segunda-feira, 25 de maio de 2009

Questão nuclear....

Pin It

Fico me perguntando (retórica, claro), porque apenas os aliados dos EUA podem ter armas nucleares?

Índia tem armas nucleares. Aliada dos EUA. Ninguém reclama;
Paquistão tem armas nucleares. Aliado dos EUA. Ninguém reclama;
Israel tem armas nucleares. Aliado dos EUA e genocida. Ninguém reclama.

Coréia do Norte TENTA ter armas nucleares. Inimiga dos EUA. O Mundo reclama.
Irã TENTA ter armas nucleares. Inimigo dos EUA, atacado por Israel no passado. O Mundo reclama.

Aos amigos tudo, aos inimigos, a "lei".

Se você for aliado dos EUA, não importa que tipo de atrocidade cometa, nõ importa o genocídio contra os Palestinos, o apoio ao Talibã por anos a fio.... Aliado é aliado, pode ter as armas que quiser e ninguem vai falar nada, não vão sofrer qualquer sanção, na verdade vai receber até ajuda dos EUA! Financeira, militar e o que mais tiver direito!

Mas se você for inimigo dos EUA vai sofrer sanções, vai ver dezenas de países virarem as costas para você e você fará parte do "Eixo do Mal".

É simplesmente lastimável.

O surpreendente (retórica, de novo) é que o mundo parece acomodado e feliz com a situação. Você é aliado, pode ter armas, você é inimigo, não pode. E o mundo assim se divide.

Obama diz que novo teste norte-coreano é 'grave preocupação'

REUTERS

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o novo teste nuclear norte-coreano, junto com um teste de mísseis de curto alcance, é uma 'grave preocupação para todas as nações' e deveria ser alvo de medidas da comunidade internacional.

- As tentativas da Coreia do Norte para desenvolver armas nucleares, bem como seu programa de mísseis balísticos, constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais- disse Obama em comunicado depois dos testes norte-coreanos.

A Coreia do Norte representa um grande desafio diplomático ao governo Obama, num momento em que ele enfrenta a crise econômica global e se empenha em conter o programa nuclear iraniano, que o Ocidente suspeita que esteja voltado para a eventual produção de armas -- algo que Teerã nega.

Ao tomar posse, em janeiro, Obama prometeu estender a mão a países turbulentos que estejam 'dispostos a descerrar o punho', mas até agora houve poucos avanços com a Coreia do Norte e o Irã, que continuaram avançando em seus programas nucleares e demonstram pouco interesse no diálogo com Washington.

A Coreia do Norte havia realizado seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006, e em abril deste ano o país lançou um foguete, o que supostamente violou a proibição de que testasse mísseis de longo alcance.

- As tentativas da Coreia do Norte de desenvolver armas nucleares, bem como seu programa de mísseis balísticos, constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais- acrescentou Obama.

De acordo com ele, a Coreia do Norte está violando as leis internacionais e 'desafiando direta e imprudentemente a comunidade internacional.'

Ele disse que o seu governo vai trabalhar no âmbito do Conselho de Segurança da ONU e dos demais países envolvidos em negociações com Pyongyang (China, Rússia, Japão e Coreia do Sul) para lidar com a questão.

Há algum tempo a Coreia do Norte ameaçava realizar um novo teste nuclear. Stephen Bosworth, enviado especial do governo Obama para a Coreia do Norte, alertou neste mês que Pyongyang enfrentaria as consequências se realizasse o teste, mas disse que havia pouco que os EUA poderiam fazer para evitá-lo.

A Coreia do Norte disse nesta segunda-feira ter realizado o teste com sucesso, horas depois de disparar o que a agência sul-coreana Yonhap disse ser um míssil de curto alcance.

------