sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Primeiras nomeações/propostas de Haddad na prefeitura de São Paulo: Pontos positivos e negativos

Pin It
Haddad acabou de assumir, mas já podemos, pelas suas primeiras ações e atos políticos, além de suas nomeações, tirar quais seriam os pontos positivos e negativos iniciais.

Pontos Positivos

Criação da Secretaria de Igualdade Racial. Iniciativa progressista, porém neutralizada com a nomeação de Netinho de Paula.

Criação da Controladoria Geral do Município. Ela já existia desde Marta, mas agora ganhou status de secretaria (obrigado ao @danieldocei pela dica). Uma excelente inciativa para trabalhar em conjunto com o TCU, isto se o órgão for realmente independente, e outro acerto na nomeação de Mário Vinícius Claussen Spinelli para o cargo.

Fim da militarização das subprefeituras e colocação de funcionários de carreira no lugar de coronéis da PM. A melhor iniciativa de Haddad quando assumiu o cargo de prefeito.

Foco em combater a miséria na cidade. Retoma ou apenas continua com os projetos federais nesta áera. Esperamos que traga novidades e sua aplicação seja efetiva.

Tentativa de rever dívida da cidade junto ao governo federal. Importante passo para sanar as dívudas reais ou supostas da prefeitura e ter como investir em áreas estratégicas.

Cultura com Juca Ferreira e Rodrigo Savazoni. Outra grande iniciativa buscando retomar o excelente trabalho que Juca e Gil realizaram no MinC e com a ajuda do Savazoni, que entende como ninguém da área. É a secretaria de onde podem sair os melhores projetos.

Fim da taxa de inspeção veicular. Algo esperado e necessário. Motivo de confusão revolta e, claro, corrupção, durante o governo (sic) Kassab. Nota: O fim da taxa é bom não pro ela em si, mas por ter acabado com um verdadeiro ralo de corrupção. É preciso repensar o modelo.

08/01/13 Nomeação de Leda Paulani para secretaria de Palnejamento (dica do @paduafernandes).

08/01/13 Criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (via @Mairakubik)

09/01/13 Obrigação (ordem do dia 3 de janeiro) do uso de uniforme por guardas da GCM que não pdoem mais atacar a população a paisana.

Pontos Negativos

Netinho de Paula na Secretaria da Igualdade Racial. Netinho de Paula é um espancador de mulheres que pouco contribuiu em sua história para a causa negra além de servir de garoto propaganda.

Discurso pela manutenção das OS. Privatização branca da saúde com aval e entusiasmo do PT que quando é oposição critica, mas no poder apoia.

Provável aumento das passagens e nenhuma discussão sobre o Passe Livre. As passagens irão aumentar, basta saber para quanto irão. Hoje milhões de paulistanos não tem condições de usar o transporte "público", a situação irá apenas se agravar. Como paliativo e propaganda enganosa pode vir o Bilhete Único Mensal, que dará desconto pífio e não melhorará a situação geral.

Programa pífio contra enchentes que não faz mais do que demonstrar boa vontad. A carta divulgada por Haddad com as primeiras iniciativas não difere das "boas" intenções do PSD e do PSDB nas gestões anteriores. Não traz nada de novo ou prático, como investimento pesado nas áreas mais críticas ou soluções emergenciais para áreas onde sempre enchem, como na região próxima a USP Leste.

Aliança com Maluf, PP, PSD e corja semelhante. Não precisa nem de comentários. Uma coisa é precisar de maioria para governar - o que não é sempre verdade, já que se pode buscar apoio e pressão popular sempre que necessário através de conselhos locais e etc, como o próprio PT acreditava e defendia - outra é entregar cargos-chave, garantir rios de dinheiro e se lambuzar no chiqueiro de gente como Maluf, Kassab e cia.

Aliás, o PT passou TODA sua história atacando Maluf para aparecer em foto carinhosa com ela e a campanha de Haddad foi em grande parte pautada pelas denúncias de higienismo contra Kassab, para agora estar aliado com o bandido.

Manutenção do projeto criminoso da Nova Luz, apenas com a promessa - vazia? - de "maior diálogo", passando por cima do caráter higienista que permeia a proposta como um todo. Não se pode aceitar absolutamente nada do projeto que foi feito sem nenhuma discussão com a população interessada e apenas voltada aos interesses das empreiteiras e da especulação imobiliária - estas que deram rios de dinheiro ao próprio Haddad.

Kassab permanece com poder sobre o governo e secretários. Homens (e mulheres) de Kassab permanecem no governo, como na SPTuris. O turismo virará feudo de Kassab e aliados. A aproximação entre PSD e PT, visando apoio do PSD nacional a Dilma, passa por cima dos interesses de São Paulo, que são os de ENTERRAR Kassab e seu partido criminoso e higienista. Mas, infelizmente, não acontecerá. Kassab ainda conseguiu emplacar o secretári-adjunto da Secretaria do Trabalho e o novo secretário-adjunto de Esportes. O pior prefeito que São Paulo já teve, como pintava a campanha de Haddad - e com razão - não é ruim na hora de manter seus tentáculos na administração...

Secretaria de Habitação e empresas subordinadas nas mãos do PP/Maluf. Dispensa comentários. Chave do cofre para os maiores bandidos do país que já são donos do Ministério das Cidades. Movimentos sociais se mobilizaram e foram traídos por Haddad antes mesmo da posse quando ele preferiu cumprir promessas feitas ao PP que as feitas ao povo e aos movimentos próximos ao PT.

Um dos maiores problemas de São Paulo é a falta de moradias, a demora na entrega de apartamentos populares e o crescimento exponencial da população em situação de rua que é, por sua vez, fortemente  criminalizada e entregar a Habitação ao PP beira o ato criminoso. Os movimentos populares por moradia não ficaram satisfeitos e não tem nada a comemorar com a vitória de Haddad.

Mudança no prazo para inspeção veicular. Com as mudanças propostas por Haddad, por mais que acerte com o fim da taxa, erra na permissividade dos prazos para a inspeção, facilitando a vida de poluidores e prejudicando o meio-ambiente.

Histórico do PT nacional de criminalização das greves do funcionalismo público. Apenas uma suposição, mas depois de Dilma é impossível acreditar que Haddad tratará os funcionários públicos que vem recebendo aumentos (sic) de menos de 1% com Kassab sejam tratados corretamente. E a posse já mostrou que a questão será problemática.

Nenhuma palavra sobre aumento de salários para professores municipais. Pode ser cedo, mas é questão crucial. Nenhuma palavra até o momento. O PT enche a boca para falar em educação e em valorizar professores e etc, mas na prática faz o contrário.

Julian Rodrigues indicado para a CADS, Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da prefeitura. Uam figura nefasta, sem trânsito com diversos setores, que coloca interesses partidários na frente de agressões homofóbicas, do PLC122 e etc não tem a capacidade para assumir qualquer cargo na administração paulista.

Garantiu, com suas nomeações para secretarias e com alianças espúrias do PT, que assumissem cargos de vereador gente da laia de Wadih Mutran, Coronel Camilo e.... Marquito (não totalmente sua culpa no caso do Coronel Camilo, mas culpa das alianças esdrúxulas do PT com a direita)!
- Vereador Coronel Camilo (PSD) assumiu em vaga deixada pelo vereador Antonio Carlos Rodrigues, que foi para o Senado.

- Vereador Wadih Mutran (PP) ocupou vaga do vereador Donato (PT), que assumiu Secretaria de Governo na Prefeitura de São Paulo.

- Vereador Alessandro Guedes (PT) ocupou vaga de Eliseu Gabriel (PSB), que foi para a Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo.

- Vereador Marquito (PTB) ocupou vaga de Celso Jatene (PTB), que foi para a Secretaria Municipal dos Esportes.

- Vereador Abou Anni (PV) ocupou o lugar de Ricardo Teixeira (PV), que foi para a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

- Vereador Orlando Silva (PCdoB) ocupou a vaga de Netinho de Paula (PCdoB), que foi para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
 Enfim, sugestões, comentários, reclamações e etc são bem vindas.

Deixo calro fazer oposição de esquerda ao PT federal e ao Haddad, mas não posso fingir não ver avanços em discursos, nomeações e propostas, mas tenho a obrigação de criticar aquilo que vejo como absurdo e abusivo. Apenas criticar ou apenas elogiar é coisa pra fanático governista.



------