terça-feira, 16 de novembro de 2010

Caso @Ju_Tedesco: "Apenas" mais racismo e preconceito ou AI5Digital e Vigilantismo?

Pin It
@Ju_tedesco, apenas mais um dos milhares de perfis racistas, preconceituosos e de caráter neonazista que se espalham pelo Twitter.

Mais de 15 mil seguidores, presente em várias listas.... Fez escola com a Mayara Petruso e com a elite paulista.
Possivelmente fake?

Sem dúvida. De uma hora pra outra a figura perde 15 mil followers (tinha 30 mil no começo do mês), deletou todos os tuítes e começou do zero, mesmo não sendo um perfil novo. E pra piorar, usa o nome de uma travesti carioca, assassinada em 2006.
O CRDH  Juliana Tedesco  recebe o nome da  travesti de 17 anos assassinada com dois tiros em 2006 em Cabo Frio. Juliana foi uma das vítimas da homofobia ano passado no município, assim como ela a jovem lésbica A.S., também com 17 anos, foi encontrada morta por asfixia na Praia do Siqueira e em ambos os casos os assassinos continuam livres e os crimes sem solução.”
----
Segundo pesquisas no Twitter levada a cabo por vários ciberativistas, o perfil @Ju_Tedesco possivemente era controlado pelo estudante de Letras da UnB Marcelo Valle, já processado por pregar o ódio nas redes sociais.
----


Na verdade, pouco importa. É resultado do mesmo fenômeno, ou melhor, resultado do trabalho do mesmo grupo. DemoTucanato censurador, que sente ódio da democracia e da liberdade. Parece forte? Sim. Mas a briga é dura e é esta a verdade.

Uma elite racista, preconceituosa, que acredita que o Brasil se limita ao sul e ao sudeste e que o resto é apenas território inóspito a ser sustentado (contra a vontade) e devidamente roubado - e com a ajuda das elites locais, claro.

A juventude racista e xenófoba de hoje é resultado direto do trabalho das elites racistas do sul/sudeste brasileiro que, por anos, subjugaram o nordeste e o reduziram a um lugar para passar férias e explorar, mas não onde existe gente, onde habitam os mesmos brasileiros que em qualquer outro lugar do país.


Estereotipado, explorado e humilhado, o nordeste ao ganhar visibilidade no governo Lula acabou sendo alvo do ódio desta classe acostumada a mandar, a dar as ordens, a tratar todo o resto como serviçal.

E o AI5Digital vem também daí. De uma elite que não aceita insurreições, que não tolera que seu poder midiático seja denunciado e que haja competição. Para manter a posição da elite, vale tudo, disseminar o ódio e censurar.

Ao criar sites carregados de ódio, perfis e comunidades, os vigilantes se auto-municiam. Podem, desta forma, mostrar aos cidadãos preocupados - conservadores sem tanto ódio ou ao menos que fingem preocupação - que só o controle ferrenho da internet, o cerceamento da liberdade na rede, é que irá garantir que este tipo de coisa não aconteça.

Reagir com raiva a estes perfis, a estas provocações é dar apenas munição aos censuradores que, desta forma, podem pregar com mais força ainda a necessidade de um controle para evitar este tipo de "abuso", o que eles não dizem é que o objetivo real é o de controlar todo o conteúdo da rede e espionar todos os nossos passos, enfim, a intenção é a de criminalizar o usuário e usar desculpas e subterfúgios para conseguir.

Curiosamente, os mesmos que pregam a censura da internet são os que bradam desesperados e raivosos que regulamentar a mídia seria censura! Basicamente, querem garantir a total libertinagem da mídia, seu polo de ação, mas restringir a internet, lugar onde não conseguem se impor, não importa quanto dinheiro tenham.


AI5Digital e racismo são irmãos. Filhos de mesmo pai e de mesma mãe. Reflexos da decadência de nossa sociedade, ou melhor, de nossa elite.

O que nos resta fazer? Combater. Ambos. Na mesma frente. Todos contra o racismo e contra o controle da rede, pela democratização das comunicações, pelo acesso.

---
Com humor também se combate!=)

-----
Investigação sobre o perfil, é interessante notar que até 4 de novembro "ela" era seguida por mais de 30 mil pessoas e tuitava com alguma frequência. Deve ter apagado todos os tuítes, mudado o nome e passado a agir como neonazista. O que este perfil era antes, não sabemos, mas se pudesse apostar diria que tem o dedo do DemoTucanato.

------
E o perfil foi deletado no fim do dia 15 de novembro ou, possivelmente, mudou de nome.
------