Muita gente tem comentado sobre as
promessas da Internet e como essa “ferramenta” influencia no nosso modo
de vida. A Internet permite ao indivíduo conectar com outros que estejam
do outro lado do planeta e manter conversações. Ela permite o
compartilhamento de informação e produção de conhecimento, além de todas
as possibilidades econômicas e educacionais. Pode-se dizer ainda que a
internet aos poucos modifica a nós mesmos, pois nos torna mais presentes
no cotidiano, conscientes e capazes de documentar a história sobre
diferentes perspectivas, fazer ouvir a voz de minorias, e serve de base
para que, diante de organização presencial, possamos mudar o ambiente à
nossa volta. A rede que antes era “de computadores”, cada vez mais se
afirma como uma rede “de pessoas”.
Foi pensando nessa oportunidade de
compartilhar informações que a Paula Góes e eu (Diego Casaes) decidimos
organizar a aplicação de um software que permitirá aos brasileiros
reportarem sobre as eleições de 2010 no Brasil: o Ushahidi. A palavra “ushahidi” significa
“testemunho” na língua suaíli, e somente isso já nos permite ter uma
ideia do que se trata. Com essa aplicação, e com algumas modificações e
movimentação de uma rede de voluntários, queremos estabelecer um cenário
no qual o cidadão brasileiro possa ir muito além do direito de voto e
documentar suas perspectivas individuais ao curso de um evento que, por
mais que se repita a cada dois anos, é sempre diferente e rodeado de
esperança por uma mudança de paradigma.
O Ushahidi
–uma combinação da API do Google Mapas e algumas outras
funcionalidades– foi criado por uma equipe internacional voluntária de
desenvolvedores web e permite ao indivíduo de posse de tecnologias
de informação e comunicação enviar relatos (texto, fotos, vídeos, SMS)
sobre situações de crise e/ou eventos específicos a um único site,
formando assim um banco de dados coletivo sobre o evento em questão.
Inicialmente desenvolvido e aplicado no
decorrer da violência pós-eleições presidenciais do Quênia em 2008, o uso
subquente do Ushahidi pode ser visto no mapeamento de situações de
risco após o terremoto do Haiti
e no Chile, e na cobertura das
eleições do México e da Índia em 2009. Clique neste link para ver as aplicações
do software em todo o mundo e aqui
para um artigo do New York Times sobre o Ushahidi.
Assim, usamos o Ushahidi para criar o Eleitor 2010, um projeto de mídia
cidadã e crowdsourcing
que procura promover a participação popular na cobertura das eleições.
Inicialmente buscamos documentar relatos e denúncias de fraudes, bocas
de urna, comícios, irregularidades em geral, e situações relacionadas
ao processo de campanha tanto no âmbito executivo quanto no legislativo.
Para deixar ainda mais claro a nossa
proposta, dividimos os objetivos do Eleitor 2010 nos seguintes tópicos:
- Politização: fomentar debate sobre as eleições
- Cidadania: fazer do cidadão fiscal do pleito
- Conscientização: Despertar valores: anti-corrupção, união, democracia, liberdade de expressão
- Observatório: servir de retrato das eleições sob a ótica do eleitor
- Educação: despertar o interesse dos jovens pela política
E àqueles que preferem uma explicação
mais ilustrativa, preparamos uma apresentação disponível no Prezi
com os pontos principais do Eleitor 2010:
Muitas mudanças serão feitas nas
próximas semanas no site do Eleitor 2010. Traduzimos o código do
Ushahidi para português a fim de oferecer ao menos o básico de conforto
para quem deseja participar no envio de relatos e aos poucos testamos a
usabilidade e estabilidade do servidor. A opção de envio de SMS ainda
não está disponível, mas o passo inicial para gerenciar essa parte
vital da aplicação já foi dado. A equipe de design, por sua vez, ainda
prepara uma formatação e identidade visual diferente dentro das
limitações do próprio Ushahidi e que seja compatível com o sentimento
brasileiro e as eleições.
A fim de organizarmos uma equipe de
voluntários, criamos um formulário
de recrutamento. Convidamos especialmente outros desenvolvedores que
possam contribuir no aperfeiçoamento do Ushahidi e na sua integração
com outros sites e redes sociais da internet. Mas a participação não se
limita a isso, há opções de colaboração em assessoria de novas mídias,
assessoria de comunicação, jurídico, marketing e patrocínio, e muito
mais.
No entanto, caso não se sintam aptos a
modificar e trabalhar no site, em qualquer uma das áreas citadas no formulário,
ainda assim há chances de envolvimento. Convidamos a todos para montar
uma equipe de beta-testers, que nos ajudarão a formar relatórios do que
precisamos modificar/criar para que o Eleitor 2010 realmente atenda às
necessidades dos brasileiros nessas eleições.
Por fim, esperamos que o Eleitor 2010 se
transforme em uma experiência de crowdsourcing que dê bons frutos aqui
no Brasil. Nosso anseio é testar os limites do Ushahidi e da
participação popular através da web e das tecnologias de comunicação no
âmbito das eleições, pois somente ao colocarmos à prova os recursos
tecnológicos que dispomos e nossa capacidade de organização e ativismo
político é que estaremos de fato lutando por um país melhor.
Agora, e mais do que nunca, várias vozes
podem ser ouvidas e amplificadas. Já demos o primeiro passo!
Dúvidas ou sugestões? Envie uma mensagem
para “info@eleitor2010.com”. Estamos também presentes:
- no tumblr: http://eleitor2010.tumblr.com/
- no flickr: http://www.flickr.com/groups/eleitor2010/
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Publicado originalmente no blog do Eleitor2010