Pelo descumpirmento às regras, ambas as empresas pagavam apenas pequenas multas, pontuais, pelo desrespeito.
Multas insignificantes no entendimento destas. Valia mais à pena desrespeitar o consumidor e tratá-los como gado e pagar as irrisórias multas do que adequar seus callcenters à lei, o que obviamente custaria caro.
Nada mais que puro e simples deboche.
Assunto que tem certa ligação com os problemas eternos da Telefônica - e mais uma vez vitória do consumidor - é a da multa de 300 milhões de reais a ser aplicada na Oi e na Claro por descumprirem as regras do callcenter e, ainda pior, por debocharem das multas que antes recebiam. Valia mais à pena pagar as multas ínfimas que melhorar o serviço. Quem sabe com 300 milhões - mais do que a Telefônica diz investir nos seus problemas crônicos - ambas se adequem à lei.
A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos. O valor é cem vezes maior que a multa máxima prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, e o dinheiro irá para o Fundo de Direitos Difusos para subsidiar projetos voltados para a valorização da cidadania.
Pois bem, a multa parece ter assustado a ambas as operadoras MAS, nem tudo é festa, a Oi e a Claro agora querem adequar suas centrais de atendimento mas o farão na tentativa de escapar da multa.
Ou seja, já descumpriram as normas, já burlaram as regras e fizeram pouco caso e nem assim irão pagar a multa! Vão se adequar DEPOIS de todo mundo, depois de terem desrespeitado a lei e ainda assim vão encontrar um "jeitinho" de escapar da multa que deveriam pagar por nos fazer passar por palhaços.
Ou melhor, se antes eram as empresas a nos fazer de palhaços, agora é a vez do governo continuar a brincadeira. Alguém duvida que a multa será suspensa?
Pobres empresas, coitadinhas, não quiseram respeitar a lei mas não vai acontecer NADA com elas! Imagina se fosse o cidadão comum a desrespeitar a lei, a não pagar suas contas! Imaginem que absurdo, um consumidor deixar de pagar suas sagradas contas! Estaria no SPC no ato e nada de reclamar!
No Brasil é assim, se você é rico e poderoso - não nos esqueçamos que a Oi já comprou a BR Telecom em um processo fraudulento e absurdo - pode descumprir as regras sem prejuízo algum, quando você resolver se adequar a multa desaparece. Claro que, para o brasileiro comum, isso não existe, se resolveu respeitar a lei depois do que devia é multado, paga a multa e se adequa da mesma forma.
Para piorar a Oi e a Claro ainda querem um prazo até o fim do ano para se adequar! Todas as demais empresas se adequaram - ou estão pagando pela sua ineficiência, já tiveram prazo, o mesmo dado antes à Oi e à Claro que jogarma no lixo o prazo, as regras, a lei.... Agora, vejam só, terão regime especial, mais prazo, mais tempo!
Me pergunto, porque estas duas não só escaparão da justa multa - por descumprimento e deboche - como ainda terão um prazo além do estipulado pela lei para se adequar? Ao meu ver deveriam se adequar imediatamente, sem reclamação - tiveram tempo, não cumpriram porque não quiseram, não é problema do governo ou do consumidor - e pagar a multa sem reclamar.
Aliás, deveriam ainda ser obrigadas a comunicar em rádio e TV os motivos da multa, descumprimento consciente da lei brasileira e descaso, deboche.
Este é o Brasil, terra do "jeitinho" onde, se você tem dinheiro, tudo dá certo.
Ou seja, já descumpriram as normas, já burlaram as regras e fizeram pouco caso e nem assim irão pagar a multa! Vão se adequar DEPOIS de todo mundo, depois de terem desrespeitado a lei e ainda assim vão encontrar um "jeitinho" de escapar da multa que deveriam pagar por nos fazer passar por palhaços.
Ou melhor, se antes eram as empresas a nos fazer de palhaços, agora é a vez do governo continuar a brincadeira. Alguém duvida que a multa será suspensa?
Pobres empresas, coitadinhas, não quiseram respeitar a lei mas não vai acontecer NADA com elas! Imagina se fosse o cidadão comum a desrespeitar a lei, a não pagar suas contas! Imaginem que absurdo, um consumidor deixar de pagar suas sagradas contas! Estaria no SPC no ato e nada de reclamar!
No Brasil é assim, se você é rico e poderoso - não nos esqueçamos que a Oi já comprou a BR Telecom em um processo fraudulento e absurdo - pode descumprir as regras sem prejuízo algum, quando você resolver se adequar a multa desaparece. Claro que, para o brasileiro comum, isso não existe, se resolveu respeitar a lei depois do que devia é multado, paga a multa e se adequa da mesma forma.
Para piorar a Oi e a Claro ainda querem um prazo até o fim do ano para se adequar! Todas as demais empresas se adequaram - ou estão pagando pela sua ineficiência, já tiveram prazo, o mesmo dado antes à Oi e à Claro que jogarma no lixo o prazo, as regras, a lei.... Agora, vejam só, terão regime especial, mais prazo, mais tempo!
Me pergunto, porque estas duas não só escaparão da justa multa - por descumprimento e deboche - como ainda terão um prazo além do estipulado pela lei para se adequar? Ao meu ver deveriam se adequar imediatamente, sem reclamação - tiveram tempo, não cumpriram porque não quiseram, não é problema do governo ou do consumidor - e pagar a multa sem reclamar.
Aliás, deveriam ainda ser obrigadas a comunicar em rádio e TV os motivos da multa, descumprimento consciente da lei brasileira e descaso, deboche.
A Oi e a Claro vão assinar um acordo com o Ministério da Justiça e os órgãos de defesa do consumidor se comprometendo a cumprir todas as regras da legislação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) até o fim do ano. Com isto, elas tentarão se livrar da ação pela qual o governo e as entidades de defesa do consumidor pedem na Justiça indenização por danos morais de R$ 300 milhões para cada uma, por má prestação de serviço.
O MJ simplesmente vai permitir que duas empresas continuem a desrespeitar o consumidor até o fim do ano e estas não pagarão um centavo por isso!