segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Daniel Viglietti: A Musica Humana

Pin It


No sábado, dia 25, tive o imenso prazer de poder assistir, ao vivo, a um dos maiores cantores e compositores da América Latina, Daniel Viglietti.

Contemporâneo, amigo e colaborador de figuras como Victor Jara, Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui, compôs canções como "A Desalambrar" e "Dale tu mano al Indio", que ficaram célebres também na voz de Jara, além de interpretar como poucos músicas de Yupanqui ou mesmo traduzir com maestria e com toque pessoal a genial "Construção" de Chico Buarque, transformada em "Construcción".

No show, Viglietti não apenas cantou, como fez política. E deixou claro não fazer apenas música de protesto ou música política, mas sim, "Música Humana".

Conversou longamente com a platéia, explicando o significado de cada música que cantaria - fosse sua, ou de outros autores - e deixando claro, quando cantou em homenagem a Soledad Barret (morta depois de ser traída, em Recife, pelo famigerado Cabo Anselmo) que os torturadores e demais bandidos das Ditaduras da América Latina deveriam ser caçados e punidos, e jamais perdoados. Dilma, infelizmente, não ouviu e jamais ouvirá este apelo. E não se importaria também.

Gravei algumas músicas e as compartilho, esperando que possam apreciar, como eu apreciei. E que possam entendê-las ou serem contagiado(a)s ao ponto de agir, de se mexer e buscar mudar nossa realidade, como gostaria Viglietti, assim como Yupanqui, Victor Jara e tantos outros que ficaram pelo caminho, mas deixaram uma mensagem de esperança, de busca pela igualdade e de luta pelo Socialismo.






 


------