quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Panetonegate, Arruda e a cobertura midiática

Pin It


Chega até a ser engraçada a cobertura da mídia do caso do Panetonegate do Arruda...

Tentativas mil de separar o Tucanato dos Demos para não respingar no Serra, criminalização dos que protestam - como sempre - e um melodrama absurdo com diversos vídeos, caras e bocas do casal global eterno do Jornal Nacional.... O mesmo de sempre.

Mas, como não poderia deixar de ser, fazem de tudo para que algo respingue no governo.

Não importa se os Demos - e também Arruda em específico - são unha e carne com os Tucanos do PSDB ou com o PV da Sonsinha e da Marina. O PIG há de encontrar um caminho para isentar Serra e cia e culpar Lula e o PT por alguma coisa.





Por mais válidas que sejam as comparações entre o dinheiro na cueca do PT e o da meia do Demo, não deixa de ser absurdo que deixem passar as alianças, discursos e ligações entre a direita brasileira e passem apenas a comentar "nossa, como isso tudo se parece com o que o PT fez!". Pode até parecer, mas este assunto está longe de ter qualquer relação com o PT.

Eduardo Guimarães, que pesem seus lulismos exagerados, acerta em cheio ao comentar que a "mídia culpa o Lula até pelos escândalos da oposição".

Se o PT ou Lula espirram, a manchete é a de que a gripe suína é culpa do PT que está espirrando e transmitindo a doença. Se Lula arrota então falam que a fome no nordeste é culpa dele, está arrotando, logo, comeu demais, tudo que iria pra alimentar os flagelados... e por aí vai.

Eu, que não sou lulista, não sou petista e na verdade não gosto de nenhum deles, me vejo obrigado a constantemente defendê-los dos ataques boçais e sem sentido do PIG. Já passou de loucura os ataques gratuitos ao governo que, pese seus inúmeros defeitos e minhas milhares de discordâncias, é o melhor que o país já teve. Ou menos pior, dentro do que eu acredito. Na verdade, qualquer coisa é melhor que o DemoTucanato no poder.

Enfim, fica clara a tentativa não só do ataque ao governo, como também a eterna tentativa de manter o Tucanato ileso, pagando de honestos. A mídia convenientemente esquece que os Demos são coligados, em todo lugar, com os Tucanos. Isto não nos diz nada?

Voltando à questão da criminalização dos protestos e afins, como eu já havia comentado antes no blog, o que se vê é uma constante. O PIG pode reclamar, acusar e protestar contra o Arruda. Mas só a mídia, se mais alguém resolver "brincar" então não pode. Se for o movimento estudantil então! Pedra neles, só os donos do circo podem participar! Este é o jogo democrático (sic).


No Twitter vi comentários de que até a Cultura, TV supostamente educativa e livre - mas cooptada e hoje controlada por Serra -  resolveu chamar de vagabundo e baderneiros os estudantes que acertadamente invadiram a assembléia distrital de Brasília. Falando em twitter, aliás, pelo menos dois tuiteiros que conheço estavam na ocupação, o @GSantelli  e a @bete_davis. São um verdadeiro exemplo!

De qualquer maneira, os estudantes não fizeram nada além daquilo que é o anseio natural da população. Se manifestar, reclamar, se fazer ouvir e tentar moralizar de alguma forma a lambança que é a Assembléia. Mas, claro, para o PIG interessa que todos protestem do sofá, mas que fiquem sob rédeas curtas, afinal, se protestam contra uma coisa, vão começar a se animar e se levantar contra outras. O PIG prefere todos cordatos, mansos e revoltados da sala de casa para que possam ser facilmente manipulados sempre que preciso.

É exatamente o que precisamos evitar.
------