sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fotos e Vídeos do Protesto contra o Aumento da Passagem

Pin It

O protesto foi pacífico, agregou cerca de mil pessoas ao longo do percurso - de pois de um início que parecia fraco - e, apesar do fortíssimo esquema de "segurança" (eufemismo para "tinha polícia pra caramba") não pude ver qualquer episódio de violência.




Nas palavras do próprio movimento:
Hoje, dia 14 de janeiro, em frente ao  teatro muncipal reuniram-se cerca de 600 pessoas para se manifestar contra o aumento da passagem de ônibus. A concentração começou as 16h30 e a partida foi aproximadamente às 17h10, rumo a prefeitura. A manifestação passou por pontos simbólicos no centro, tais quais pça. da sé, vale do anhangabaú, pça. da república, largo são bento, pátio do colégio, câmera municipal entre outros. Conforme a passeata seguia, a população foi aderindo de modo em que na rua Maria Paula já contava com mais de 1000 pessoas.
A polícia “escoltou” a manifestação inteira estava  presente em peso, e neste último momento estava presente também a GCM além da tropa de choque:  a tensão cresceu, mas o diálogo permanecia.
Por fim, concluímos o ato queimando a catraca em frente a prefeitura. Um boneco que imitava o Kassab também pegou fogo!
A manifestação terminou pacificamente.

Saímos da frente do Teatro, passando pela Praça da República, cruzamos a consolação e deiios a mmrcha seguiu até a região da câmara municipal.


Muitos jovens, muitos punks, mas também um enorme apoio da população que saía das lojas e do trabalho papa aplaudir, olhar, muitos sorriam e demonstravam apoio. A marcha ainda foi acompanhada por muita gente do povo, indignada com o aumento abusivo da passagem, mais uma das marcas do governo (sic) Kassab. Se Marta era apelidada de Martaxa, do que chamaremos o nosso Aquassab? IPTU nas alturas, aumento do ônibus, descaso com a cidade, aumento do salário dos seus comparsas... Isso sem falar na violência contra a população em situação de rua e o abandono do centro da cidade e da Zona Leste, alagada.

São marcas e marcos do governo DemoTucano. O mesmo de sempre.

Concentração





Concentração inicialmente fraca, ameaça de chuva... Mas em pouco tempo a praça começou a encher e chegamos perto de mil pessoas presentes - ou até mais!


A DitaBand, canalha como sempre, não cobriu o evento, o protesto, se limitou a convidar quem passava para fazer alguma "brincadeira" para um de seus programas. Rede de TV lamentável. Vem daí a importância do PNDH-3, evitar que este tipo de lixo se perpetue. Gestão social dos meio de comunicação e não a bandalha que temos hoje.

Punks com uma catraca de ônibus que viria a ser queimada ao fim do protesto.

Início do Protesto

No início um grupo de palhaços "revolucionários" animou o povo que estava no local, dançando, cantando, distribuindo apitos e realizando performances.









 

Ainda no início se via uma grande concentração das nossas queridas "Forças de Segurança". Nunca me senti tão protegido na vida!
 



Andamento da Marcha:




O apoio da população por onde a marcha passava era óbvio e claro.


 
Mas, no caminho, imagens do governo Kassab por todos os lados




Na República, cercados pelas motos da PM que mais atrapalharam o trânsito e a marcha que os próprios manifestantes.

E, já na Consolação,a demonstração de força. PM's com armas pesadas, dezenas de viaturas e uma quantidade simplesmente descabida de carros, motos e pessoal. Demonstração, agora, do governo de Zé Alagão. Governo totalitário, direitista, repressor até não poder mais.










Mais fotos do ato:

Blog Passa Palavra
Centro de Mídia Independente - CMI
Flicker Anderson Barbosa (fotos incríveis!)

------