quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tem coisas que só os DemoTucanos fazem para você [Update]

Pin It
A máquina de propaganda DemoTucana (tendo a Folha como sua ponta-de-lança) não para de alardear os benefícios e vantagens da maravilhosa Linha 4-Amarela do Metrô. Exatamente a linha da Cratera que jamais será investigada, a que atrasou mais do que o Serra previa - tadinho, não pôde inaugurá-la, mesmo forçando tanto as obras que acabou matando trabalhadores -, e a linha que, pasmem, foi inaugurada em 2010 mas só funcionará minimamente em 2011!

Os repórteres da Falha alardeiam a maravilha do novo percurso entre Paulista e Faria Lima! Nossa, poucos minutos para se percorrer o que de ônibus levaria 22 minutos!
Às 18h06, a Folha levou 22 minutos de ônibus entre os dois pontos. De carro, o tempo chegou a 16 minutos -das 17h50 às 18h06.
Reparem bem que os repórteres fizeram o percurso às 18h... E as novas estações estarão FECHADAS neste horário! Até abril de 2011 o metrô - revolucionário, mais moderno do mundo, impressionante, impactante, DemoTucano - funcionará apenas...
[..] das 9h às 15h -fora dos picos da manhã e da tarde. Segundo a Via Quatro, responsável pela linha, a previsão é operar assim até abril de 2011.
Fica a pergunta: Pra que inaugurar algo que só funcionará daqui ha um ano? Ou, pelo menos, que só funcionará no horário que importa, em um ano?

E, pior, porque a Folha fez os testes num horário em que, com metrô ou sem metrô, todos irão de ônibus ou carro? Qual o interesse por detrás?

Ah, é ano eleitoral! Serra não inaugurou, mas dirá que é pai da Linha! Deve ser mesmo, cabe lembrar que a mesma é privatizada. E privatização é o grito de guerra dos DemoTucanos! De quebra, os trens hiper-ultramodernos contribuirão ainda para a precarização do trabalhador... como? Sequer terão trabalhadores para operá-los! Vai ver que é por isso que demorará um ano para funcionar na hora de pico, precisam de cobaias em horários menos perigosos antes para ter certeza de que nada sairá errado!
As duas estações abriram com atraso de dois meses. As próximas a serem inauguradas são Pinheiros e Butantã, até novembro, segundo o governo. República e Luz ficam para abril. Ao final, em 2014, deverão ser 11 paradas.
Quanto às demais estações, é sentar e esperar! Do jeito que andam as coisas, e se nenhuma estação desabar novamente por falta de investimento em materiais de qualidade, em 2014 talvez a linha toda abra... Ou fique mais um ano "em testes". Mas tenhamos fé! Até 2030 a linha 4 deverá estar funcionando com força total!

A DemoTucanalhada faz cada coisa que eu "desacredito"!
----------------------------
Update:
Denúncia dos Metroviários
Obrigado ao @akameya pelo material
----------------------------

Não é bem uma idéia tosca demotucana, mas entra no hall das propostas sem noção que vejo todo dia.

Em Curitiba - o mesmo já vale para algumas cidades, como João Pessoa - está para ser aprovado um projeto de lei que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias.


Ao ler tal palhaçada pensei que, no fundo, havia algo de sério, algo que pudesse comprometer o funcionamento de uma agência ou... algo válido.

Mas não.
O município estuda proibir o uso de celulares dentro das agências bancárias para tentar coibir assaltos a correntistas na saída dos estabelecimentos. Projeto nesse sentido foi aprovado na semana passada pela Câmara e precisa agora da sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB). 
Isto mesmo. Para coibir assaltos.

Aumentar o efetivo policial, aumentar a segurança no entorno das agências, melhorar o monitoramento de grupos criminosos, melhorar a condição social/educacional do brasileiro, melhorar a condição de vida da população...

Propostas válidas, mas descartadas de antemão.

A idéia é dificultar a vida de quem não tem nada a ver com a história, que está usando seu celular por "n" motivos e será penalizado pela ineficiência do Estado em dar segurança - no sentido mais amplo da noção.
 O vereador Tito Zeglin (PDT), autor da proposta, diz ter tido a ideia depois que Curitiba sofreu uma série de assaltos do gênero em 2009.
Ou seja, o Estado não cumpre com sua responsabilidade de garantir segurança ao cidadão e resolve então limitar a liberdade destes!
O vereador reconhece que a ideia não colocará fim aos ataques de assaltantes nas imediações das agências, mas irá "ajudar a dificultar as ações dos bandidos". 
E a dificultar a vida de quem quer ou precisa usar o celular.

Como tudo no Brasil, se escolhe o caminha "mais fácil". Pra que combater o crime? Pra que dar condições sociais para que a criminalidade seja reduzida? Melhor apenas lavar as mãos.

------