quinta-feira, 27 de maio de 2010

Serra e a Bolívia: O pseudo-imperialismo ultrapassado

Pin It
Às vezes é difícil saber o que se passa pela cabeça de um DemoTucano... As respostas fáceis são, infelizmente, impublicáveis neste espaço. Mas não estão tão longe da verdade!

Serra entende tanto de diplomacia quanto Celso Lafer de dignidade (foi a figura que, como ministro de relações exteriores, se humilhou e ao Brasil ao tirar os sapatos para entrar nos EUA). Isto diz muito. E, para bater em Lula, Dilma e no PT resolveu atacar... a Bolívia!

Programa eleitoral? Pra que? Vamos atacar países amigos, aliados, e esperar os lucros!

Disse o gênio:
"A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar essa questão? O governo federal." 
"Você acha que poderia entrar toda essa cocaína no Brasil sem que o governo boliviano fizesse, pelo menos, corpo mole? Eu acho que não
"Estou falando de coisas que nós podemos fazer. Com relação ao governo boliviano, nós não podemos obrigar. Estou apenas registrando isso"
 Ao que respondeu o ministro da Presidência da Bolívia, Oscar Coca Antezana:
"Isso não me parece correto, cabível. Se ele [Serra] sabe algo, que diga o que sabe e siga os trâmites legais para fazer a denúncia. Se não fizer, ele é que é o cúmplice"
"Em nossas cadeias há narcotraficantes brasileiros. Mas eu vou opinar sobre isso?"
A Folha, curiosamente, me poupou o trabalho de garimpar outros absurdos do Vampiro Anêmico:
Poder pode [o Brasil virar uma Argentina], em face do papel das expectativas internacionais no desempenho da economia. Mas não vai virar, não, se Deus quiser em maio de 2002
O que eu conquistei/Não vou jogar pra cima/Com todo o respeito/Eu não vou ser outra Argentina jingle da campanha do tucano de 2002
A população tem o direito de conhecer as propostas dos candidatos para não sofrer decepção, como aconteceu na Argentina em 10 de outubro de 2002
[O Mercosul] é uma farsa, só serve para atrapalhar em 19 de abril de 2010
Em uma sucessão de absurdos, Serra conseguiu ofender dois importantes aliados - Bolívia e Argentina -e ameaçar o Mercosul, o que sequer precisa de comentários.

Em termos de política externa, diplomacia e política de boa vizinhança Serra é arrasador!Suas declarações são de uma inconsequencia doentia!

Serra, na tentativa de dizer que o nosso governo federal não age cometeu mais uma de suas trapalhadas inconsequentes.

Uma coisa é a crítica à segurança de fronteiras e o combate às drogas no país - seriam críticas válidas, se construídas com provas e argumentos e não bravatas -, outra bem diferente é atacar um país vizinho por um problema que não é deles - combate à entrada de drogas no Brasil - e, pior, acusar o país de ser cúmplice de crimes internacionais.

Para Serra, a Bolívia - com um governo de Esquerda, isto é importante - faz corpo-mole e é cúmplice de crime internacional. Segundo Serra, a Bolívia praticamente produz, embala, coloca selo estatal e embarca drogas para o Brasil.

Se Serra sabe disso tudo, porque, sigo as palavras do ministro boliviano, não faz uma denúncia formal e apresenta provas? Ou é apenas um mentiroso que resolveu atacar um governo de Esquerda para alcançar propósitos escusos?

Na política internacional, as acusações devem ser feitas com base em provas. Não somos os EUA que invadem países com provas fabricadas ou inexistentes. Ou talvez os DemoTucanos queiram retomar a via imperialista tupiniquim contra a América Latina? Saudades do tempo em que éramos meros capachos da vontade yankee e, como consequência, agíamos de maneira igual com nossos vizinhos menores.

Mas o nosso querido candidato de  direita-que-se-declara-de-esquerda-mas-só-rindo-mesmo, se eleito for, já terá um abacaxi nas mãos. De forma amadora e atabalhoada acusou um de nossos parceiros de ser cúmplice do narcotráfico, de lucrar com isto. Começou mal.

Vale avisá-lo de que não somos os EUA, não podemos simplesmente inventar histórias e esperar que estas colem e depois partir pra cima. A América Latina não é mais um quintal, nem dos EUA e nem do Brasil, os tempos são outros, e esqueceram de avisar ao Vampiro. Serra é uma vergonha na diplomacia e, fora isto, só resta a força.

Os DemoTucanos são um resquício lamentável de um pseudo-imperialismo regional subordinado aos interesses do grande império, são os restos de um ranço ditatorial ultrapassado, datado e que envergonha a todos.
------