sábado, 11 de setembro de 2010

Coluna Semanal no Diário Liberdade - Estúpido Revisionismo Histórico

Pin It
Sexta coluna para o portal anticapitalista Diário Liberdade, "Defenderei a casa do meu pai".

Estúpido Revisionismo Histórico

------
José Miguel Beñarán Ordeñana, mais conhecido como "Argala", foi militante da ETA, assassinado pelo grupo terrorista de extrema-direita conhecido como Batalhão Basco Espanhol (Batallon Vasco Español - BVE) que, assim como os GAL, mantinha ligações diretas com o Estado Espanhol.

Argala lutava pela independência do País Basco e contra a ditadura de Franco. Foi um dos responsáveis pela chamada Operação Ogro, que matou o Marechal e sucessor de Franco, Luis Carrero Blanco.

Foi, pois, um herói da luta contra o franquismo e um herói da resistência Basca. E hoje é tratado como terrorista pelo revisionismo SocioFascista do PSOE, mancomunado com os pós-Franquistas do PP.

Argala nasceu na pequena cidade Basca de Arrigorriaga e a praça central da mesma recebeu seu nome nos anos 70, após sua morte, para homenagear este lutador. Argala Enparantza, ou Praça Argala.

Mas o revisionismo espanholista, com sua sanha por apagar e destruir a história do povo Basco forçou a mudança do nome da praça no início de 2009. As vítimas do Franquismo e do Estado Espanhol são comumente esquecidas quando, como no caso de Argala, pegam em armas contra o Estado para denunciá-lo.
 ------
Artigo completo no Diário Liberdade.
"Nire aitaren etxea
defendituko dut"
...
"Defenderei
a casa de meu pai"
------