quinta-feira, 2 de julho de 2009

Preço aumenta mas o salário....

Pin It
Mais um dos absurdos das "agências regulatórias", que deveriam mudar o nome para "agências exploratórias" ou qualquer correlato.

Até onde eu sei a inflação não bateu os 13%. Na verdade nada bateu os 13%, só o preço já abusivo da energia elétrica. Salta aos olhos a cara de pau da Aneel que, assim como todas as outras agências, se limita a fazer figuração ou então a ferrar com o consumidor.

Era esperar demais que mais de uma agência se mexesse pela primeira vez na história para defender o consumidor - como fez a ANATEL ao suspender a venda do Speedy - a história segue seu curso e nós continuamos a nos ferrar.

Imagino que os especialistas terão de refazer o cálculo de que o pobre tem que trabalhar duas vezes mais (3 meses e meio) que o rico para pagar suas contas.
"Um dia depois de o presidente Lula anunciar novas desonerações tributárias para o setor produtivo, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira, 30, estudo que mostra que os brasileiros mais pobres têm que trabalhar 197 dias do ano para pagar os tributos cobrados pela União, Estados e municípios. É quase o dobro dos 106 dias de esforço exigido dos brasileiros mais ricos do País, que ganham acima de 30 salários mínimos. Uma diferença de 3 meses e meio em relação ao esforço dos trabalhadores mais pobres com renda até dois salários mínimos. "
Agora terá que trabalhar mais... e no escuro!

Eu não me lembro de NENHUM salário ter sido reajustado dessa maneira - salvo o salário dos deputados, senadores e corruptos no geral, que aumentam todo ano e tudo decidido por eles mesmos, com nosso dinheiro - mas os impostos, o preço de energia, e demais preços sobem da maneira que os monopólios querem, ou melhor, que as agências regulatórias querem.

Eles fingem regular alguma coisa e nós fingimos... Bem, na verdade nós não fingimos, nós pagamos com mais trabalho.

Só o lucro da Eletropaulo na capital do Estado é de 8 bilhões. Mas pelo visto é muito pouco. Falta o dinheiro da caixinha dos oficiais superiores da Aneel.

"Conta de luz ficará 13% mais cara em São Paulo, decide Aneel

Os consumidores de energia elétrica de São Paulo terão que pagar 13% a mais, em média, pelo serviço prestado pela Eletropaulo. O reajuste vale a partir de 4 de julho.

De acordo com autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o reajuste será de 12,96% para consumidores residenciais (baixa tensão) e entre 9,2% e 15,25% para consumidores industriais (alta tensão).

A Eletropaulo atende atualmente a cerca de 5,8 milhões de unidades, abrangendo 24 municípios da região metropolitana de São Paulo. Só o consumo de energia elétrica da capital representa receita anual de aproximadamente R$ 8 bilhões.

O peso no bolso do consumidor poderia ter sido ainda maior. A Eletropaulo havia pedido reajuste médio anual de 18,75%, a ser aplicado a partir de 4 de julho.

Índice definitivo

No último dia 16, a agência aprovou o índice definitivo para reajuste da energia elétrica provida pela Eletropaulo. O índice vale para o período 2008-2010 (retroagindo ao ano passado).

O índice definitivo foi um pouco menor do que aquele que vinha sendo aplicado provisoriamente, significando um reajuste menos caro ao consumidor.

Até 2008, o índice para reajuste da energia era provisório. Após uma revisão na metodologia do cálculo, realizada no ano passado, o índice provisório será comparado ao definitivo e apenas a diferença será cobrada dos consumidores"

-----------------------------------
Notinha rápida sem qualquer relação: Dom Dedé, finalmente, largou o osso. Está aposentado, nos deixou livre, deixou o posto de Arcebispo de Recife e Olinda!

O Vaticnao aceitou sua renúncia, que agora vá excomungar pombos e deixe o povo em paz!

Hora de comemorar!
------