quinta-feira, 29 de abril de 2010

Futebol e política: O Datafolha é mesmo uma fraude!

Pin It
Vejam o seguinte gráfico da última pesquisa Datafolha sobre torcidas de futebol.
À primeira vista, nada anormal, ou ao menos, se quem analisar for desinteressado por futebol.

Para quem gosta de futebol a lista traz alguns absurdos, como por exemplo o tamanho exagerado da torcida do Corinthians ou o absurdo da torcida do Vasco ser considerada menor que a do São Paulo ou Palmeiras ou ainda distorções mais grotescas como a torcida do Náutico superar a do Santa Cruz ou a do Botafogo superar a do Fluminense.

Levando em conto que a margem de erro é de 2 pontos, a maior parte dos clubes da tabela podem simplesmente não ter torcida alguma e o Corinthians ter quase a mesma quantidade que a do Flamengo!

Disparate! Eduardo Marini, em seu blog, analisa um pouco mais as variações grotescas em relação à pesquisas anteriores e sobre os números apresentados.

Mas o gráfico traz algo mais, que transcende o futebol e entra na política e na metodologia usada pelo Datafraude.

Não é à toa que o Eduardo Guimarães preparou até documento jurídico contra os institutos de pesquisa pela forma tendenciosa que realizam suas pesquisas e pelos critérios obscuros, confusos ou francamente manipulados

Retorno ao Marini:
Na mesma reportagem em que informa os números de sua última pesquisa, o Datafolha lembra que, há dois anos, fez uma pesquisa sobre os times preferidos das crianças entre quatro e 12 anos.
O resultado, nos termos da reportagem: “o Flamengo levou ampla vantagem nesta consulta, com 23% da preferência mirim do país. O Corinthians ficou em terceiro lugar nesta pesquisa, com 10% da preferência – o São Paulo teve 11% da lista.”
Ok. Bacana.
Agora, chegue mais perto: se a diferença é escandalosa assim a favor do Flamengo, e se ela, até porque escandalosa desse jeito, não deve ter mudado de perfil muito antes nem muito depois da tal pesquisa com as crianças, alguma alma poderia produzir o milagre de explicar como é possível a ampla maioria da base prometida ser de uma torcida que não cresce (a do Flamengo) e o crescimento ser de outras com bases estupidamente menores?
É Datafolha desmentindo Datafolha.
E não é fato isolado. O Datafolha desmente a si próprio e desmascara sua falta de critérios objetivos e o caráter amador/manipulado de suas pesquisas.

Se o Datafolha é incapaz de realizar uma pesquisa consistente sobre torcidas de futebol usando seus métodos de sempre, como esperar que consiga algum sucesso em apresentar o quadro eleitoral do país? Isto é, se o instituto tem algum interesse em dizer a verdade!

Aliás, algo que também salta aos olhos, mas voltando ao futebol, é a tentativa de fazer crescer o número de Corinthianos no país ao tempo em que a Globo basicamente impõe os jogos do Corinthians acima de qualquer outro e vive uma lua-de-mel intolerável com este time. Mas, é apenas um pensamento...

Outro pensamento, relacionado ao Vasco, é o de que é engraçado ver meu time com um número tão pequeno de torcedores... Será que há alguma relação entre o número de torcedores e o péssimo desempenho na pesquisa (ficar atrás de Palmeiras e São Paulo é ridículo) com o fato da direção ter vivido anos e anos às turras com a Rede Globo? Conjecturas jogadas ao vento....

Quem nos garante que o mesmo... fenômeno não ocorra nas pesquisas eleitorais? Que o número de cidades e a localização seja escolhida para privilegiar uma ou outra torcida ou um ou outro candidato? Quem audita, de forma independente, as pesquisas eleitorais? O que nos garante que há lisura no processo quando vemos os resultados absolutamente díspares nas pesquisas dos diversos institutos? E, finalmente, o que nos garante que não existe nenhum interesse fazendo os números se moldarem?


No Acerto de Contas, a mesma conclusão, a desmoralização de um instituto de pesquisa:
E hoje o Datafolha divulgou pesquisa sobre as maiores torcidas brasileiras. Na cabeça, Flamengo é Corinthians. Nenhuma novidade. O susto ficou por conta do Náutico, em 16º lugar, à frente do Santa Cruz. Quem frenquenta esse blog sabe que sou alvirrubro de coração, fanáutico de carteirinha. Mas essa nem eu consigo engolir.
É pra desmoralizar qualquer instituto de pesquisa.
Como sempre, o futebol dando lições e nos mostrando o que, de outra forma, não enxergaríamos. A manipulação está escancarada, o Datafraude foi desmascarado.
------
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Roberto disse...

Desculpe, você tem posições políticas muito interessantes, mas de futebol você não entende nada. rsrs

Por que o Vasco tem uma torcida menor que a do SPFC?

Simples, o Vasco é um time REGIONAL, só tem torcida no RJ e algum pouco no NE, resquício dos tempos em que as rádios transmitiam jogos do campeonato carioca para lá.

Pelo tamanho e dimensão histórica do Vasco ele até que tem torcida demais. Compare a população do RJ e de SP (SP tem quase 1/4 da população nacional), veja a quantidade de títulos importantes que cada time (SP e Vasco) ganhou ao longo de sua história e principalmente nas últimas décadas.

Análise essa pesquisa com frieza sem colocar o coração de torcedor tão em evidência.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Roberto: O Vasco tem torcida gigantesca por todo o Nordeste. E aquela região conheço muito bem! No Maranhão ou você torce pro Vasco ou pro Flamengo. No Ceará o Vasco tem torcidas gigantes! Na Paraíba idem! NUNCA conheci um São Paulino no nordeste salvo na Paraíba e, ainda assim, raros!

Palmeirense então!

No Espírito Santo e Minas o que não falta é Vascaíno! E sei das torcidas do Vasco pelo norte do país que também são consideráveis.

São Paulo tem torcida aqui em São Paulo, um pouco no Sul e talvez no Centro-Oeste. E só. Ñ justifica o tamanho gigantesco.

Fora que na Pesquisa o Flamento está com a torcida ridiculamente pequena, assim como Fluminense e Santa Cruz.

Aliás, Portuguesa com mais torcida que Paysandu, Náutico, Santa Cruz? Só rindo mesmo!

Sou Vascaíno, fato, mas a análise foi fria pel oque eu conheço do Brasil e por onde morei ou tenho família. São Paulo e Palmeiras de forma alguma tem torcidas maiores que as do Vasco. A diferença entre elas pode ser pequena - como várias outras pesquisas anteriores mostraram - mas nunca que esta disparidade é real.

Se eu fosse fazer análise apaixonada teria dito que o Flamengo cabe num fusca, né? Que nem a do Botafogo!=P

Roberto - São Paulo SP disse...

rsrrsrs

Eu já gostava de você - desculpe o xaveco desabrido, mas esta foto aí do lado é muito "interessante" rsrs, mas depois de ter feito uma provocação (não que eu não acredite no que escrevi), e ver você responder com tanta classe fiquei ainda mais fã.

Aproveitando para falar sério, quero lhe parabenizar pelo blog, pelo clareza e expressividade de seus textos, a coragem de suas posições - suas análises sobre as gangues de evangélicos que assaltam o país, abusam da boa fé dos ingênuos e difamam impiedosamente os gays era tudo que eu queria escrever sobre eles.

Estarei sempre por aqui.

Abraço.

ps. já eu acho que 22 milhóes de torcedores do flamengo é uma piada. Vai ver que contam também os torcedores mortos desde 1900 e bolinha. rsrs

ps 2 - nem precisa publicar este comentário, tá? Principalmente porque contém uma pequena "paquera" que vc pode não ter recebido muito bem.

Mari Costa disse...

Oi amigo
Nunca acreditei muito nessas pesquisas, acho muito tendenciosa.Mas fala serio ein, a torcida do nautico ser maior que a do Santa cruz, ne lá na china, a torcida do santa é 10x maior do que a do nautico, isso é fato, e olhe que sou sport.
Bjs

Postar um comentário