sábado, 7 de janeiro de 2012

O que a CAPES fez com as bolsas dos mestrandos?

Pin It
ProUni, Ciência Sem Fronteiras, ampliação de bolsas... Nada mais que instrumentos de propaganda do governo federal que, no fim, são belos engodos.

Os valores das bolsas são irrisórios, de fome, não se exige qualidade para nada, a educação básica é uma sucata a espera de encontrar o primeiro lixão que aparecer, a estrutura de muitas federais é capenga, os salários dos professores são ridículos - para não soltar um palavrão merecido ...

Enfim, como já disse antes e não me canso de repetir, educação não é prioridade deste governo. Nem nunca será.

Serve para propaganda apenas, é cosmético. O governo finge que investe, finge que paga decentemente, finge que dá reais oportunidades, e nós engolimos. Não porque acreditamos - ao menos não nós, mestrandos e doutorandos e mesmo graduandos - mas porque não há outra opção.
Enfim, recebi de uma amiga mestranda, no dia 6 de janeiro, a informação de que a CAPES não tinha lhe depositado sua bolsa. Atrasos são comuns, mas nem por isso aceitáveis.

Fui ao Twitter questionar meus seguidores, mestrandos, se estariam em situação semelhante.
Estavam (estão).

Todas as agências estaduais (FAPESP, FAPERJ, FAPESPE, etc) e o CNPq pagaram em dia (5) as bolsas, e apenas a CAPES falhou em sua obrigação. Eu sou bolsista FAPESP e recebi, Doutorandos CAPES também receberam, mas os mestrandos não receberam nada.

O engraçado é que se nós, mestrandos, deixamos de cumprir com uma obrigação, qualquer uma, por um dia sequer, corremos o riso de perdermos a bolsa e até de termos de pagar de volta tudo que recebemos . Mas a Capes tem o direito de falir quem depende dela e nada acontece, nem uma multa, nem um singelo pedido de desculpas.

Nada. Apenas a promessa - por vezes vazia - de que pagará quando der.

Tenho confirmação de mestrandos sem receber o pagamento na UFPE, UFJF, UFV, UFRGS, PUCSP e, aparentemente, o problema é geral.



Me informaram que, por exemplo, a UFRGS recebeu um e-mail da CPES informando que efetuariam o pagamento no dia 10. Mas na UPFE as informações eram desencontradas. Falava-se em dia 13 ou "a qualquer momento".

É realmente uma esculhambação. Pouco importa para a CAPES, MEC e Governo que os estudantes - que já recebem uma mixaria - tenham contas a pagar. Se o governo acha que não precisa arcar com sua responsabilidade, não tem o direito de achar que os estudantes serão igualmente caloteiros. Será que o governo irá se responsabilizar por danos, contas atrasadas e multas que recairão sobre o colo dos mestrandos? Com certeza não.

É realmente difícil acreditar que a sexta economia do mundo, cuja presidente diz que investe tanto em educação não tenha dinheiro para pagar mestrandos no país.

Os mestrandos prejudicados estão usando a hashtag #CAPESPAGUEOSBOLSISTAS, vale acompanhar.
---
Aparentemente a CAPES depositou hoje - com data de segunda, dia 9 - o valor das bolsas. Injustificável, da mesma forma, o atraso.
------