Zelaya deve, amanhã, retornar de vez à Honduras e, segundo o mesmo, acompanhado de diversos presidentes da América Latina. Cristina Kirchner é uma certeza e Correa uma possibilidade. O presidente golpista, Mciheletti afirma que prenderá Zelaya quando este chegar ao aeroporto, é esperar para ver.
O governo golpista já demonstrou sua fraqueza, sentiu que seu isolamento é tremendo e irreversível e cedeu um pouco ontem, ao afirmar que poderiam realizar um referendo para aceitar ou não Zelaya de volta. Duas coisas surgem daí, uma a de que estão querendo ganhar tempo, pois a organização de um referendo não se faz um um dia - e neste meio tempo a pressão internacional poderia diminuir e abrir caminho para manipulações e etc - e outra a de que o golpe foi mal planejado, precipitado, infantil. Talvez os golpistas esperassem apóio dos EUA, não contassem com a guinada do governo americano, e acabaram sós, sem apóio, sem o óleo venezuelano, ameaçados de suspensão na OEA e nos demais organismos multilaterais.
Uma coisa é certa, se no Irã a pressão contra Ahmadinejad diminuiu e os protestos foram, até certo ponto, controlados e agora luta-se para evitar penas de morte ou pesadas contra os manifestantes - política de apagar o fogo, infelizmente - em Honduras o povo se mantém nas ruas protestando e a pressão internacional é constante e dificilmente o governo golpista se manterá no poder.
A imprensa hondurenha e internacional que tentam noticiar os protestos e a repressão no país vem sendo constantemente censuradas, o excelente blog Contracorriente vem fazendo uma interessante cobertura deste aspecto do golpe.
"Globo era una de las pocas emisoras que informaba sobre lo que ocurría en Honduras, mientras la prensa de derecha desvió su programación. La emisora había presentado un análisis según el cual un 95% de los medios de ese país dejaron de transmitir cualquier tipo de información relacionada con el golpe de Estado.O jornalista da TeleSur que vem cobrindo os protestos comenta neste momento que os jornalistas estão sendo extremamente cautelosos e discretos para não sofrerem qualquer represália por parte do governo golpista e estão tendo que tomar muito cuidado quando andam nas ruas.
Las acciones pasaron del bloqueo y cierre a la agresión. Decenas de comunicadores fueron atacados por militares, policías y por manifestantes."
Vários jornalistas e manifestantes já foram presos.
A maior parte das informações sobre o golpe em Hoduras vem da TeleSur, neste momento estão mostrando uma manifestação gigantesca pró-Zelaya e pró-democracia nas ruas de Tegucigalpa.
Mais de 20 mil, segundo o El Tiempo marcham em direção à casa presidencial em apóio à Zelaya.
-----------------------------------------
Autores do golpe em Honduras.
-----------------------------------------
Na página da Presidência de Honduras é rir para não chorar. Uma foto de Micheletti e a seguinte inscrição:
"Construimos juntos el Gobierno Hondureño de:
- La reconciliación y el diálogo nacional.
- El respeto y la integración internacional.
- El imperio de la ley.
- Y el progreso de los ciudadanos."
Há poucos minutos o Arcebispo (Cardeal?) de Tegucigalpa, Oscar Andrés Rodríguez, fez um comunicado pelas TV's do país conclamando o povo a apoiar o golpe!O.o A posição da igreja não surpreende, visto que SEMPRE apoiaram golpes pela América Latina, vide o caso Brasileiro.
No Brasil, ao menos, boa parte da base eclesiástica reviu sua posição, ams não apaga o fato de terem apoiado o regime militar brasileiro em seu início e ainda por muito tempo.
O Arcebispo Rodríguez pediu ao povo para lembrar de três dos dez mandamentos:
''On the day of your inauguration you cited three commandments of the rules of God -- not to lie, not to steal, not to kill,'' Rodríguez said. ``If you respect life, if you love life. . .please meditate because if not it could be too late.''
Rodríguez pediu à OEA e à Comunidade Internacional que reconsiderem seu apóio a Zelaya.
Lamentável!
"'To the Organization of American States, please pay attention to everything illegal that was happening before the 28th of June,'' Rodríguez said. ``This is a community that will define our own destiny without any unilateral pressures. We renounce any blockades, which will only hurt the poor.''
Dressed in the traditional black shirt, coat, and priestly white collar, Rodríguez said he spoke on behalf of 11 other Catholic bishops who signed a statement ``in support of peace.''
Excelente artigo do Blog do Nassif.
----------------------------------
@AntonioVM, pelo Twitter, dá os números:
Un total de dos muertos, 37 heridos y 360 detenidos es el balance de la represión golpista----------------------------------
No aeroporto de Tegucigalpa, por onde Zelaya chegará amanhã e onde se encontram milhares de manifestantes, há dezenas de atiradores de elite do exército a postos para atirar!