domingo, 5 de julho de 2009

Honduras: O Dia "D" [Update]

Pin It

Hoje é o dia que Manuel Zelaya retorna à Honduras.

Ele já esta em um avião, saindo de Washington, nos EUA e está acompanhado do Secretario da Assembléia Geral da ONU, Miguel D'Escoto. Em outro avião estão o Secretário Geral da OEA, Insulza, e os presidentes Lugo, Correa e Cristina Kirchner.

O aeroporto de Tegucigalpa está tomado por manifestantes, segundo a TeleSur, são maise 100 mil e o exército começou a desocupar o lugar, mas ainda mantém helicopteros sobrevoando a área e tanques de guerra nas imediações.

De Washington à Tegucigalpa são 4 horas e neste meio tempo continuarão as negociaões e discussões diplomáticas entre o governo legítimo e os golpistas, que ameaçam derrubar o avião.

Quanto à derrubar o avião, cabe uma ráida análise: Duvido.

Ainda que, todos sabemos, militares sejam extremamente imprevisíveis - vejam o golpe sem qualquer planejamento, sem sequer a garantia de algum apóio externo (Israel e Taiwan não apiaram o golpe, ainda que esta hioótese tenha sido aventada), irresponsável - é pouco provável que o exército de Honduras ataque um avião lotado de civis (dezenas de jornalistas viajam com Zelaya), de um alto representante da ONU e do presidente eleito e outro avião com diplomatas, com presidentes de várias nações latinoamericanas e com o Secretário Geral da OEA.

Se o golpe, como está hoje, já nao tem como se manter, dada a pressão interna e externa, Imaginem depois de derrubar aviões com as personalidades políticas que la estão! Na mais que declarações de guerra.

O que ainda não se sabe é o que acontecerá quando da chegada de Zelaya, se o governo golpista entegrá o poder ou tomará alguma atitude da qual se arrependerá.

Apenas falando no repúdio internacional, Honduras foi suspensa da OEA por unanimidade, até que a normalidade democrática retorne ao pais, com direito a declarações duras de Cristina Kirchner e de seu chanceler e do chanceler da Venezuela, Nicolas Maduro.

Todas as informaçoes acima vem da TeleSur e do Twitter
------------------------------------------
Apenas um comentario rápido, ninguém se pergunta porque o governo golpista aunciou ter apóio logo de Israel? A credibilidade do Estado Genocida é tanta que serve até como laranja - bode expiatório - para nações golpistas. Ninguém se surpreenderia se Israel apoiasse tal golpe, da nação Genocida, tudo se espera, e sempre o pior!
------------------------------------------
Do lado golpista a torpe tentativa de legitimar o golpe e acusar de forma velada os demais países da AL de apoiar grupos terroristas em Honduras, com vista a desestabilizar o governo golpista.

O periódico La Prensa, de Honduras, "informa" que grupos de cubanos, venezuelanos, nicaraguenses e etc estão cometendo atos de terrorismo na capital, Tegucigalpa.

Mais ridiculo, impossível!
--------------------------------------------
Resolução da OEA suspendendo Honduras da organização: Link (PDF)
--------------------------------------------
A TeleSur informa que ainda é possivel ver diversos franco-atiradores em volta do Aeroporto, prontos a atirar.

A situação é tensa. Milhares de manifestantes se reúnem em diversos pontos de Tegucigalpa, em especial em torno do aeroporo, para esperar o retorno e Zelaya. O número de manifestantes não para de crescer e há o temor geral em torno do que fará o exército quando Zelaya chegar
-------------------------------------------
Estimativas dão conta de que meio milhão de pessoas estão nas ruas de Tegucigalpa neste momento.

Levando em conta que a população de Honduras mal ultrapassa os 7 milhões e Tegucigalpa conta com menos de um milhão de habitantes (1.3 na área metropolitana), o número de manifestante nas ruas demonstra o verdadeiro apoio à democracia, à constitucionalidade e à Zelaya.

Neste momento, o avião de Zelaya está no ar
--------------------------------------------
Zelaya pousou em Manágua (capital da Nicarágua), os militares de Honduras colocaram carros na pista do aeroporto de Tegucigalpa impedindo o pouso e o vôo foi desviado.

Nos próximos minutos Zelaya decidirá seus próximos passos com Lugo, Morales, Kirchner e outros presidentes.

Neste momento Zelaya repudia a violência do exército que matou ao menos dois manifestantes - em protesto pacífico - e deixou vários outros feridos em torno do aeroporto.

Um dos mortos era uma criança, um garoto. Neste link a foto do garoto (conteúdo forte).
-------------------------------------------
Declarado toque de recolher me Honduras até as 6 da manhã.

Será que os manifestantes se recusarão a obedecer?
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Raphael,

Antes de mais nada, parabéns pela cobertura da questão hondurenha. Aliás, quanto a derrubarem o avião eu até duvidaria...Mas diante da grande piada de humor negro que esse golpe é...

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Valeu, camarada! Consegui um acesso hoje, contra todas as possibilidades!=) O golpe é ridiculamente imbecil, sem planejamento nem nada, não surpreenderia uma atitude "final" e desesperada.

Mas algo me diz que não vai acontecer, mas.... não posso prever.

Sobre o outro post (nao estou conseguindo acessá-lo, não sei porque), bom saber que nao sou o único a ficar (quase) neurotico!=P

Postar um comentário