quinta-feira, 9 de julho de 2009

Honduras: Tiros contra o povo! [Updates + Manipualção Midiática]

Pin It
Está, enfim, provado que o Exército Hondurenho usou balas de verdade contra os manifestantes que protestavam PACIFICAMENTE em torno do aeroporto de Tegucigalpa!

Estes dois vídeos e a foto que inicia este post comprovam por A mais B a intenção assassina do exército golpista e a real cara do golpe de Estado, de Goriletti e de seus capangas no que poderia ter sido um verdadeiro massacre.

Parte um, o começo dos disparos de bombas de gás e, no fim, os tiros, janelas explodindo e pânico.



Segunda parte, mais disparos, ambulâncias, feridos e mortos e imagens que comprovam sem qualquer sombra de dúvida que balas de verdade foram usadas com a clara intenção de massacrar a população.



Caricatura de Micheletti (aka Goriletti) e do Cardeal ensandecido, via Twitter:

Update: A HRW coletou evidências de que, de fato, o exército disparou contra civis desarmados e matou o povo Hondurenho. Os vídeos acima e fotos já falam por si, agora mais do que nunca, a comprovação da HRW demonstra o caráter do governo golpista.
"One witness stated that he observed at least two soldiers come through the fence and shoot their weapons into the crowd, at the level at which the people were running. The other reported that he observed a soldier deliberately and methodically aiming and shooting his rifle at demonstrators in the crowd.

These accounts from witnesses are supported by photos and video footage taken at the scene. The images show demonstrators running and throwing themselves behind walls and other objects, apparently seeking shelter from gunfire. (After the shooting, one of the witnesses said he observed bullet holes on the walls behind which many of the demonstrators were taking shelter.) Other demonstrators are seen in the images throwing rocks at the soldiers. In the video, the sound of shooting goes on intermittently for approximately 10 minutes. Some of the images appear to show soldiers firing their weapons at the crowd. They show the body of the one person whose death has been confirmed, a teenager whose name is reported to be Isi Obed Murillo.

According to multiple news reports, the boy died from a gunshot wound to the head. The father of the victim was at the demonstration and is reported to have said that he had observed a soldier take aim and fire at the demonstrators."

-------------------------------------
Vídeo do momento em que Enrique Ortez Colindre, ministro golpista de Relações Exteriores, chama de "negrito" a Obama, lamentável:

A embaixada americana, lógico, reclamou:
"Como el representante oficial y personal del presidente de los Estados Unidos de América, expreso mi profunda indignación en relación a los desafortunados comentarios irrespetuosos y racialmente insensibles del señor Enrique Ortez Colindres sobre el presidente Barack Obama", Hugo Llorens, embaixador dos EUA em Tegucigalpa
Mais informações no blog do Patrick.
-----------------------------------
Impressionante como a mídia golpista encontra maneiras de se superar e de manipular informações sem qualquer tipo de (auto)crítica ou respeito pela verdade:

No detalhe, a comparação entre a imagem que saiu no jornal La Prensa (de Honduras), completamente maquiado, modificado e "embelezado". À direita, a verdadeira foto, Isis Obed Murillo morto, assassinado com um tiro na nuca pelo exército golpista de Honduras no entorno do aeroporto de Tegucigalpa.

Vejam como é fácil, simples, não só manipular mas também divulgar informações falsas quando, dentro de um país, toda mídia alternativa está amordaçada e só veículos pr-o-golpe dão as cartas.

Aqui a página dupla do jornal, (des)informando a população sobre o massacre, não bastou manipular a foto do garoto assassinado, também manipularam o "header" da notícia. Lê-se que apenas um morreu, mentira, os assassinados pelo exército foram 3, ao menos. Para piorar, a culpa recai sobre Zelaya (Mel), que não teria escutado os "chamados" do golpista Micheletti de que haveria um banho de sangue com sua volta. Só esqueceram de avisar ao povo que seria o exército a derramar o sangue do povo.




A situação de Honduras é extremamente delicada. A censura e a manipulação, na maioria dos casos, não é imposta de cima para baixo, do exército/governo golpista para a mídia em geral, na verdade a franca maioria dos periódicos e canais de TV locais apoiaram com entusiasmo o golpe.

A elite em peso está do lado dos golpistas e, para piorar, os principais partidos políticos e ao menos 123 dos 128 legisladores do país. É um golpe que, se não conta com qualquer apóio internacional, conta com grande adesão da elite, mídia, exército, justiça e estrutura governamental.

Tudo isto torna a volta ou uma possível volta de Zelaya ao poder complicada, para dizer o mínimo. Foi antes aventada a possibilidade de um indulto, Zelaya poderia voltar, mas não ao poder, não teria direitos políticos, seria apenas um civil em seu país. Esta possibilidade, para Zelaya não existe, mas talvez seja uma das poucas saídas viáveis. Antecipação da eleição é outra idéia mas, ainda assim, imperfeita e problemática.

A grande questão é que com a Volta de Zelaya ao poder, o que seria feito com a oposição golpista? Como governar com um congresso onde quase todos apoiaram sua deposição. Pior, se houver punição para os golpistas, estaremos falando de boa parte de toda a estrutura do país, desde o exército até a justiça, passando pela mídia - esta típica, vide o nosso PIG - e o legislativo.

É dizer que toda a estrutura do país está comprometida, corrompida. Um verdadeiro pepino para a OEA e para a Comunidade Internacional. Isso se, com o passar do tempo, não abandonem Zelaya, como Lula está fazendo com seu silêncio de pseudo-líder da América Latina.
------