quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Crise no Carnaval de São Paulo: Culpa da Globo e do ... PSDB?

Pin It
Raciocínio (sic) corrente: A Globo armou o barraco na apuração das escolas de samba de São Paulo para ganhar ibope, afinal, tudo no país é manipulado pela Globo que, todos sabemos, se opôs à Lei Áurea (notem a ironia, por favor).

Outro raciocínio (sic), é o de que os bandidos da Gaviões da Fiel, tadinhos, arrumaram toda a confusão na apuração apenas porque se sentiam prejudicados pelo enredo de sua escola, qeu homenageia o Lula, não ter vencido, afinal, era perfeito e maravilhoso e os terríveis tucanos travestidos de jurados cortaram o barato do "companheiro".

Acreditem, são duas versões lidas em blogs e no twitter e com muita gente dando crédito.

O fato de torcida organizada não combinar com samba - e nem com futebol, sejamos honestos - não entra em pauta. São Paulo é governada pelo PSDB, logo, enredo com Lula teria de perder. Qualquer outra explicação é coisa de tucano, de psolista, de direitista...

É o culto à personalidade encontrando-se com o fanatismo petista em conluio com a violência típica de torcidas organizadas.

É fato que o primeiro imbecil a invadir a área de apuração, rasgar votos e escondê-los na cueca era do Império de Casa Verde, mas logo após este... "incidente", a torcida do Corinthians resolveu partir pra briga, continuando a depredar o que viam pelo caminho na Marginal, com direito a tocar fogo em um carro alegórico da Pérola Negra.

Pobre do Lula!

Enquanto as imagens eram claras e a torcida da Gaviões tocava o terror, lulistas fanáticos diziam que a Globo estava manipulando as imagens, que os pobres Corinthianos tinham direito a expressar sua raiva pela injustiça (O.o) de Lula ter perdido... Aliás, como se Lula em pessoa tivesse sido derrotado. Inconcebível!

Vejam um trecho:
No caso da Escola de Samba Gaviões da Fiel, cuja temática abraçada foide homenagem a uma personalidade política de estima elevada entre as classes trabalhadoras, não seria razoável esperar que sua aprovação contasse com o endosso fácil dos jurados, na maioria recolhidos de extratos diversos da sociedade.
O veto esperado ao repertório de símbolos levados à avenida pela Gaviões de Fiel, só poderia portanto redundar em frustração e em repúdio dos foliões. Tampouco surpreendeu a explosão de violência que seguiu a uma nota politicamente motivada, que traduziu o inconformismo dos torcedores no sambódromo da cidade de São Paulo com resultados baseados em critérios personalistas de julgamento.


O raciocínio (sic) é o de que a Gaviões escolheu homenagear o Pai dos Pobres, logo, os jurados - "na maioria recolhidos de extratos diversos da sociedade", ou seja, não-trabalhadores na idéia do blogueiro - JAMAIS iriam dar a vitória à eles! Quesitos técnicos pro inferno! Conseguiram transformar o carnaval em mais um flaxflu PSDB versus PT.

Já que, de acordo com este raciocínio (sic), a pobre Gaviões jamais ganharia porque os terríveis tucanos não deixariam, está justificada a quebradeira, a estupidez depredatória e a revolta insensata de bandidos uniformizados.

Oras, os coitados apenas expressavam sua frustração! Os incorfomados devem roubar e rasgar as cédulas se discordarem delas! Devem atear fogo nas alegorias de outras escolas e também fechar uma avenida porque o Companheiro Lula foi prejudicado!

Coitado do Lula que ficou no meio disso tudo. Ele não tem culpa de nada disso.

Vejam outro trecho:
A Gaviões, escola detentora de vários títulos, com um desfile tecnicamente perfeito, com um samba-enredo que enlevou o público, a militância petista, a torcida do Corinthians e a da própria escola, poderia não ficar em primeiro na preferência do público… Mas em sétimo?!
A cada Carnaval, surgem acusações de que a Globo interfere no resultado das disputas de escolas de samba. A pontuação pífia da Gaviões que a emissora atribui ao público, é estranha. A escolha da vencedora em S. Paulo pode virar uma guerra, este ano.
Oras, poderia não ficar em primeiro entre o público... Mas claro que tinha que ganhar! Globo interfere no resultado? Possivelmente, mas se o blogueiro reconehce que nem o público se animou com o desfile... A teoria conspiratória é derrubada pelo próprio.

O Miro Borges, jornalsita a quem respeito muito, foi outro a entrar nesse caminho ridículo.A globo fez contorcionismo para não citar as Olimpíadas de 2016 (da Record) que fazia parte do desfile da União da Ilha. Ok, justo, mas daí a dizer que isto significa que a Globo manipula descaradamente e que teria manipulado até enquete sobre a Gaviões vai uma distância gigantesca!

Desde quando não citar as olimpíadas, ou seja, não citar as olimpíadas de Londres equivale a uma gigantesca manipulação/criminalização da Gaviões? Por favor! Há milhões de razões e evidências de manipulação global para se basear em algo tão tosco.

Torcidas Organizadas

Indo além, acredito que lugar de torcida organizada é no futebol, aliás, nem lá! Por mais que, especialmente entre clubes médiso e pequenos, estas torcidas cumpram um papel, entre times grandes, em geral, levam apenas à violência fanatizada e "organizada". Existem torcidas pacíficas? Sem dúvida, mas em geral vemos as grandes torcidas usarem de extrema violência antes, durante e depois de jogos de futebol, subvertendo a idéia inicial de um grupo de camaradas que se reúnem para torcer, conversar e apoiar seus times.

Além disso, a politização do carnaval com uma homenagem a uma figura viva e, querendo ou não, que desperta paixão e ódio e que continua sendo figura atuante na cena política brasileira é simplesmente estúpida. Uma provocação desnecessária que acaba por queimar e prejudicar mesmo a imagem do homenageado. Ao invés de  ajudar a imagem do Lula, liga-o à violência de torcidas.

Claro que samba também é política, mas não é politicagem.

Samba e Futebol

Além disso, samba é samba, futebol é futebol. Gente que vai para desfile de escola para torcer pelo time de futebol não deve ter vez. Trazer o fanatismo de torcidas organizadas para desfiles de comunidades de samba, de gente que dá a vida em seu bairro e em sua comunidade por uma escola não dá. Elas não devem ser obrigadas a conviver com vândalos que vão torcer por futebol e não pelo samba e que até torcem mais para ficar na frente que a torcida adversária que em si pelo seu time/escola.

Ah, a Globo e a "criminalização" do Corinthians

Por fim, sobre o papo absolutamente viajado e tosco da Globo querer criminalizar a Gaviões/Corinthians, por favor! Chega a ser vergonhoso ouvir uma coisa dessas. TODOS os jogos do Corinthians são televisionados pela Globo em São Paulo, que paga a esse time as maiores cotas da TV, que faz louvações ao time que conseguiu um estádio às custas do nosso dinheiro (via governo do PSDB/PSD) e tem quem venha me dizer que a Globo quer "criminalizar" o time por terem homenageado o Lula?

Vamso ver criminalização se as cotas diminuírem e se outros times tiverem direito a ter espaço na TV em pé de igualdade com o Corinthians, aliás, sito não seria criminalização, mas tão somente justiça, pois todos os demais times são claramente prejudicados pela Globo frente ao "timão".

Teorias da conspiração surgem aqui e ali e cada uma é mais tosca que a outra.
É possível que a Globo tenha manipulado o resultado de alguma forma? Claro. No rio a Beija Flor é campeã sempre na base da ajudinha da Globo. A mudança de jurados de última hora em São Paulo pode ter dedo da Globo? Pode. Assim como pode ter dedo dos presidentes de todas as escolas, inclusive a Gaviões.

Mas daí a partir para teorias conspiratórias de que o imbecil que invadiu a área de apuração, seguido pelos membros da Gaviões era infiltrado da Globo e outras loucuras, pelo amor! Por outro lado há animosidade contra escolas ligadas à torcidas, o que também explicaria uma retaliação da própria Liga das escolas de São Paulo contra a Gaviões.

Antes de dizer que a Globo é malvada e criminalizou a Gaviões ou acusar o PSDB disso ou daquilo contra o "companheiro Lula", melhor ter os pés no chão e não passar vergonha.
------