quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Oi e Claro: No Brasil, com "jeitinho" tudo se resolve

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No fim do mês passado eu havia informado neste post, que a Oi e a Claro haviam sido multadas em 300 milhões por descaradamente descumprirem as regras do callcenter.

Pelo descumpirmento às regras, ambas as empresas pagavam apenas pequenas multas, pontuais, pelo desrespeito.

Multas insignificantes no entendimento destas. Valia mais à pena desrespeitar o consumidor e tratá-los como gado e pagar as irrisórias multas do que adequar seus callcenters à lei, o que obviamente custaria caro.

Nada mais que puro e simples deboche.
Assunto que tem certa ligação com os problemas eternos da Telefônica - e mais uma vez vitória do consumidor - é a da multa de 300 milhões de reais a ser aplicada na Oi e na Claro por descumprirem as regras do callcenter e, ainda pior, por debocharem das multas que antes recebiam. Valia mais à pena pagar as multas ínfimas que melhorar o serviço. Quem sabe com 300 milhões - mais do que a Telefônica diz investir nos seus problemas crônicos - ambas se adequem à lei.
A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos. O valor é cem vezes maior que a multa máxima prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, e o dinheiro irá para o Fundo de Direitos Difusos para subsidiar projetos voltados para a valorização da cidadania.
Este é o Brasil, terra do "jeitinho" onde, se você tem dinheiro, tudo dá certo.
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