corrupção na maioria dos casos, escondidas pelo governo, mas denunciadas pela mídia que tanto chamam de golpista.

Não nego que em muitos momentos ela seja mesmo golpista, e que denunciam a corrupção do governo ao mesmo tempo em que escondem a dos tucanos (veja São Paulo, a quantidade de CPI's enterradas que a mídia finge não ver e etc), mas a parcialidade da mídia não pode servir de desculpa para enterrar denúncias corretas.

E não nos esqueçamos de quem denunciou o Mensalão do DEM: A mídia, o terrível PIG.

Todas devem ser investigadas. As que podem ser desmentidas devem ser desmentidas e as que são verdadeiras devem ser investigadas e levar a algum lugar.

----
Antes que alguém resolva me acusar de alguma coisa, deixo claro que tenho horror a esta mídia nossa, brasileira. Mas isto não significa que de antemão eu negue a validade de suas denúncias e muito menos o fato de que, por vezes, acertam. Continuam sendo podres, é óbvio que investigam com muito mais afinco aos governistas que qualquer opositor, mas isto não muda o fato de que efetivamente encontram podres no governo.

Reclamar da falta de investigação/pressão sobre a oposição de direita é diferente de tapar os olhos para a corrupção do governo investigada pela mídia.
------