segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Violência: O futebol brasileiro morre mais um pouco

Pin It
Tem um torcedor do Vasco sendo morto ali no meio....
Parabéns à CBF, ao MP de Santa Catarina (que impediu a presença da PM no estádio) e ao Atlético Paranaense. Este é o país do futebol, o país da copa! Torcedores fanáticos e violentos do Atlético Paranaense correm sem qualquer impedimento em direção aos vascaínos, que respondem e ampliam a violência.

Não aparece viv'alma da CBF para resolver os problemas posteriores.

Logo a CBF e os "legisladores" proporão "soluções" geniais, como banir torcidas organizadas. Coisa de gênio! Resolve muita coisa. Por exemplo acabaram com a Mancha Verde e o que aconteceu? Fundaram a Mancha Alviverde. E, se banirem todas e proibirem que se fundem novas teremos torcidas organizadas na ilegalidade, existindo sem que o Estado possa exercer qualquer controle.

Não, temos de defender as Organizadas, obrigá-las a se tornar organizações de fato, para que possam ser multadas, responsabilizadas. E, a melhor solução é a de identificar CADA bandido nas organizadas, todos com suas caras estampadas na TV, e baní-los para o resto da vida (além de colocá-los detrás das grades).

Não adianta banir bandeiras, forçar o torcedor a ficar sentado e em cadeira numerada. Isso é matar o futebol brasileiro sem tocar no problema, sem tocar nos violentos e na estrutura que os mantém.

E, como disse logo no começo, o MP-SC impediu a PM de entrar no estádio, mas como lembrou no Twitter a Rosangela Basso:
Agora, fala sério: Precisar de PM p reprimir um monte de torcedor enquanto a segurança nas ruas está cada dia pior é muita sacanagem
Identificar, prender e banir
Pois é.

PM não traz segurança. Ela reprime. E mesmo neste jogo foi o que ela fez, jogando bombas a esmo, mesmo junto a torcedores que nada faziam, enchendo o estádio de gás. Um preparo e treinamento exemplares.

A necessidade da PM e de forte esquema de segurança apenas denuncia o problema: Do futebol e do país.

E não se enganem, a violência nos estádios não é algo estranho, não é algo isolado: É reflexo da sociedade. Reflexo de uma sociedade violenta, excludente, socialmente injusta. O futebol como válvula de escape não cumpre sua função... ou cumpre, mas pelo lado errado. As frustrações de indivíduos brutalizados pelas condições sociais, econômicas, vai ao estádio e desconta sua frustração da forma única que conhece.

Não adianta PM, pois ela é parte do problema (dentro e fora do estádio), é preciso políticas públicas e sociais.

Cabe ao Bom Senso impor soluções à CBF e Globo. E cabe à sociedade forçar CBF e Globo (sim, ambas organizações, ambas donas do futebol) a ouvir os jogadores e a sociedade e buscarem soluções de verdade, não paliativos inúteis.

Podem construir centenas de estádios bilionários, pouco importa se não há estrutura. Estrutura de transporte, estrutura de segurança, estrutura humana.
Típico bandido que Globo, CBF, polícia e governos dizem ser incapazes de identificar, trancafiar e banir dos estádios

Pouco importa o resultado do jogo. O futebol está manchado, foi novamente manchado. Com a conivência da CBF, Clubes, Organizadas, Globo e nossa. Sim, nossa, que ficamos apenas lamentando sem qualquer pressão efetiva sobre os mandantes do futebol.

Ano que vem teremos Copa. Vai ser lindo...
------