terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conveniência e oportunismo: O filiado do PSOL que trabalha para o Anastasia

Pin It
Às vésperas do fim de semana, militantes petistas não cansaram de espalhar pla rede a notícia de que um militante do PSOL de Minas teria um cargo de segundo escalão no governo Anastasia (PSDB) e que teria até chegado a defender uma aliança ampla do PSOL com o PSDB.
“Existe uma orientação nacional de ser oposição sistêmica e haverá uma discussão para deixar de ser assim. Este assunto está sendo discutido. Tem uma pendência interna. O governador (Anastasia) sabe da minha movimentação”, disse Periquito, que disputou a prefeitura de Belo Horizonte pelo nanico PRTB em 2008. Questionado sobre o motivo de escolher o PSOL, Periquito disse que o partido deixa seus filiados terem autonomia de escolha.
A situação é obviamente ridícula.

Questionados por mim no Twitter, o vereador do Rio Eliomar Coelho e o Milton Temer responderam:


Sem dúvida, é o mínimo a ser feito. Desfiliar o oportunista e limpar a imagem do PSOL.

Porém, não surpreende a reação e a insistência de vários petistas em espalhar este absurdo no tom de quem coloca o dedo na cara. E a coisa se torna ainda mais ridícula quando vemos que muitos dos que espalham são os mesmos que pouco fizeram quando das denúncias do Estuprador e Pedófio do PT de BH, o Nartagman.

Mais que disputa política infantil e oportunismo, trata-se, em muitos casos, de pura estupidez e vingancinha, mas que não cola.

Está claro que o responsável por filiar o tal do "Periquito" mereceria, ele próprio, ser punido de alguma forma pela falta de noção em aceitar este desqualificado no partido sem qualquer tipo de consulta. E, é mais óbvio ainda, que o PSOL errou, ainda que o indivíduo fale apenas por si e o que ele proponha seja absolutamente irreal - uma aliança com o PSDB, Anastasia e etc

Mas as críticas vindas de petistas são simplesmente toscas.

Em primeiro lugar, petistas que fizeram campanha para Hélio Costa pouco podem falar da política de Minas. Especialmente num tom acusatório no que tange alianças políticas.

Segundo lugar, novamente sobre alianças, quem tem Sarney, Collor, Garotinho e Magno Malta (e logo terá Kassab e Kátia Abreu) realmente não tem NENHUMA moral para falar de ninguém.

E em terceiro lugar, o PSOL já demonstrou não aceitar certos tipos de filiados quando se recusou a filiar Rose Bassuma, da Bahia.

Enfim, trata-se de um problema que o PSOL deve resolver, mas de UM filiado irresponsável que logo-logo deverá seguir seu rumo, o que é muito diferente dos apoios dados oficialmente pelo PT a desqualificados em geral da política brasileira.

O PSOL errou? Claro que sim. A partir do momento em que aceitou entre seus quadros alguém deste naipe torna-se responsável.

Mas deixo novamente claro que, em se tratando de apenas um filiado desviante, as cobranças colocadas são estúpidas e o oportunismo de muitos petistas, vergonhoso.

------
convido os governistas que lerem este post a responderem às perguntas alencadas aqui.
------
 A filiação foi rejeitada pela Executiva Nacional:

A ENPSOL (Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL), reunida em São Paulo (SP) no dia 14 de outubro, sexta-feira, decidiu o seguinte:
*Por unanimidade dos presentes REJEITAR o pedido de filiação de JORGE PERIQUITO;
*Por maioria de votos decidiu REJEITAR os pedidos de filiações de todos os membros de seu grupo político efetuadas no período compreendido de abril a outubro de 2011.
A ENPSOL, assim, determina que a Direção Regional do PSOL de Minas Gerais cumpra essa resolução nos termos estatutários. A resolução é assinada por Afrânio Boppré, presidente do PSOL nacional em exercício.
------