terça-feira, 24 de maio de 2011

O jornalixo covarde do Globoesporte.com e o lobby israelense

Pin It
Há muito tempo venho acompanhando com preocupação o crescimento do jornalixo em jornais e revistas brasileiros. São matérias mentirosas (como a ficha falsa da Dilma), com manipulações claras, com tentativas de esconder a verdade, chegando até o mais puro e direto plágio.

A Veja se notabilizou por plagiar matérias achando que ninguém notaria, mas não está sozinha. A isto podemos ainda acrescentar a total incapacidade de alguns jornalistas até mesmo de plagiar com alguma qualidade, ou seja, tentando minimamente disfarçar o fato ou compreender o assunto que trata.

Recentemente publiquei uma séria denúncia que chegou até mim pela @ReginnaSampaio de que o jogador brasileiro Marcelo vieira, do Real Madrid, havia tido sua conta do facebook deletada por ele ter expressado seu apoio pela causa palestina no dia da Nakba (Grande Catástrofe, a criação de Israel) e, logo depois, de maneira suspeita, ter sido cortado da seleção brasileira.

Enquanto a primeira afirmação é inapelável, Marcelo foi banido do facebook, a segunda é uma conjectura, mas esperamos todos um pronunciamento da CBF sobre o caso, pois existem fortes suspeitas de que o lobby Sionista tenha alguma relação com o caso.

O texto foi reproduzido amplamente em diversos blogs brasileiros e mesmo no excelente Palestinian Field Negro, com direito a uma imensa quantidade de re-tuítes (um deles da rainha Noor da Jordânia, pra se ter idéia do tamanho da repercussão).

O problema começou quando a grande mídia resolveu tomar conhecimento - e logo depois voltar a fingir que nada aconteceu.

O globoesporte.com chegou a postar uma pequena nota sobre o caso, com a imagem postada pelo Marcelo e a frase polêmica, "My heart with Palestinian now as they fighting with Israel” ["Meu coração está com os palestinos em sua luta contra Israel", em tradução literal]. Até aí nada demais, se a nota não tivesse sido apagada e, ao recuperá-lo via cachê do Google, eu ter notado a semelhança entre o que estava escrito no site jornalístico e o meu post.

Globoesporte.com:
O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, teve o seu perfil no Facebook deletado nesta semana por uma polêmica. No último domingo, dia 15 de maio, o dia da Nakba (ou Grande Catástrofe, que simboliza a criação oficial do Estado Nazi-Sionista de Israel), o brasileiro postou uma foto de um lutador palestino com a seguinte frase: “Meu coração está com os palestinos em sua luta contra Israel”. Rapidamente, ganhou repercussão mundial.
Blog:
Marcelo vieira é lateral-esquerdo do Real Madrid (time conhecido por sua torcida fascista e por ter sido time do coração de Francisco Franco) e, até ontem, era dado como certo para disputar a Copa América e para os amistosos contra a Romênia e Holanda no começo do próximo mês.
[...]
No dia 15 de maio, dia da Nakba, ou Grande Catástrofe, a criação oficial do Estado Nazi-Sionista de Israel, Marcelo postou em seu facebook uma foto de um lutador palestino com a frase "My heart with Palestinian now as they fighting with Israel” ["Meu coração está com os palestinos em sua luta contra Israel", em tradução literal]. Foi o suficiente para que o facebook DELETASSE o perfil de Marcelo Vieira depois de pressão de Sionistas.
Reparem no que está em negrito. O uso por parte do jornalismo global do termo "Nazi-Sionismo" e do termo "lutador palestino". Além disso, a tradução usada pelo Globoesporte idêntica a que usei, e que não é a única tradução possível.

Levando em conta que exceto por um único blog em português que encontrei que postou a notícia sem ter me colocado como referência contém uma tradução diferente da frese do Marcelo (uma tradução da página do jornal israelense YNET), acredito ser MUITA coincidência tanta semelhança da nota do Globoesporte.com com meu post.

Detalhe, não há NENHUMA referência a mim ou a nenhum outro blogueiro, brasileiro ou não, que tenha repercutido e divulgado esta notícia na página - agora deletada - do Globoesporte.com, que se limita a citar a si como fonte, de Madri.

Jornalixo covarde e plagiador. Plagia na cara dura, tomando para si crédito por algo que é de outro (ou melhor, outros, pois o resultado da postagem não seria o mesmo sem todo o trabalho colaborativo e de pesquisa pela internet) e é covarde ao ponto de não sustentar aquilo que disse, plagiado ou não.

Se escreveram "Estado Nazi-Sionista" que tenham a coragem de manter, plagiando ou não outro texto e, por fim, tenham a decência de admitir o plágio.

Mas esperar decência da grande mídia é o mesmo que acreditar em unicórnios e fadas.

-----
Aliás, se resta alguma dúvida sobre o Sionismo não ser nada diferente do Nazismo, recomendo:
Sionismo e Nazismo: A legitimação do Genocídio
Sionismo e Nazismo: A legitimação do Genocídio [2]
Rabino israelense confirma: Sionismo é Nazismo
-----

------