sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Porque critico os petistas/governistas

Pin It
Alguns amigos e... inimigos? vem questionando e mesmo criticando ha algum tempo minha insistência em criticar o PT, talvez até mais do que o PSDB/DEM em meu blog e no Twitter.

Não nego o fato, mas acredito ser válido explicar aos leitores a razão.

Não me bandeei para o PSDB, não se preocupem, continuo sendo o mesmo Socialista que gosta de gente do PT e do PSOL e até do PSTU e que não arreda pé de sua ideologia e visão de mundo.

Mas o mundo mudou e, claro, mudou a política.

A franca maioria dos leitores do meu blog que já me acompanham ha algum tempo, ao menos desde o começo do ano passado, já se cansou de ler críticas e mais críticas à gestão (sic) Kassab, Serra e mesmo críticas a outros DemoTucanos, mas o fato é que não faltam blogueiros na esquerda que tratam do mesmo assunto com opiniões semelhantes e mesmo com estilo próximo ao meu.

Isso não quer dizer que eu tenha que ou vá me abster de criticar os absurdos DemoTucanos, mas o fato é que em muitos momentos parece que falo para um público já cansado de saber das mesmas histórias e, sejamos francos, não é o PSDB quem está no poder no Brasil, logo, não tenho a intenção de limitar minhas críticas a um ou outro estado - o meu em especial, São Paulo.

E, ainda mais, acredito que me cabe o papel (não que me considere iluminado, longe disso) de tentar alertar para a guinada clara e absurda à direita dada pelo PT que, se por si só talvez não merecesse tanta atenção, vem junto com uma guinada da militância que adotou o que venho chamando de "duplipensar petista".

Dou um exemplo.



Anastasia, tucano de MG, se recusa a pagar o piso nacional para os professores. Concordo e faço coro com TODAS as críticas e ataques e me uno a petistas, psolistas e quem mais for nessa luta.

Mas no RS, Tarso Genro, do PT, também não paga o piso. E me pergunto, então, porque a revolta é menor ou quase não existe? Porque os petistas e, em especial, os "governistas", Dilmistas radicais, não movem uma palha para criticar com a mesma veemência uma atitude IGUAL?

Oras, por ser do PT o Tarso tem carta branca pra ser igual a um tucano nessa área e não receber críticas?

Petistas encontram milhões de desculpas, fazem exercícios mentais mirabolantes pra tentar justificar o injustificável, inclusive com desculpas escandalosamente semelhantes às usadas por tucanos para justificar suas safadezas.

Que me importa se tucanos não negociam e Tarso negocia? Negocia e continua pagando abaixo do piso? O que diferencia um do outro? Tarso tem olhos mais bonitos? Bate menos? Ele é apenas mais inteligente, pois finge ouvir os trabalhadores e os mantém sob controle enquanto os Tucanos, no caso Anastasia, bate. Mas, no fim, os professores continuam a receber abaixo do que manda a lei.

Os métodos diferem, mas o resultado é o mesmo. E querem me vender isso como bom?

O mais doloroso ainda é que quando é pra criticar tucano, todos sorriem e se dão as mãos, mas na primeira crítica a comportamento semelhante do PT a tropa de choque logo aparece para perguntar porque você ataca "companheiros de esquerda". Oras, porque NÃO são de esquerda! Ou ao menos não agem como.

Mas este é apenas um caso. Em nível federal a coisa é ainda mais grotesca, com petista/governista defendendo privatização (com o nome de concessão) de aeroportos e tendo a cara de pau de criticar as privatizações tucanas (que fique claro que repudio AMBAS).

Defendem  Belo Monte, que a esquerda combateu por décadas e nem FHC teve coragem de tocar, porque sabia da revolta que causaria.

Defendem despejos forçados de população pobre pra obras da copa com naturalidade, criticam o Cabral (governador do Rio) por não ter feito nenhuma obra contra enchentes que novamente voltam a assustar a região serrana do estado, mas afirmam que votam nele, que o apoiam e o PT segue lado a lado com a figura.

Tudo que toca ou circula o PT é sagrado.

O velho Plínio acertou em cheio logo após a eleição ao comentar que Serra seria melhor que Dilma. Não porque Serra fosse bom - é péssimo -, mas porque diminuiria a capacidade de cooptação e tergiversação (pra agradar Dilmão) do governo.

Os inimigos não se mostrariam amigos... da onça.

Gente, desculpem, mas "governabilidade" e "com Serra seria pior" não colam mais como desculpas pra que se aceite qualquer coisa.

O esperado PNBL foi entregue para as teles.O ECAD manda no Ministério da Cultura. Mas o Brasil é sexta economia do mundo, pagando em juros e dívidas quase metade do grandioso PIB. Pouco importa que o IDH seja vexatório.

Exemplos não faltam e não os cansarei mais, uma leitura rápida dos posts do blog darão todos os argumentos e exemplos necessários para sustentar minha argumentação.

Enfim, meu problema com os petistas é que de aliados, de companheiros de luta, eles - não todos, que fique claro - passaram a inimigos. E pior, inimigos que se declaram de esquerda, como se defender Eike Batista ou lucros da Odebrecht se encaixassem no perfil.

Gente que é ligada ou faz parte dos movimentos sociais e os manobram a aceitar o que há nem 10 anos seria impensável.

Aí está o MST sempre crente em uma reforma agrária que não vem. E nem virá. Enquanto isso gays são mortos nas ruas e a presidente sai em foto abraçada com Marginal da Fé que quer pregar a "cura" pra homossexualidade e projetos e programas pra comunidade LGBT são cancelados (Kit Anti-Homofobia) ou tem verba diminuída (programa de prevenção da AIDS).

E, para coroar, agora inauguramos o cadastro de úteros e ampliamos a criminalização do aborto. Num governo de uma mulher e de um partido de esquerda cuja bandeira sempre foi pró-descriminalização do aborto.

Não dá pra entender. Especialmente quando vemos militantes defendendo tudo isso, sorridentes.

Façamos um raciocínio simples:

- Petistas/governistas dizem (detalhe para o dizem, porque já não sei se acredito muito) querer uma profunda democratização das comunicações, como vem fazendo a Argentina.
-O governo não faz NADA nesse sentido. Pelo contrário, continua financiando, para dar um exemplo só, a Veja com mais de um milhão por semana em propaganda institucional. Financia as teles com o PNBL dado a elas e nem sonha em mexer nas concessões de rádio e TV.
-Me pergunto, se a militância do PT quer (e do PCdoB e etc), porque o governo, que é do PT, não faz nada? Ou o partido não manda no governo? Elegeu-se candidata do PT para ela governar só?
-Me dizem que é por causa das alianças. A governabilidade.
-Oras, mas não fizeram aliança pra governar? Porque não governam?
-Se as alianças não permitem que se governe baseado nos desejos da militância, qual o sentido de votar - ou de defender tais alianças com o desgastado termo "governabilidade"? Pessar a vida "disputando" e perdendo?

A desculpa é que agora temos uma classe média gigante, o povo consome! Sim,  verdade, mas cadê a capacidade de crítica? Classe média é necessariamente bom? Isso frente aos ricos que aumentam o abismo? E consumo em si é também positivo?

Comprar TV, geladeira, carro do ano é muito bom, mas que tal garantir educação, saúde... dignidade?

Claro que é maravilhoso que o povo possa comer, não passe mais os piores apertos... Mas é "só" isso? Avançamos, é fato, mas retrocedemos também, e muito.

Enfim, esta é a razão pela qual resolvi concentrar esforços em tentar desmascarar aqueles que usam sua militância como arma pró-governo e não pró-direitos humanos, pró-sociedade e, nem em sonho, pró-Socialismo. Desmascarar um governo que se vende como esquerda, mas quer apenas vender o país a empreiteiras, banqueiros e a quem puder dar mais. Igual ao velho FHC, só que com uma cara mais sorridente e operária.

Hoje eu considero cada dia mais o PT como um inimigo (junto coma penca de aliados, do PCdoB de Kim Jong-Il passando pelo PDT de Paulinho "prostituas resolvem crises" da Força até, obviamente, PR, PSD, PMDB....).

O governo, sem dúvida, é um inimigo e nem há discussão, e é cada dia mais difícil separar partido de governo, visto que o primeiro passou a seguir o segundo e não o contrário - exceto o Vaccarezza, que segue a Monsanto e o Aldo Rebelo, que segue o Saci e a Katia Abreu, que segue (patrocina) o trabalho escravo.

Muitos militantes ainda são críticos, com maior ou menor grau de comprometimento com o partido, mas a estrutura em si não me dá nenhuma confiança, apenas desânimo e revolta.

PT, PSDB, DEM e cia, cada vez mais, se mostram diferentes apenas no papel e na história. Nas ações, são irmãos.
------