quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Manifestação Contra Aumento da Tarifa HOJE! E Mais ações.

Pin It
Hoje é o dia de mais uma manifestação contra o aumento da Tarifa de ônibus.

Manifestação Contra o Aumento da Tarifa do Ônibus!!!

Quinta, 04.02.10

Concetração – 16h30   Saída – 17h30

Teatro Municipal (São Paulo) – Próx. ao Metrô Anhangabaú

Mas, para além da manifestação, é interessante mostrar o que o pessoal do movimento @Barraroaumento vem fazendo além da organização dos protestos.

Eles estão indo em pontos de ônibus com panfletos conversar com a população, conscientizar, mostrar o abuso do qual somos vítimas.

Aplaudo a iniciativa e espero que esta cresça e se espalhe!

Vejam o panfleto que estão distribuindo:


Texto da imagem:

DIGA NÃO ÀS ENCHENTES E AOS AUMENTOS NO TRANSPORTE
Começamos o ano com muitas surpresas do prefeito Kassab e do governador Serra: a tarifa do ônibus aumentou para R$2,70; foi também anunciado para dentro em breve o aumento para CPTM, Metrô e ônibus da EMTU; além do caos provocado pelo descaso do poder público com os alagamentos que se multiplicam pela cidade.
No corre-corre do dia-a-dia de conseguir chegar ao trabalho no horário, de arrumar uma maneira de voltar para casa no meio da cidade parada pelo trânsito, ou mesmo de lutar para permanecer na casa em que se vive há tantos anos, podemos não nos dar conta do quanto esses problemas têm ligação.
Por que a tarifa aumenta? Todos nós sabemos que pagar pelo transporte coletivo é um grande peso no orçamento mensal. Muitas pessoas não têm sequer como arcar com esse custo, tendo que se deslocar a pé pela cidade. Mesmo sabendo disso, o prefeito e o governador permitem os aumentos de tarifa, para garantir os lucros dos empresários e investidores dos transportes, ao invés de garantirem o direito de ir e vir da população.
Da mesma forma, ter um lugar para morar é direito assegurado pela constituição, mas Kassab e Serra continuam retirando favelas sem garantir alternativas de moradia para as pessoas que moram nelas que moram nelas. Além disso, bairros inteiros de regiões periféricas foram alagados propositalmente por decisão de uma empresa, sob ordem do governo, como forma de pressionar pela saída dos moradores.
Exemplo disso é o caso do Jd. Romano (ZL) e do Pq. Cocaia I (ZS), que sofrem com a ação da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), responsável pelo fechamento das comportas de barragem da Zona Leste e pelo bombeamento da água dos rios para as represas Billings e Guarapiranga, causando inundações. Na Zona Leste o interesse era proteger as marginais do alagamento e facilitar a ampliação do Parque do Tietê, obra de compensação da Nova Marginal. Já na Zona Sul, a ação da Emae está ligada ao Projeto Mananciais do Governo do Estado. Em ambas as regiões, diversas tentativas de protestar contra essa situação têm sido tratadas como atos criminosos pela polícia deste mesmo governo.
Por que tudo isso acontece? Fica claro que nem o prefeito e nem o governador tomam as suas decisões pensando no que é melhor para toda a população. É que a cidade tem dono: os empresários do transporte, das empreiteiras e construtoras, que são financiadores das campanhas dos políticos. Além disso, as pessoas que andam de carro nas marginais, também estão na frente na ordem de prioridade, em relação ao moradores das periferias e às pessoas que dependem do transporte público. As decisões do poder público dizem claramente qual é o lugar da cidade que esses políticos querem que nós, trabalhadores, estudantes e moradores das periferias, ocupemos.
Somos contra o aumento das tarifas e contra as ações de despejo no Jd.Romano e no Pq.Cocaia, porque acreditamos que a cidade não pode ter apenas alguns donos: a cidade é direito de todos, e deve ser levado em conta o bem-estar da maioria da população, e não o lucros dos empresários.
Contra o aumento nos transportes em São Paulo!
Toda cidade para todos!
ATOS CONTRA O AUMENTO DA TARIFA
Dias:
04/02, 11/02 e 25/02, quintas-feiras
Concentração às 16h30 no Teatro Municipal (próximo ao metrô Anhagabaú)

Saída em passeata às 17h30
_

Para mais informações:
http://www.barraroaumento.org
http://twitter.com/barraroaumento
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Robson Fernando de Souza disse...

Raphael, venha pra cá pro Recife levantar uma campanha contra aumento das passagens, o empresariado de ônibus já estão começando a movimentação pra aumentar as passagens.

[]s

Robson Fernando de Souza disse...

hehehehe

Postar um comentário