terça-feira, 24 de agosto de 2010

Apontamentos sobre o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (#blogprog)

Pin It
Um encontro surpreendente. Seja pela média de idade, pelos resultados alcançados ou pelo nível dos debates tanto no encontro como nas mesas de bar.

Foram 323 blogueiros, de 19 estados diferentes reunidos pra construir uma unidade.

A média de idade surpreendeu, sem dúvida acima dos 30/40 anos. Ao mesmo tempo uma boa surpresa, como também uma resposta aos críticos de plantão da grande mídia que acusam a blogosfera de se resumir a um grupo de adolescentes revoltados. Somos muitos e das mais diversas idades e backgrounds sociais.

Os resultados são óbvios. Conseguimos uma unidade impressionante. Passamos por cima de partidarismos e sectarismos e conseguimos firmar um pacto bastante sólido e consistente. Ainda aguardamos a publicação final da Carta, que passa pelos últimos ajustes depois de termos debatido incansavelmente seus principais pontos, mas fica claro desde já que iremos combater com unidade e força o #AI5Digital, o Monitoramento, o vigilantismo e as tentativas de censura e iremos lutar pelo fortalecimento da blogosfera e da mídia alternativa, além de buscar meios de financiamento - majoritariamente através de editais públicos - e, por fim, uma horizontalidade da própria blogosfera, buscando intercambiar, dividir, pageviews entre nós.

Claro que, num encontro deste tipo, não poderiam faltar mesas de bar, almoços e etc. Foi um imenso prazer conhecer pessoalmente alguns blogueiros e tuiteiros de renome, amigos virtuais e rever outros já conhecidos.

Melhor ainda foi poder dar meu apoio ao vivo ao Deputado Paulo Teixeira, almoçar com meu co-orientador que nunca tem tempo para nada, Sérgio Amadeu e almoçar e beber com amigos como @tuliovianna, @heliopaz, @CarlosLatuff @rogertiotomazjr, @ricardonegrao, @gnueverton, @glaucofr, @stelles_13, @blogdomiro, @maria_fro, @carineroos, @emerluis, @crisprodrigues, @hugoalbuquerque, @diegocasaes, @dolphindiluna, @renato_rovai, @entreversoes, @prenass, @marisps e dezenas de outros com e sem arroba.

Os debates em si foram riquíssimos. Quase tão ricos quanto a troca de experiências durante os intervalos e durante as mesas de discussão do último dia, logo antes da plenária final. Um debate em particular me chamou a atenção, o de abertura, com Débora Silva, das Mães de Maio.

Débora perdeu seu filho, assim como dezenas de outras mães, durante os ataques do PCC em São Paulo. Seu filho foi vítima inocente da Polícia Militar do estado de São Paulo e a rede de solidariedade cresceu e se tornou a grande organização que é as Mães de Maio de hoje. Em sua fala e em seus comentários, Débora comentou da importância de se sair às ruas, de não apenas blogar, mas usar os blogs como ferramenta de reflexão e convocação para ações de rua, presenciais, de pressão.

É preciso se solidarizar com os movimentos sociais e sair às ruas em apóio e não apenas ficar no conforto da sala pagando de revolucionário. Outro ponto, que retomei na mesa que participei no último dia, foi a grande necessidade de se dar visibilidade aos blogs e movimentos de periferia. Nós, com leitores de várias classes e situações, podemos dar a visibilidade que os blogs de periferia e movimentos sociais precisam e não conseguem. Caso específico, e citei, foi o de um post da Rede Extremo Sul, que citei e graças à nossa rede, chegou aos ouvidos do Secretário de Educação da cidade. De outra forma dificilmente haveria uma resposta por parte do poder à reclamação de uma comunidade carente de periferia.

Precisamos fortalecer os laços entre os blogueiros e entre a periferia, entre os excluídos. Algo que também foi discutido e é digno de nota é a idéia do blogueiro repórter - o que, em alguns casos, necessitaria de financiamento -, o blogueiro que, com uma câmera na mão, ou um celular, vai às ruas e denuncia aquilo que vê, as condições precárias das cidades, algo que a @maria_fro faz muito bem e que eu faço de vez em quando.

Precisamos ser mais do que mores analistas, opinadores, mas também produtores de conteúdo. Esta é a forma mais eficaz de combater a grande mídia, unidimensional. É nosso dever, enquanto blogueiros progressistas, difundir não só opinião, mas material próprio alternativo àquilo que mostra a grande mídia. Se hoje já pautamos a mídia em muitos momentos, o que pensar quando efetivamente nos centrarmos em produzir conteúdo e disseminar em rede?

Esta disseminação em rede, aliás, faz parte de outro ponto discutido por nós, a da necessidade de uma maior horizontalidade da blogosfera e de uma troca mais consistente de pageviews, de links, visitas e etc. Segundo o @heliopaz, precisamos dos grandes blogs, pois uma linkada do PHA ou no Azenha imediatamente cria uma avalanche de acessos e comentários, mas acredito que podemos ir além, precisamos citar fontes e não apenas o grande blog, precisamos ampliar a troca de links e informações também entre os pequenos. Ao mesmo tempo em que vamos até os grandes, devemos ir aos pequenos, de nicho, atrás de informação e devemos nos citar, buscando criar cada vez mais o costume de disseminar conteúdo livre de toda a blogosfera, e não apenas de meia dúzia.

Outros pontos relevantes foram discutidos, e o que não faltam são blogs discutindo, publicando e prontos para publicar suas reações ao evento que também foi bom para desmistificar a idéia de que a esquerda não pode/consegue se unir por um objetivo comum. Conseguimos, e fizemos um grande evento em que atacamos os principais problemas enfrentados pela blogosfera e por todo e qualquer usuário da internet em geral.

Na carta final contemplamos as questões chave, demos nosso apoio integral ao PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), defendemos a neutralidade da rede, falamos contra o vigilantismo, deixamos claro nosso repúdio ao Senador Azeredo e a qualquer tipo de censura e iremos processar o candidato José Serra para força-lo a dizer quem são os tais blogueiros sujos citados por ele.

Aliás, o Miro fotografado, segurando uma caixa de sabão em pó, ficará para a história.

No encontro finalmente descobrimos quem é o famoso autor do Cloaca News, que de quebra ganhou o primeiro Prêmio Barão de Itararé por aclamação e, de tão emocionado, teve uma crise asmática e foi salvo pela minha providencial bombinha de asma!=) Melhor de tudo foi saber que tão ilustre figura é leitora do meu blog!

Muito interessante notar nas conversas dos corredores eram as exclamações de surpresa quando encontrávamos blogueiros cujos blogs adoramos - e vice-versa.

E, ainda tentando lembrar de tudo que foi discutido, vale citar a idéia - já antiga, mas retomada - de uma rede de advogados, aos moldes do que foi proposto pela Rede de Solidariedade à Blogosfera e a de um site - que deve ser o do Barão de Itararé - para integrar todos os blogs progessistas integrados.

Logo começaremos a discutir os próximos encontros, os regionais. Em Maio/Junho de 2011 iremos realizar o segundo encontro nacional, ainda maior, para efetivamente ocupar os espaços que merecemos e para combater a grande mídia.

Por fim, deixo o endereço do agregador de notícias do evento: http://www.blogueirosprogressistas.org
----
Recomendo o post do Hugo Albuquerquer sobre o Encontro, como sempre, de uma lucidez impressionante.
------