sábado, 24 de abril de 2010

Eleitor 2010: Transcendendo o Poder de Voto

Pin It
Olá (e)leitores,

Muita gente tem comentado sobre as promessas da Internet e como essa “ferramenta” influencia no nosso modo de vida. A Internet permite ao indivíduo conectar com outros que estejam do outro lado do planeta e manter conversações. Ela permite o compartilhamento de informação e produção de conhecimento, além de todas as possibilidades econômicas e educacionais. Pode-se dizer ainda que a internet aos poucos modifica a nós mesmos, pois nos torna mais presentes no cotidiano, conscientes e capazes de documentar a história sobre diferentes perspectivas, fazer ouvir a voz de minorias, e serve de base para que, diante de organização presencial, possamos mudar o ambiente à nossa volta. A rede que antes era “de computadores”, cada vez mais se afirma como uma rede “de pessoas”.

Foi pensando nessa oportunidade de compartilhar informações que a Paula Góes e eu  (Diego Casaes) decidimos organizar a aplicação de um software que permitirá aos brasileiros reportarem sobre as eleições de 2010 no Brasil: o Ushahidi. A palavra “ushahidi” significa “testemunho” na língua suaíli, e somente isso já nos permite ter uma ideia do que se trata. Com essa aplicação, e com algumas modificações e movimentação de uma rede de voluntários, queremos estabelecer um cenário no qual o cidadão brasileiro possa ir muito além do direito de voto e documentar suas perspectivas individuais ao curso de um evento que, por mais que se repita a cada dois anos, é sempre diferente e rodeado de esperança por uma mudança de paradigma.

O Ushahidi –uma combinação da API do Google Mapas e algumas outras funcionalidades– foi criado por uma equipe internacional voluntária de desenvolvedores web e permite ao indivíduo de posse de tecnologias de informação e comunicação enviar relatos (texto, fotos, vídeos, SMS) sobre situações de crise e/ou eventos específicos a um único site, formando assim um banco de dados coletivo sobre o evento em questão.

Inicialmente desenvolvido e aplicado no decorrer da violência pós-eleições presidenciais do Quênia em 2008, o uso subquente do Ushahidi pode ser visto no mapeamento de situações de risco após o terremoto do Haiti e no Chile, e na cobertura das eleições do México e da Índia em 2009. Clique neste link para ver as aplicações do software em todo o mundo e aqui para um artigo do New York Times sobre o Ushahidi.

Assim, usamos o Ushahidi para criar o Eleitor 2010, um projeto de mídia cidadã e crowdsourcing que procura promover a participação popular na cobertura das eleições. Inicialmente buscamos documentar relatos e denúncias de fraudes, bocas de urna, comícios, irregularidades em geral, e situações relacionadas ao processo de campanha tanto no âmbito executivo quanto no legislativo.

Para deixar ainda mais claro a nossa proposta, dividimos os objetivos do Eleitor 2010 nos seguintes tópicos:
  1. Politização: fomentar debate sobre as eleições
  2. Cidadania: fazer do cidadão fiscal do pleito
  3. Conscientização: Despertar valores: anti-corrupção, união, democracia, liberdade de expressão
  4. Observatório: servir de retrato das eleições sob a ótica do eleitor
  5. Educação: despertar o interesse dos jovens pela política
E àqueles que preferem uma explicação mais ilustrativa, preparamos uma apresentação disponível no Prezi com os pontos principais do Eleitor 2010:





Como mencionei acima, a organização do projeto está a cargo da Paula Góes e eu,  mas muito mais gente está envolvida. Temos o apoio do Global Voices Online e do Global Voices em Português, e aos poucos montamos uma mesa de conselheiros  que nos auxiliará na tomada de decisões sobre o projeto e qual linha editorial seguir na análise dos dados recebidos, ajudando-nos a sempre trilhar um caminho apartidário. Alguns dos nossos voluntários já podem ser encontrados no Twitter, assim como parte do nosso conselho. Além disso, diálogos estão acontecendo para formarmos parcerias com iniciativas similares na  Internet que visam fomentar o ativismo político.

Muitas mudanças serão feitas nas próximas semanas no site do Eleitor 2010. Traduzimos o código do Ushahidi para português a fim de oferecer ao menos o básico de conforto para quem deseja participar no envio de relatos e aos poucos testamos a usabilidade e estabilidade do servidor. A opção de envio de SMS ainda não está disponível, mas o passo inicial para gerenciar essa parte  vital da aplicação já foi dado. A equipe de design, por sua vez, ainda prepara uma formatação e identidade visual diferente dentro das limitações do próprio Ushahidi e que seja compatível com o sentimento brasileiro e as eleições.

A fim de organizarmos uma equipe de voluntários, criamos um formulário de recrutamento. Convidamos especialmente outros desenvolvedores que possam contribuir no aperfeiçoamento do Ushahidi e na  sua integração com outros sites e redes sociais da internet. Mas a participação não se limita a isso, há opções de colaboração em assessoria de novas mídias, assessoria de comunicação, jurídico, marketing e patrocínio, e muito mais.

No entanto, caso não se sintam aptos a modificar e trabalhar no site, em qualquer uma das áreas citadas no formulário, ainda assim há chances de envolvimento. Convidamos a todos para montar uma equipe de beta-testers, que nos ajudarão a formar relatórios do que precisamos modificar/criar para que o Eleitor 2010 realmente atenda às necessidades dos brasileiros nessas eleições.

Por fim, esperamos que o Eleitor 2010 se transforme em uma experiência de crowdsourcing que dê bons frutos aqui no Brasil. Nosso anseio é testar os limites do Ushahidi e da participação popular através da web e das tecnologias de comunicação no âmbito das eleições, pois somente ao colocarmos à prova os recursos tecnológicos que dispomos e nossa capacidade de organização e ativismo político é que estaremos de fato lutando por um país melhor.

Agora, e mais do que nunca, várias vozes podem ser ouvidas e amplificadas. Já demos o primeiro passo!
Dúvidas ou sugestões? Envie uma mensagem para “info@eleitor2010.com”. Estamos também presentes:

- no twitter: @Eleitor_2010 e hashtag #eleitor2010
- no tumblr: http://eleitor2010.tumblr.com/
- no flickr: http://www.flickr.com/groups/eleitor2010/
- no orkut: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=100751259

Publicado originalmente no blog do Eleitor2010
------