sábado, 12 de março de 2011

A Democracia dos poderosos... É a única democracia que existe

Pin It
Vigésima-sétima coluna para o portal anticapitalista Diário Liberdade, "Defenderei a casa do meu pai".

A Democracia dos poderosos... É a única democracia que existe

----------

Venho acompanhando o chamado "conflito basco" há anos, não como um observador imparcial, mas como um ativista pró-movimento nacionalista (Abertzale) interessado e que estuda profundamente a situação.

Minha intenção clara é a de, senão influenciar, ao menos de dar uma visão alternativa aos brasileiros e lusófonos em geral do que acontece no País Basco e que a mídia insiste em esconder ou apresentar com viés espanholista.

Para a mídia brasileira a Espanha é uma democracia perfeita que luta contra terroristas assassinos e nacionalistas residuais. A verdade não poderia ser mais diferente. Mas a mídia brasileira, neste caso, não pode ser apenas acusada de má fé, a verdade é que a própria mídia espanhola - a fonte para a mídia brasileira - é constantemente sufocada ( auto-sufocada também) e pouco escapa da verdade.

Tentativas anti-democráticas cotidianamente condenadas pela ONU de censurar e calar a voz nacionalista (que representa a maioria da população Basca e também Catalã) raramente chegam até a mídia internacional e mesmo pouco tem de relevância na mídia espanhola.

Na Espanha, a lei serve apenas para uns poucos. Ela não privilegia a sociedade ou garante a todos o acesso, por exemplo, a um lugar no parlamento. Na Espanha as forças políticas que podem existir são apenas aquelas que os partidos majoritários permitem e não aquelas que representam os legítimos anseios da população.


----------
Artigo COMPLETO no Diário Liberdade.

"Nire aitaren etxea
defendituko dut"
...
"Defenderei
a casa de meu pai"
------