sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dilma e Direitos Humanos na Campus Party (#Cparty e #PNDH-3)

Pin It
Outros assuntos acabaram atropelando esta postagem que, sem dúvida, é de grande importância.

Dilma Rouseff, candidata do PT à presidência - embora ainda negue o fato consumado por razões políticas - fez uma visitinha à Campus Party, o maior encontro Nerd da América Latina (quiçá do mundo) e na sua coletiva de imprensa declarou sua posição de defensora do Marco Civil da Internet e da liberdade na rede. Veremos no futuro se são só palavras ou teremos ações concretas.

Gravei um vídeo de uma de suas respostas e o posto abaixo:


Para além da visita da Dilma, que suscitou debates e até mesmo protestos em tom machista e preconceituoso - que será objeto de postagem posterior - a Campus Party abriu um grande espaço - graças ao esforço principalmente de Marcelo Branco (@Marcelobranco e diretor da #CParty) e Sérgio Amadeu (@samadeu, professor e entusiasta do soft livre) e também da presença de diversos ativistas, cyber-ativistas e militantes da liberdade na rede, dos Direitos Humanos e curiosos presentes.

Foram várias palestras que iam desde a questão da acessibilidade até o Marco Civil e a proteção à Blogosfera e, neste meio tempo, consegui ainda uma declaração de Rogério Sottilli, Secretário-Adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) sobre a posição oficial do governo, do ministro Vannuchi e também da Dilma em relação à integralidade do PNDH-3.

Eis a declaração:


Como se vê, uma resposta política. Defende-se a integralidade mas, obviamente, com devidas pressões, tudo pode ser alterado. Mas uma parte da mensagem é de máxima importância, por mais que o PNDH-3 sofra alterações, foi um marco por incitar ao debate, por aclarar posições, por desmascarar os setores mais retrógrados da sociedade e por todas as cartas na mesa. O debate em si já é um avanço significativo e que abre as portas de um diálogo amplo e prolongado.

Marina Silva também esteve na #CParty, foi uma das palestrantes. Me entristece que boa parte de sua audiência no local tenha sido não pela palestra em si, mas por suas aspirações à presidência, ou seja, suas aspirações para, no segundo turno, apoiar o Serra ou qualquer candidato meia-tijela da direita golpista. Marina Silva, e o PV em si, não passam de massa-de-manobra nas mãos de uma direção corrupta e que comumente apoia os nossos setores retrógrados e ultrapassados, vide Serra, Arruda e cia.

De qualquer forma, a mídia deu muito mais cobertura à visita da Dilma - na verdade de forma excessiva e até violenta - e acabou por atrapalhar os campuseiros em alguns momentos, o que não justifica a reação de alguns que chegaram à protestar de maneira pífia e com argumentos que envergonham qualquer um que raciocine. Mas isto fica para outro post.

Enfim, a visita serviu para aclarar um pouco mais a posição da candidata em relação à liberdade na rede e, também foi a cahnce de saber um pouco mais - mesmo que através de terceiros - da posição governamental em relação ao PNDH-3.

No mais, vale o chamado, Tod@s ao Beijaço em defesa do PNDH-3 amanhã, 17h na Paulista!
------